Autor Tópico: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!  (Lida 20876 vezes)

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Online: 26 de Abril de 2008, 22:05 »
Amigos,

Tenho que louvar a iniciativa da equipe de produção do Ubuntu por inserir o Wubi no CD de instalação. Não fosse por isto, não estaria escrevendo aqui. Eu havia tentado instalar o Ubuntu 7.04, mas tive tanta dificuldade para fazer o dual-boot (que não chegou a funcionar  >:( ), que acabei desistindo. Eu até postei no forum a minha revolta com o problema. Disse que se não ficasse mais fácil instalar o sistema, eu não o usaria. Minhas preces foram ouvidas!

O sistema tem rodado bem. Quase todo meu hardware foi reconhecido de primeira. Fiquei impressionado com a facilidade com que o Ubuntu reconheceu minha impressora. Eu havia escutado muita história de que seria difícil instalar os periféricos, mas até agora só não instalei a webcam.

Tive dificuldades com a resolução da tela e com ajustes do som, que postei nos tópicos específicos.

Já brinquei com o desktop 3d e adorei - dá pra tirar a maior onda... 8)

Outra coisa que achei genial é o sistema de busca de codecs e drivers - tudo muito rápido e seguro. Também foi fácil achar os programas, com a função "adicionar programas".

Entretanto, tive um problema com a instalação do antivirus. Baixei o avast para linux, instalei e... o programa DESAPARECEU! :o não aparece em nenhum menu, vasculhei tudo. Não consegui fazê-lo rodar. Tentei reinstalar e o ubuntu disse que ele já estava instalado. Coisa de doido... Tô sem antivirus, alguém pode me ajudar? Aquele ClamAV, que é sugerido pelo ubuntu, simplesmente não presta....

abraços!
Thiago Carneiro


Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2008, 22:11 »
Bem vindo ao mundo livre.  Eu invisto no Linux (Ubuntu) por que tudo que desenvolvermos aqui ficará para nós mesmos e para todos as pessoas que um dia virão a experimentar o Linux.

Um dúvida por que anti-virus? Vc vai scanear o ruindus(duas-boot)?

Abs

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2008, 23:01 »
Isso mesmo, estou fazendo o dualboot com o "ruindows"... e entendo que o linux é "menos vulnerável", o que não quer dizer "impenetrável"...

De todo modo, aproveito para fazer outra pergunta: como fazer para o firestarter iniciar automaticamente com o Ubuntu? Já revirei este forum de cabeça para baixo, mas não achei nada conclusivo.

Além disso, tenho visto que a maioria das soluções no Ubuntu passa por códigos e correção manual nos arquivos de sistema. Esse tem que ser o próximo passo a ser resolvido. Depois do Wubi (que é genial), acho que falta um trabalho da galera do desenvolvimento em criar janelas para solucionarmos os problemas sem ter que entrar em linhas de comando. Se o linux quer conquistar os usuários lamers, precisa se acostumar com a idéia de abolir os comandos em texto. Eu sou um usuário avançado, me viro, mas ainda ODEIO as linhas de comando! Isso é coisa do passado! Como faço para essa sugestão chegar à equipe de desenvolvimento (sou novo por aqui, deu pra notar?).

enfim, se vc puder me ajudar com o firestarter, agradeço.

abçs
Thiago

Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2008, 23:06 »
Dê uma olhada nessa dica no amigo Kan é para achar o seu anti-virus. Está em Dicas e Truques aqui no nosso forum.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,33743.msg200330.html#msg200330

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2008, 09:05 »
Bem vindo ao mundo Linux ubuntu psicothico
Aqui no Linux vc ñ precisa se preocupar c/ anti-vírus e anti aquilo e outros, basta ativar o firewall, pelo que sei o Ubuntu 8.04 é fácil de ativar, se vc tiver dificuldade de encontrar uma referência na ferramenta de busca desse fórum post aqui p/ ser ajudado nesse problema.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2008, 16:41 »
Uso intensamente o Ubuntu há dois anos e nunca tive Anti-virus nem Firewall.  Bem por que tudo que vc instala e roda tem que ter a sua permissão. É só prestar atenção no que está instalando e pronto, segurança quase que total. Impossível sei que não é.

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2008, 20:18 »
Valeu pelas dicas, galera.

Vou continuar experimentando o ubuntu e relatando minhas peripécias.

Queria saber como fazer sugestões chegarem às equipes de desenvolvimento. Eu tenho formação em Ergonomia, com experiência em Interface humano-computador - traduzindo, posso ajudar com sugestões para melhorar a usabilidade do Ubuntu.

abçs
Thiago

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2008, 20:22 »
Valeu pelas dicas, galera.

Vou continuar experimentando o ubuntu e relatando minhas peripécias.

Queria saber como fazer sugestões chegarem às equipes de desenvolvimento. Eu tenho formação em Ergonomia, com experiência em Interface humano-computador - traduzindo, posso ajudar com sugestões para melhorar a usabilidade do Ubuntu.

abçs
Thiago

acho que o caminho é esse - https://launchpad.net/ubuntu
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2008, 21:46 »
Citar
Eu até postei no forum a minha revolta com o problema. Disse que se não ficasse mais fácil instalar o sistema, eu não o usaria.

Os caras vão ficar sem dormir com tanta preocupação que esse seu protesto deverá provocar, hehehe... :)
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2008, 08:08 »
velox256

O cara tá certo em reclamar e vc tira onda com o cara!!!!

Aliás para quem não é programador e não esta envolvido em traduções, reclamar é uma forma legal de ajudar, não é mesmo?

abs

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2008, 20:43 »
Ué, pq tirando onda? Só usa Linux quem quer e, mesmo assim, quem desenvolve recebe bem as críticas e sugestões, mas daí a dizer que "se não ficasse mais fácil instalar o sistema, eu não usaria" é meio engraçado, é isso que eu achei gozado. Aí vai abrir uma brecha pra nego falar que "se não der pra usar a minha rede sem fio, não vou usar o sistema", ou "se não puder usar a minha impressora, eu não vou usar o sistema" ou mesmo "se não der pra usar o MS Ofiice, eu não vou usar o sistema". Chorar todo mundo chora, eu por exemplo não consigo usar vários programas no Heron e o que eu fiz, deixei de usar o sistema? Não, ou procuro outro programa compatível ou volto pra versão do Ubuntu (ou do Linux) que antes funcionava.

Vai falar uma coisa dessas (por exemplo, dizer que o uso do sistema - configuração e tal) pra quem desenvolve o Slack, vai é levar porrada, hehehe... Já cansei de ver isso em outros fóruns e sei o que eu estou dizendo. Não é ironia, é apenas uma "observação técnica" de uma voz única em um mundo enorme; se fosse milhares eu não diria nada, hehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2008, 21:34 »
Velox,

É que nem todo mundo busca ler, aprender, "Auto-desenvolvimento", E isso está errado? Não, tem "mercado" e pessoas de todo tipo, tudo no final vira oportunidade.

Acho que devemos ser mais tolerantes com usuários que querem tudo prontinho. Não quero dizer dar tudo de mão beijada, mas não vamos deixar eles na mão. Dar o caminho das pedras é uma boa opção.

Só acho que o Ubuntu realmente deveria ser mais fácil de configurar, sabe por que? Por que todos os softwares são livres, não tem a Microsoft e empresas controlando e ditando as regras, então as coisas deveriam evoluir mais rápido e com mais sinergia. Sei que ainda temos dificuldades com softwares proprietários, mas com o passar dos anos noto que o Linux está se tornando cada vez mais robusto e autónomo.  As coisas estão caminhando para a auto configuração fácil,na minha opinião o rapaz está certo em reclamar, mas sei que já foi pior.  Um abraço e me desculpe pela critica, tentei fazer uma brincadeirinha, mas respeito a sua opinião. Um abraço

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2008, 22:22 »
Entretanto, tive um problema com a instalação do antivirus. Baixei o avast para linux, instalei e... o programa DESAPARECEU! :o não aparece em nenhum menu, vasculhei tudo. Não consegui fazê-lo rodar. Tentei reinstalar e o ubuntu disse que ele já estava instalado. Coisa de doido... Tô sem antivirus, alguém pode me ajudar? Aquele ClamAV, que é sugerido pelo ubuntu, simplesmente não presta....

Queridão,

seja bem vindo ao mundo do software livre. Agora, para entrar de cabeça mesmo no Ubuntu, você deve instalá-lo em dual boot. Não é difícil e tem um milhão de tutoriais na internet. A parte mais difícil é o particionamento do disco. Quer uma dica, baixe o Gparted Live-CD e crie pelo menos duas novas partições, uma para instalar o Ubuntu, que deve ser formatado em ext3 e uma partição com o dobro do tamanho da sua memória Ram, formatado em Swap.

Quanto as suas dúvidas, até onde eu sei, não há anti-virus para Linux. Aqueles que existem, são criados para rastrearem as partições do windows. Não se preocupe com virus, ele praticamente não existem. Fique tranquilo e relaxe.

Quanto a como iniciar o firestarter, a resposta está no FAQ do site do projeto: http://www.fs-security.com/docs/faq.php#trayicon

abraços

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2008, 22:51 »
Eita nóis!

Não pensei que meus comentários fossem gerar tamanha polêmica!  :o Em todo caso, achei excelente a discussão. Permitam-me refinar o que penso a respeito disso...

Tempos atrás, tentei instalar o Ubuntu em dual-boot e o que consegui foi quase f**** com meu HD. Retornei ao forum e falei ao companheiro que estava me ajudando que eu estava oficialmente desistindo de experimentar o linux e que, se não houvesse uma forma mais fácil de instalá-lo, eu preferiria continuar na curiosidade. Pois bem, apareceu o Wubi e cá estou, de volta, e o resto vcs já sabem...

Eu também sou franco defensor da idéia de que o linux deve ser o mais intuitivo possível. Trata-se de uma visão de mercado - lembremos que a Microsoft chegou à hegemonia assim. Reconheço que o linux fez muitos avanços (aliás, me surpreendi com algumas facilidades do ubuntu, como relatei) mas ainda há muito o que andar.

Quanto a reclamar à equipe de desenvolvimento, deixo claro que minha intenção vai um pouco além disso. Eu tenho formação em uma vertente pouco conhecida da Psicologia - a Ergonomia (que na verdade é interdisciplinar), e já fiz pesquisas resolvendo interfaces pouco amigáveis. Logo, quero aproveitar e contribuir para a comunidade do ubuntu a desenvolver interfaces que nos livrem da necessidade de ficar digitando linhas de comando para resolver os palas que o sistema dá. Aliás, não tenho nenhum sentimento nostálgico pelos comandos do MS-DOS, precursor da interface gráfica, e não pretendo aprender novos comandos na era Linux.

Acredito que a fórmula do Open Source é muito, muito melhor que a do software proprietário. Com a sinergia de muitas mentes trabalhando ao redor do mundo podemos dar saltos de qualidade muito maiores. Acredito também que, neste ritmo, dentro de 2 anos o linux morderá um bom pedaço da fatia de mercado da Microsoft. Escrevam o que estou dizendo...

abraços!








Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Finalmente estou testando o Ubuntu, graças ao Wubi!
« Resposta #14 Online: 29 de Abril de 2008, 10:26 »
psicothico, a sua visão sobre o mundo é Linux é a que queremos que todos os usuarios tenham. É muito importante sim que todos participem e colaborem de alguma forma.

Sobre o seu problema do antivírus, ouvi dizer que se instalar o Ubuntu pelo Wubi não é possível ver as outras partições do Windows. Isso é verdade?
Assinatura removida pela Equipe do Fórum