Bom, vou seguir os passos do "Sobre esta seção".
Descrição de como começaram a utilizar Linux (toda a história), fatos marcantes, até chegaram ao Ubuntu
Não lembro quando eu conheci o linux, mas a distro apresentada a mim foi o Kurumin. Era legalzinha, bonitinha, e outros inhos, mas nunca saiu do liveCD.
O tempo passa e eu continuo usando windows pirata - cheguei a experimentar outras distros como o fedora e o ubuntu, mas sempre voltava - até que algumas semanas atrás caiu a ficha do quão mentiroso e hipocrita eu estava sendo ao reclamar de ladrões, politicos corruptos, roubo de carteira durante os acampamentos da igreja.... e eu lá usando o windows pirata, office pirata, ps pirata.
Depois disso tomei a decisão de jogar tudo que EU tinha pirateado no lixo (ta separado mas ainda não joguei x.x) como ja havia conhecido e experimentando o Ubuntu antes, com a versão 8.04 a caminho resolvi testar ela. Acredito que alguns usuarios acompanharam os problemas que eu passei pra instalar pra citar alguns:
- A tela tremia durante a instalação e reiniciava a sessão do liveCD. Foi preciso instalar com um horario de curitiba ou outra cidade pra ele funcionar.
- Meu teclado USB entrava em conflito durante o particionamento. Fiz todo o processo de instalação usando o teclado virtual.
Problemas resolvidos, instalção finalizada, chegava a hora de se familiriazar com o Ubuntu.
Primeiras impressões
Se eu ja achava algumas coisas bonitas no Kurumin antigo. O ubuntu era muito mais. O menu no topo que eu sempre amei, o efeito ao passar o mouse sobre icones, a facilidade pra aumentar o tamanho dos mesmos, a organização dos programas no menu "Aplicações", plugar um mp3 ou pendrive e ter ele montado no desktop, e outras coisas.
Mas sendo fresco como eu sou, nunca achei nenhuma tema que realmente mostrasse o potencial do Ubuntu em ser bonito =p. Sem contar alguns programas feiões com aquele visual de windows 95... bahh isso é relevante e eu acho que ja superei.
Uma das coisas que eu ainda acho muito chata, é o fato de precisar editar o fstab pra manter o segundo HD montado. Hoje embora ele esteja funcionando, eu não saberia repetir o processo.
Não me entenda mal, eu gostei da linha de comando, não vejo mal nenhum em editar um arquivo de texto, o problema é que EU não entendo os vários comandos para o Fstab. E no caso de programas como pypanel, conky, é necessario um pouco de programação, e por enquanto sou um noob nessa área (embora seja o que eu quero estudar na facul).
Críticas (positivas ou negativas) e sugestões construtivas para o sistema.
Se fosse pra sugerir algo, eu diria pra sairem logo da versão do Alfa do globalmenu, eu estou doido por ele =p
Mas não faz parte do sistema como um todo então não conta.
O que poderiam melhorar no Ubuntu?? Não sei, para mim ele ja é uma ótima opção. E com isso não quero dizer que ele não possa crescer mais, isso é sempre bem vindo ^^
Só para completar.... <sarcasmo="on">eu ainda vou sentir muita falta do windows.</sarcasmo>
Foto antiga do meu computador rodando windows, o dispositivo ao qual ele se refere é meu Mp3.