Autor Tópico: Novo 8.04 O que voce achou?  (Lida 69988 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #135 Online: 02 de Junho de 2008, 09:31 »
Cada vez o 8.04 está me decepcionando... Nesse fim de semana saiu 92MB para 40 atualizações. E o que aconteceu? Quebrou dependências e desinstalou o suporte de linguagens pt_BR. Agora estou tendo que instalar tudo manualmente para resolver. E estou com um problema que tive no 7.10 que me irritava muito, mas depois de alguns meses foi resolvido. O problema era que meu micro do nada travava completamente. A seta do mouse ficava travada e eu tinha que dar reset no micro.

Estou estudando muito a mudança de distribuição, pois as duas últimas releases do Ubuntu me decepcionou muito no quesito estabilidade. Rochas como o 6.06 e 7.04 estão raras...
Provavelmente irei para o Mandriva ou voltarei para o Debian.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #136 Online: 02 de Junho de 2008, 10:38 »
Cada vez o 8.04 está me decepcionando... Nesse fim de semana saiu 92MB para 40 atualizações. E o que aconteceu? Quebrou dependências e desinstalou o suporte de linguagens pt_BR. Agora estou tendo que instalar tudo manualmente para resolver. E estou com um problema que tive no 7.10 que me irritava muito, mas depois de alguns meses foi resolvido. O problema era que meu micro do nada travava completamente. A seta do mouse ficava travada e eu tinha que dar reset no micro.

Estou estudando muito a mudança de distribuição, pois as duas últimas releases do Ubuntu me decepcionou muito no quesito estabilidade. Rochas como o 6.06 e 7.04 estão raras...
Provavelmente irei para o Mandriva ou voltarei para o Debian.

As postagens do JeffersonX eu sempre paro p/ ler c/ atenção.
E aproveito p/ add também umas obs que tenho notado aqui.

Eu fiz o update do 7.10 p/ o 8.04.
Já falei que de cara notei uma lentidão, além problemas em alguns programas e também certa falta de tradução.
Depois de umas atualizações a velocidade e a estabilidade de tais programas melhorou.

Mas esse fim de semana, fazendo umas pesquisas mais geral no SO, me deparei c/ umas supresas, por exemplo: a sources.list ñ foi trocada, ficou como padrão do Gutsy.
Então troquei pela sources.list internacional, recomendada neste fórum - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,18757.0.html
E tome de atualização. Uns 73MB
Depois mais uma. 44MB
Ontem também notei essa indicada pelo JeffersonX

No Gutsy instalei do ZERO e notei o repositório medibuntu presente na sources.list, fato que ñ ficou depois que fiz a mudança mencionada. Então add e deixei um habilitado. Mais outra atualização.

Ñ estou tendo que reclamar sobre estabilidade e velocidade aqui, mas estranho o fato da Canonical ficar soltando produtos inacabados p/ o público p/ ficar consertando c/ o passar do tempo. Eu fico me sentindo uma cobaia de experiência. E ñ gosto disso. Até fujo de certas distros por conta disso.

Mas real/ começo a pensar na sugestão do JeffersonX, sobre uma migração num futuro.

Por hora, vou continuar no Ubuntu, mas nas próximas versões se eu começar a virar cobaia da Canonical, vou sair também.
« Última modificação: 02 de Junho de 2008, 10:40 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Piras

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #137 Online: 02 de Junho de 2008, 23:25 »
O Firefox anda com uns defeitosinhos bastante irritantes. Vou instalar outro navegador, um daqueles mais leves, como o Midori, para "viagens mais longas". "A necessidade é a mãe da invenção"!
                                                                             

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #138 Online: 03 de Junho de 2008, 05:33 »
agora o firefox ta fazendo o sistema todo travar, simplesmente so o mouse se mexe. nem a luz do nunlock funciona depois do crash. ai tenho q desligar no butao :(
; Linux is almost there!

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #139 Online: 03 de Junho de 2008, 09:30 »
agora o firefox ta fazendo o sistema todo travar, simplesmente so o mouse se mexe. nem a luz do nunlock funciona depois do crash. ai tenho q desligar no butao :(

no meu note, o fireofx 3 (beta e final) começou a dar um bug esquisito: tipo usar todos os recursos do sistema e não abrir de jeito nenhum: alguma coisa com o hardware, provável, mas desaponta um pouco se pensar nas versões anterioes, que funcionam perfeito. resultado: desinstalei o FF3 e instalei o FF2,além do browser Galeon, muito bom e leve. usa partes do FF e é feito pro Gnome.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 Enfim colocaram a FAIR CGROUP!! (demorou mas chegou)
« Resposta #140 Online: 05 de Junho de 2008, 00:06 »
Até que enfim!!! Sairam correções na versão 2.6.24.17 e 18 do ubuntu agora ele vai ficar mais rápido (Obs.: No omnislash já fiz isso há um tempão, desde a primeira versão 2.6.24)

http://changelogs.ubuntu.com/changelogs/pool/main/l/linux/linux_2.6.24-18.32/changelog

Enfim algumas opções chatas que eu sempre falo foram corrigidas...
Kernel should use CONFIG_FAIR_CGROUP_SCHED. Fixes high load issues
    with pulseaudio.

sched: retain vruntime, fix delayed key events when CONFIG_FAIR_GROUP_SCHED.
    - LP: #218516

Pulseaudio sendo afetado por kernel... é isso ae... e eu já sabia disso...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35850.msg213682.html#msg213682

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29531.msg214320.html#msg214320

Apesar da demora pelo menos eles vão corrigindo... isso podia ter sido feito na versão final em iso.

Pq quem instalar a versão final somente, verá um pouco de lentidão e depois culpará o ubuntu não sabendo que se trata de uma configuração errada de kernel e agora contornável.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #141 Online: 05 de Junho de 2008, 06:20 »
Bem que eu havia comentado com o RC2006 que a última atualização havia deixado o Hardy mais esperto! Então agora o Hqxriven me confirma o meu "achismo"!  ;D
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

gricwb

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #142 Online: 05 de Junho de 2008, 08:06 »
Cada vez o 8.04 está me decepcionando... Nesse fim de semana saiu 92MB para 40 atualizações. E o que aconteceu? Quebrou dependências e desinstalou o suporte de linguagens pt_BR. Agora estou tendo que instalar tudo manualmente para resolver. E estou com um problema que tive no 7.10 que me irritava muito, mas depois de alguns meses foi resolvido. O problema era que meu micro do nada travava completamente. A seta do mouse ficava travada e eu tinha que dar reset no micro.

Estou estudando muito a mudança de distribuição, pois as duas últimas releases do Ubuntu me decepcionou muito no quesito estabilidade. Rochas como o 6.06 e 7.04 estão raras...
Provavelmente irei para o Mandriva ou voltarei para o Debian.

As postagens do JeffersonX eu sempre paro p/ ler c/ atenção.
E aproveito p/ add também umas obs que tenho notado aqui.

Eu fiz o update do 7.10 p/ o 8.04.
Já falei que de cara notei uma lentidão, além problemas em alguns programas e também certa falta de tradução.
Depois de umas atualizações a velocidade e a estabilidade de tais programas melhorou.

Mas esse fim de semana, fazendo umas pesquisas mais geral no SO, me deparei c/ umas supresas, por exemplo: a sources.list ñ foi trocada, ficou como padrão do Gutsy.
Então troquei pela sources.list internacional, recomendada neste fórum - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,18757.0.html
E tome de atualização. Uns 73MB
Depois mais uma. 44MB
Ontem também notei essa indicada pelo JeffersonX

No Gutsy instalei do ZERO e notei o repositório medibuntu presente na sources.list, fato que ñ ficou depois que fiz a mudança mencionada. Então add e deixei um habilitado. Mais outra atualização.

Ñ estou tendo que reclamar sobre estabilidade e velocidade aqui, mas estranho o fato da Canonical ficar soltando produtos inacabados p/ o público p/ ficar consertando c/ o passar do tempo. Eu fico me sentindo uma cobaia de experiência. E ñ gosto disso. Até fujo de certas distros por conta disso.

Mas real/ começo a pensar na sugestão do JeffersonX, sobre uma migração num futuro.

Por hora, vou continuar no Ubuntu, mas nas próximas versões se eu começar a virar cobaia da Canonical, vou sair também.

Também ando muito decepcionado no quis diz respeito a estabilidade, e a essa coisa de lançar uma versão "mal acabada" a cada 6 meses. Também estou avaliando uma possibilidade de migração se as coisas continuarem nesse ritmo.

Piras

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #143 Online: 05 de Junho de 2008, 20:06 »
Eu até acho que o ciclo de seis meses pode ser mantido, se administrado com sabedoria. O que não se pode fazer é lançar numa versão pretensamente estável programas e bibliotecas instáveis quando são eles componentes essenciais, ou pelo uso contínuo (como é o caso do Firefox) ou pelo reflexo em todas as funcionalidades do sistema, como é o caso do kernel. Muita gente percebeu que boa parte dos problemas do sistema residiam no kernel 2.6.24. As últimas atualizações têm confirmado tal tese. Como o kernel é essencial ao bom funcionamento do sistema, inclusive o reconhecimento do hardware, ou uma ou duas: ou não se lança versão com kernel ainda imaturo, ou então, se admite lançar uma ou duas imagens "iso" ja atualizadas (afinal, há gente que, pelos problemas do kernel, mal consegue instalar o sistema).

Evidente não se consegue desenvolver um componente como o kernel sem ter muita gente testando. Mas, como há sempre muito usuário disposto a usar versões de testes, podemos deixar tal tarefa para os voluntários. Agora, fazer com que principiante apanhe com kernel instável é querer espantar usuários.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #144 Online: 06 de Junho de 2008, 13:33 »
Acabei de testar o Fedora 9, gostei, achei o visual legal, vou continuar testando mas acho que o Ubuntu ainda é melhor, mesmo com os bugs.  Só gostaria que as nossas reclamações, chegassem ao pessoal de desenvolvimento.

Até um certo tempo atrás lançamentos a cada 6 meses era necessário pelo rápido desenvolvimento e necessidades de programas melhores, mas hoje, temos programas e sistema muito bons, acho que a estabilidade e usabilidade devem ficar mais em foco para o pessoal do desenvolvimento.

O Debian é conhecido por ser uma "Rocha", mas muitos programas são antiquados, o Ubuntu tem sempre o que há de mais novo, mas nem sempre o SO e os programas respondem com a melhor performance.

Por isso acho que talvez uns 8 a 10 meses seriam ideais para o lançamento das versões, anual acho tempo de mais.  Para nós que gostamos de ficar instalando, toda versão nos diverte, mas nem todo mundo gosta de ter que ficar trocando de versão a cada 6 meses. 

Fazemos a troca por que queremos ter as melhorias no SO e programas novos, mas acredito que daqui pra frente o desenvolvimento deveria repensar as datas.

Outra solução seria melhorar o Upgrade do sistema, tornando este mais inteligente, pois, tive serios problemas quando fiz o upgrade da versão 7.04 para a 7.10 e desta para o 8.04, todas as vezes tive  que reinstalar do zero pois meu pc ficou muito bugado.



Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #145 Online: 06 de Junho de 2008, 13:41 »
Coom certeza. Pra ter idéia, o meu problema do Pendrive Kingston de 2.0 GB parou com as últimas atualizações.

Dos Ubuntus que testei, esse até o momento está sendo o que está mais me bombardeando de atualizações. Ontem tinha 84MB, e olha que eu atualizo todos dias.

Isso é ruim? Depende! Pra mim está sendo bom porque está corrigindo todos os meus problemas. E tem que ser assim mesmo! Agora que eu acho que poderia ter sido adiado por mais 2 meses, isso poderia. Não resolveria todos os bugs, mas alguns bobos com certeza seriam sanados.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #146 Online: 06 de Junho de 2008, 13:47 »
Citar
Eu até acho que o ciclo de seis meses pode ser mantido, se administrado com sabedoria

Eu penso de uma forma diferente, apesar de achar que seis meses são suficientes, por ele ser um Sid estabilizado acho que a quantidade de bugs deve ser enorme e pode ficar difícil para os devs... eles devem sofrer um bocado.
Acho que eles podiam lançar uma nova versão quando considerassem estável enquanto isso iam lançando isos atualizadas da versão que estivesse sendo utilizada no momento, por exemplo, lançavam um Ubuntu 7.10.1 com atualizações até o momento para ele e continuavam trabalhando com a versão 8.04.

Citar
O que não se pode fazer é lançar numa versão pretensamente estável programas e bibliotecas instáveis quando são eles componentes essenciais, ou pelo uso contínuo (como é o caso do Firefox) ou pelo reflexo em todas as funcionalidades do sistema, como é o caso do kernel. Muita gente percebeu que boa parte dos problemas do sistema residiam no kernel 2.6.24. As últimas atualizações têm confirmado tal tese. Como o kernel é essencial ao bom funcionamento do sistema, inclusive o reconhecimento do hardware, ou uma ou duas: ou não se lança versão com kernel ainda imaturo, ou então, se admite lançar uma ou duas imagens "iso" ja atualizadas (afinal, há gente que, pelos problemas do kernel, mal consegue instalar o sistema).

Idéia bem interessante... Isos atualizadas de tempos em tempos. Isso facilitaria bastante para usuários de discada além de corrigir certos erros.

Eu acho que poderiam fazer uma nova iso (pra ontem) corrigindo um pouco esse kernel 2.6.24.16 que está mal configurado para limpar um pouco a imagem do ubuntu 8.04 pesado.

O kernel padrão 2.6.24 sem modificações é Péssimo!! Tem uma performance medíocre e por ter trazido diversas alterações deu problema com diversas coisas.

A equipe do Fedora, Ubuntu e de outras distros estão tendo um trabalhão para estabilizar essa "fera".

Agora o problema é que não há trabalho em conjunto, cooperação, quer dizer, certos patches que a equipe de desenvolvimento do Fedora usa o Ubuntu não e assim por diante.

Grande parte do omnislash, por exemplo, é uma coletânia de patches de diversas distros para consertar bugs do 2.6.24 e deixar o kernel mostrar o seu potencial, dando fluidez ao sistema.

Não faço como o Zen kernel por exemplo que faz diversas modificações para aumentar a performance.

Eu procuro fazer poucas, com responsabilidade, principalmente nos pontos onde há problemas relatados por outros usuários consultando listas de desenvolvimento, procurando bugs para que o kernel seja o melhor possível.

Acho que o que está faltando é a cooperação (pelo menos na área de kernel) entre algumas distros.

Afinal... nem todas as distros que usam o kernel 2.6.24 tem problemas.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

gricwb

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #147 Online: 06 de Junho de 2008, 17:12 »
O Hqxriven deveria trabalhar na Canonical!!  ;D
Usei o omnislash e vi quanta diferença faz um kernel optimizado. Ultimamente tenho testado algumas distros diferentes, estou querendo fazer um test-drive no Fedora 9 semana que vem. Várias distros me agradam, mas até agora não achei uma que me fizesse sair do Ubuntu.     

Piras

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #148 Online: 07 de Junho de 2008, 20:37 »
Retiro o que eu disse a respeito do último kernel instalado no Ubuntu. Todos os problemas continuam: o boot voltou a demorar séculos para ser concluído e o reconhecimento do hardware continua extremamente instável. Ora pára de reconhecer o mouse, ora o teclado (ou some a configuração correta), etc. Nunca vi um Ubuntu tão instável como este!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #149 Online: 07 de Junho de 2008, 22:02 »
Retiro o que eu disse a respeito do último kernel instalado no Ubuntu. Todos os problemas continuam: o boot voltou a demorar séculos para ser concluído e o reconhecimento do hardware continua extremamente instável. Ora pára de reconhecer o mouse, ora o teclado (ou some a configuração correta), etc. Nunca vi um Ubuntu tão instável como este!

Aqui tá macio, até durante a instalação com reconhecimento de hardware e tudo mais.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!