Autor Tópico: O que devemos agregar à uma nova instalação limpa? (Satisfeito)  (Lida 3283 vezes)

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Caríssimos amigos, bom dia, bom domingo!

Hj tomei coragem e pretendo instalar o 8.04, mas gostaria de saber a opinião de todos, quais agregações(programas) devo instalar logo após configurar a internet. Pergunto pois, minha experiência em Linux, foi à partir de julho passado com a distro Feisty e que estou até hj. Me informaram, que devo baixar o Automatix e outros pelo Synaptic. Fico na dúvida no que devo usar na parte de vídeo, som e etc...
Vou passar o dia fora e ao chegar, gostaria de ter uma indicação dos mestres. Já baixei, verifiquei a integridade, fiz o backup de tudo que preciso e só falta fazer rodar o Hardy.

Muito obrigado e um abração,

marcopolo.
« Última modificação: 28 de Abril de 2008, 10:39 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: O que devemos agregar à uma nova instalação limpa?
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2008, 08:48 »
Bom dia meu caro Evandro.
Li neste fórum que o projeto Automix foi suspenso. Eu nunca usei e nem gosto, prefiro instalar tudo pelo repositório oficial internacional do Ubuntu, é mais confiável e mais rápido. Rara/ me aventuro a instalar um arquivo .deb ou add outra fonte nos repositórios, se o faço add e logo depois desabilito o mesmo.
Eu já baixei os CDs de 32 e 64 bits do Hardy Heron e funcionaram legal pelo teste do LiveCD, mas sempre gosto de esperar no mínimo 15 dias antes de me aventurar. E os comentários estão sendo animadores.
Aqui eu vou fazer o update - http://www.ubuntu.com/getubuntu/upgrading
Acho é possível mesmo da versão Feisty p/ a Hardy Heron
Qto a que vc deve instalar a partir do ZERO, te sugiro:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34318.0.html
http://easy-ubuntu.blogspot.com/2008/04/todos-os-formatos-multimdia-no-ubuntu.html

Bom divertimento por ai amigo
« Última modificação: 27 de Abril de 2008, 08:50 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O que devemos agregar à uma nova instalação limpa?
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2008, 12:41 »
Dando meu pitaco... Sem dúvida acho que o tutorial Ubuntu paradise, deixe seu ubuntu completo é o que tem de melhor a ser seguido.

Na minha opinião, lógico!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: O que devemos agregar à uma nova instalação limpa?
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2008, 16:32 »
Bom dia meu caro Evandro.
Li neste fórum que o projeto Automix foi suspenso. Eu nunca usei e nem gosto, prefiro instalar tudo pelo repositório oficial internacional do Ubuntu, é mais confiável e mais rápido. Rara/ me aventuro a instalar um arquivo .deb ou add outra fonte nos repositórios, se o faço add e logo depois desabilito o mesmo.
Eu já baixei os CDs de 32 e 64 bits do Hardy Heron e funcionaram legal pelo teste do LiveCD, mas sempre gosto de esperar no mínimo 15 dias antes de me aventurar. E os comentários estão sendo animadores.
Aqui eu vou fazer o update - http://www.ubuntu.com/getubuntu/upgrading
Acho é possível mesmo da versão Feisty p/ a Hardy Heron
Qto a que vc deve instalar a partir do ZERO, te sugiro:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34318.0.html
http://easy-ubuntu.blogspot.com/2008/04/todos-os-formatos-multimdia-no-ubuntu.html

Bom divertimento por ai amigo


Grande amigo Ricardo, sempre é bom tê-lo por perto das súplicas e ainda mais com uma resposta dessas.

Agora vai ou racha, passei por cima do Gustsy e vou direto ao hardy. Muito obrigado pelas indicações!
Gde abraço,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: O que devemos agregar à uma nova instalação limpa?
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2008, 16:34 »
Dando meu pitaco... Sem dúvida acho que o tutorial Ubuntu paradise, deixe seu ubuntu completo é o que tem de melhor a ser seguido.

Na minha opinião, lógico!

[]'s

Cristiano

Ótimo, meu grande amigo Cristiano! Darei aquela lida antes de partir para a nova instalação. Suas dicas são alentadoras.

Gde abraço,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O que devemos agregar à uma nova instalação limpa?
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2008, 18:16 »
Marcopolo no meu notebook também passei por cima do Gutsy e instalei o Hardy.

Comecei na sexta a noite (formatando minha máquina toda), e passei sábado a tarde, e domingo (até aqui) voltando 40Gb do backup que tinha feito.

Demorei isto tudo porque tentei organizar um pouco as informações. E agorinha a pouco eu acabei a configuração do visual do meu sistema.

Posso te dizer que até aqui é de longe o melhor ubuntu que usei... espero que você também goste.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: O que devemos agregar à uma nova instalação limpa?
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2008, 18:49 »
Proooonto! Já estou com o Hardy e agora vou encher o bichinho de "penduricálhos". Demorei uma hora +/- e joguei pro alto, literalmernte o Feisty que tanto gostei e que foi minha inicialização no Linux. Espero ter muitas alegrias.

Abração,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: O que devemos agregar à uma nova instalação limpa? (Satisfeito)
« Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2008, 22:53 »
Olá pessoal,

É mesmo possível fazer a atualização do 7.04 pro 8.04? Como?

É que semana passada formatei o PC e instalei e configurei tudo certinho, e agora ter que formatar dinovo pra colocar o Hardy é complicado.
Além disso estou preocupado com a parte de gerenciamento de energia. Quando eu instalava o Gusty do zero sempre dava problema com isso. Se eu atualizava do Feisty pro Gusty ficava normal.

E esse Firefox beta que vem no Hardy está realmente estável?

To loco pra ver o novo "Uncomplicated Firewall", mas não queria perder minhas configurações neste.
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: O que devemos agregar à uma nova instalação limpa? (Satisfeito)
« Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2008, 08:43 »
Olá pessoal,

É mesmo possível fazer a atualização do 7.04 pro 8.04? Como?

É que semana passada formatei o PC e instalei e configurei tudo certinho, e agora ter que formatar dinovo pra colocar o Hardy é complicado.
Além disso estou preocupado com a parte de gerenciamento de energia. Quando eu instalava o Gusty do zero sempre dava problema com isso. Se eu atualizava do Feisty pro Gusty ficava normal.

E esse Firefox beta que vem no Hardy está realmente estável?

To loco pra ver o novo "Uncomplicated Firewall", mas não queria perder minhas configurações neste.


Caro amigo Douglas, bom dia e ótima terça feira!!

Sobre a instalação do Hardy, eu e o amigo Cristiano, nos referimos à uma nova, com formatação e tudo e não uma ATUALIZAÇÃO como vc pode ter imaginado. Para atualizar, tem que ter uma distro imediatamente inferior, que  não foi o nosso caso, pois estávamos com a 7.04(Feisty) e passamos para a 8.04(Hardy(, deixando de lado a 7.10(Gutsy). Acho melhor vc baixar o arquivo em extensão .ISO e queimar em um CD ou DVD.

Espero ter "clareado" sua dúvida.

Gde abraço,

marcopolo.
« Última modificação: 29 de Abril de 2008, 08:45 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

Darcamo

  • Visitante
Re: O que devemos agregar à uma nova instalação limpa? (Satisfeito)
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2008, 20:23 »
Como o colega Marcopolo mencionou só é possível atualizar a partir da versão imediatamente anterior, mas nada impede que você vá atualizando de uma para outra sequencialmente 7.04 -> 7.10 -> 8.04.

No meu caso foi o que fiz, já que meu leitor de CD está ruim e não lê CD gravado, apenas CDs "originais", e um amigo tinha o CD do 7.04 que havia pedido pelo ship it.

Funciona bem, mas tem o problema de um download maior e de uma maior demora já que são duas atualizações então normalmente é mais vantajoso fazer uma instalação limpa mesmo.

Offline Sebascherano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: O que devemos agregar à uma nova instalação limpa? (Satisfeito)
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2008, 21:27 »
Perdoem a minha ignorância: quando a gente atualiza a versão perde os arquivos particulares (fotos, textos, etc) ou nada acontece com eles? Estou com a 7.10  (gusty) instalada


Desde já grato
Acácio

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: O que devemos agregar à uma nova instalação limpa? (Satisfeito)
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2008, 21:35 »
Perdoem a minha ignorância: quando a gente atualiza a versão perde os arquivos particulares (fotos, textos, etc) ou nada acontece com eles? Estou com a 7.10  (gusty) instalada


Desde já grato
Acácio

Pelo pouquíssimo que sei, não perde não, só se vc formatar e fizer uma instalação "limpa". Nesse caso, é só backpear e ir pro abraço.

[ ]s,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.