Autor Tópico: Eu e o Linux  (Lida 6206 vezes)

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Eu e o Linux
« Online: 21 de Abril de 2008, 19:38 »
EU E O LINUX: parece nome de livro! Ou título daquelas matérias de depoimento nas revistas insuportáveis como Marie Claire, Cláudia etc. ahahahah Olha lá... Sou autor profissional... Vai que isso dá um livro?  ;)  :D

Bom... Eu ainda estou em cima do muro, cada dia tendendo a cair em um lado.

Nos últimos anos, já tentei umas 4 vezes usar Linux (nunca uma versão Ubuntu). Reconheço todas as vantagens, mas era um péssimo sistema para um usuário 'comum'.

Há quase 15 dias, li bastante sobre o Ubuntu e resolvi mais uma tentativa, certo de que eu ia desinstalar já no dia seguinte. Pois estou com ele até hoje... e não pretendo desinstalar!

Instalação MUITO simples. Não tive nenhum problema com meu hardware. Muitas foram as dúvidas, mas eu resolvi pesquisando muito no Google e -- principalmente -- fazendo perguntas ao FANTÁSTICO pessoal deste fórum, sempre disposto a ajudar, e ajudar rapidamente, com muita atenção.

Encontrei, finalmente, uma versão mais madura para as minhas necessidades.

O que mais uso em um computador: texto (pois sou autor, revisor, tradutor, parecerista...), Internet e edição de figuras. O Ubuntu foi perfeito. Não estranhei muito porque, já no meu Vista, eu estava usando Firefox e OpenOffice.

Minha placa de vídeo NVIDIA: perfeita aqui! Até a minha câmera Kodak C360 foi reconhecida!!! E o Gimp? Adorei! Pelas minhas necessidades, não perde para um Corel ou Photoshop, e não tenho de pagar uma fortuna pelo GIMP...

Gosto de simplicidade. Primeiro gostei mais do Gnome, mas depois me encantei mais pelo KDE. (Nem tudo que é mais simples é, necessariamente, inferior. O Gmail, por exemplo, que eu uso, é o sistema mais simples, mas o mais potente, o melhor de todos.)

Infelizmente, ainda não posso adotar 100% o Ubuntu, porque, de certa maneira, ainda sou refém da Microsoft. Nos últimos dias eu só entrei no Ubuntu, mas andei perdendo tempo com o trabalho, porque tive muitas dúvidas para resolver. Continuarei acessando sempre o Ubuntu e até atualizarei logo para o 8.04. Sim, serei um usuário mesmo enquanto eu estiver usando o meu Vista (original... putz... não me conformo que gastei $ com AQUILO... eu gostava do XP...).

A questão é que, para adotar defintivamente o Ubuntu, e só ele, dizendo adeus ao Windows, preciso resolver umas pendências. Confesso que adoro jogos. Mas troquei de computador, e o antigo ficou ao lado só com Windows para jogos... Resolvido.

Uso PDA todos os dias, por causa do meu trabalho. Hoje uso Windows Mobile e, infelizmente, não posso trocar. Já tive PalmOS. Hoje não invisto mais em Palm porque acho que está muito decaddente, não se atualiza mais. Meu sonho é sair do W. Mobile, mas... qual opção tenho? E ter um PDA com WM e Linux no desktop não é um casamento viável. Linux sincroniza bem Palm, mas não um PDA com WM. Vi uns sites que ensinam como sincronizar PocketPC com Linux, mas não achei nada prático. E a solução não sincroniza arquivos. Arquivos são justamente meu maior interesse, porque eu ODEIO Outlook, por isso não sincronizo, nem no Windows, as notas e os contatos no Outlook; prefiro simplesmente não utilizar o recurso.

Além disso, quero comprar um iPod Touch. Complicado para Linux...

O que falta ao Linux é acabar de vez a história de ter 'investigar' isto e aquilo quando queremos fazer certas coisas, como sincronizar um PocketPC ou um iPod. Digitar linhas de comando, fazer 20 perguntas num fórum... É o sistema do futuro, vai dominar o planeta, isso é até abordado num livro juvenil que estou escrevendo. Sou, portanto, um grande entusiasta do Linux, minha fé é toda nele, mas ainda precisa evoluir mais para o usário comum.

Vejam bem, isto é mais uma 'declaração de amor' ao Linux. O ícone deste post é um polegar para cima. Continuarei usando, atualizarei para o novo 8.04 e continuarei aqui entre vocês. Até estou dizendo que gostaria de dar um adeus definitivo ao Windows. Mas certas coisas não me permitem. Da mesma forma que sonho em deixar o Windows Mobile mas não posso, sonho em deixar o Windows pelo Linux, mas não posso também, infelizmente.
« Última modificação: 21 de Abril de 2008, 19:48 por glauco.s »

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Eu e o Linux
« Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2008, 20:57 »
Olá,

Achei legal seu depoimento com suas impressões e expectativas.

Nas questões de compatibilidade, acredito ser uma questão de tempo. Com o crescimento no uso de Linux mundialmente, que é modesto porém constante, além do crescimento do Software Livre, cada vez mais as empresas de hardware começarão a se preocupar em distribuir equipamentos compatíveis com Linux além do fornecimento de drivers para instalação.

Abrs.
Junior

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Eu e o Linux
« Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2008, 21:18 »
[COMPLEMENTANDO...]

O que me afastou muito do Linux nas tentativas anteriores, e que agora me agrada muito no Ubuntu, é a enorme melhoria com as fontes. Se trabalho com textos o dia todo, preciso de qualidade para ler. As fontes no Linux eram horríveis. Agora, com o U7.10, consegui deixar como no Windows, inclusive instalando fontes TTF. Ótimo também para visualizar sites.

Nota 10 para esse recurso!  :D

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Eu e o Linux
« Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2008, 23:44 »
Ler seu depoimento me faz sugerir como solução para a questão da "mobilidade" um Asus EEEPC, que roda Linux (OpenOffice para texto) e tem um teclado "completo", embora pequeno.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Eu e o Linux
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2008, 23:57 »
pinduvoz, eu não conhecia esse! Obrigado pela dica!

Pesquisei no Google e achei fotos. Bem, é um 'pequeno notebook'. O que gosto mesmo é PDA. Sou muito habituado a isso. Gosto da tela pequena, da verdadeira portabilidade, poder levar até no bolso, levar tranqüilamente em viagens, trabalhar, até falar pelo Skype. (Uso um EXCELENTE editor de textos -- de um pacote office: o TextMaker, da Softmaker, www.softmaker.com. Avançado editor de textos para Pocket PC, cheio de recursos. Único que tem (para PDA) um recurso indispensável para mim: controle de alterações de textos. Faz parte do meu trabalho.

De qualquer maneira, estou a fim de conhecer melhor esse Asus. Mas não encontrei em lojas online. Será que é vendido no Brasil? Pois nunca vi ninguém com isso. Pode indicar alguma loja, algum site?

===========
===========

[continuando]

Achei isto:

http://usa.asus.com/products.aspx?l1=24

Pesquisei no Shopping UOL. Nenhuma loja mais conhecida/tradicional vendendo isso. Vou pesquisar mais.
« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 00:04 por glauco.s »

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Eu e o Linux
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2008, 00:23 »
Nossa, pinduvoz, olhei melhor e esse produto me interessa MUITO!!! Estou surpreso! É bem portátil! Como ia ajudar em meu trabalho!

Pena não haver ainda lojas mais conhecidas/confiáveis vendendo aqui no Brasil! Não conheço nenhuma das que apareceram no Shopping UOL. A Amazon vende, mas só despacha esse produto no próprio país (EUA). Que droga!

Qual será a distribuição de Linux, hein? Será que daria pra eu apagar e pôr o Ubuntu? Pra mim, certamente, não vejo algo que pudesse proibir isso. Mas vou investigar melhor. Acho que vou escrever para a própria Asus...

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Eu e o Linux
« Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2008, 00:24 »
Vc encontra o EEEPC em lojas físicas de informática, pois do lado da minha casa (moro em Santos/SP), num Shopping Center, tem uma que o vende por R$1.500,00, um verdadeiro "absurdo" (o preço justo é de R$1.000,00 para baixo).

E é possível encontra-lo também no "Mercado Livre" e no "TodaOferta", onde comprar exige certos cuidados.

Quanto à portabilidade, ele é muito pequeno (pouco maior que um "case" de DVD) e leve (cerca de 1 Kg), sendo fácil de levar para qualquer lugar, contando sempre com uma distribuição Linux completa, o que inclui OpenOffice, Gimp, e-mail (não sei qual, mas vc sempre pode usar o que mais gosta instalando-o), Firefox, Skype etc.

O EEEPC usa conexão de rede Wi-Fi ou por cabo, podendo até mesmo ser utilizado com o Windows XP ou outra distribuição Linux (não vejo vantagem nisso, já que o Linux Xandros é muito bom e foi especialmente desenvolvido para ele).

Finalmente, tem um tópico sobre ele aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,33012.0.html
« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 00:28 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Eu e o Linux
« Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2008, 01:24 »
Sem querer, achei este:

http://www.comprafacil.com.br/product.asp?pf_id=9453613&dept_id=443379&shop_id=150&mscssid=&cop=37

Parece que a loja é grande e confiável, mas nunca se sabe em matéria de e-commerce.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Eu e o Linux
« Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2008, 01:29 »
Eu estava vindo aqui justamente para falar do Compra Fácil. Já comprei lá e não tive problema. Uma outra vez eu comprei e TIVE problema, mas problemas acontecem, e é justamente quando a gente avalia verdadeiramente uma loja (darão atenção?). Consegui resolver, obtive dinheiro de volta.

Como lá está mais barato e a loja é mais conhecida, comprarei por lá. Mas antes quero resolver as 2 dúvidas que postei lá naquele tópico que você indicou logo acima sobre o EEEPC.

E vou anunciar amanhã mesmo o meu HP iPAQ hx2490.  :) Devo vender fácil, porque ele tem aparência de comprado ontem. Eu sou MUITO cuidadoso.  ;)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Eu e o Linux
« Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2008, 02:39 »
Instalar uma distro Linux no EEEPC não é tão difícil, já que há muita ajuda disponível e distros com versões específicas para ele.

Por exemplo: http://www.tecnoclasta.com/2008/02/26/instalando-ubuntu-no-eeepc/

O teclado escreve em português, mas o "ç" vai ser o resultado da combinação "acento agudo + c", ou seja, exatamente como era antes do teclado ABNT (sou dessa época).

Isso é o que posso adiantar sobre suas dúvidas, tendo a certeza de que o EEEPC vai fazer muito mais do que o seu PDA, especialmente se vc adquirir um cartão SDHC ou um pendrive grande para usar como segundo HD.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Eu e o Linux
« Resposta #10 Online: 22 de Abril de 2008, 02:44 »
Show!
 :)

Puxa vida, você me ajudou muito hoje, ofereceu a solução ideal para mim!

Vejo alguns xingando o EEEPC. Mas é preciso entender que ele não deve ser um computador 'principal'. Continuarei com meu desktop, é claro. A questão é portabilidade. Adoro PDA, sou muito habituado à telinha dele, ao tecladinho virtual, mas: adorei o tamanho do EEEPC; é Linux; o teclado, mesmo sendo muito pequeno, será melhor que um teclado virtual; está MAIS BARATO que o meu PDA!

Eu só tenho medo de suporte técnico... Se precisar, a gente fica na mão -- eu acho. Talvez mesmo em coisas mais simples, como se der um problema numa tecla do teclado.

Há modernas lojas aqui em Brasília. Vou procurar amanhã. Se eu não encontrar, ou se encontrar e for mais caro, comprarei por aquela loja virtual.

Valeu!  :D