Autor Tópico: Seu celular, pode ser seu modem!!!!  (Lida 14793 vezes)

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Seu celular, pode ser seu modem!!!!
« Online: 28 de Abril de 2008, 08:52 »
Bom procurei aqui no fórum e achei alguns outros tópicos relacionados mas nenhum especifico. Essa semana tive que visitar um cliente para fazer uma instalação quando cheguei lá para a minha surpresa o micro não tinha o jre instalado. E no local não havia internet como ficaria no prejuízo se fosse em casa baixar o drive e gravar um cd e voltar resolvi pesquisar no meu celular uma solução depois de uma pesquisa na net achei no fórum inglês um ótimo software chamado gprsec.
Postarei aqui dois softwares para controle do celular no linux muitos bons que recomendo:

p2kmoto


O aplicativo p2kmoto é responsável pela leitura/escrita no sistema de arquivos deste celular


Fazendo o Download

Com seu usuário abra um terminal

$ cd ~/

$ wget -c http://nchc.dl.sourceforge.net/sourceforge/moto4lin/p2kmoto-0.1-rc1.tar.gz



Compactando/instalando

$ tar -xzvf p2kmoto-0.1-rc1.tar.gz

$ cd p2kmoto-0.1

$ ./configure --bindir=/usr/bin --sbindir=/usr/sbin --libdir=/usr/lib

$ make

$ su root

# make install

# exit

 

E outro é o moto4lin

# apt-get install moto4lin

Agora vamos ao que interresa que é o software que conheci que faz do seu celular o seu modem de conecção

Para que possamos usar este aparelho como modem para acesso a internet é simples basta você ligar o aparelho, e configurar para usar o modem em /dev/ttyACM0 porém é mais interessante

usarmos ele como um gateway, ele se conecta a internet, e nos usamos ele para acessarmos, como se fosse um modem adsl

Para realizarmos isso, iremos usar um aplicativo chamado

GPRS Easy Connect

Fazendo o Download

Dentro de um terminal, execute os seguintes comandos

$ xhost +

$ su root

# cd /usr/src/

# wget -c http://www.gprsec.hu/modules/downloads/get.php?file=http://www.gprsec.hu/downloads/GPRS_Easy_Connect_300.tar.bz2



ou baixe o aplicativo pelo link abaixo

http://www.gprsec.hu/modules/downloads/get.php?id=7

Caso você baixe o aplicativo pelo browser, então, descompacte o arquivo, jogando os arquivos em /usr/src (executando como root)


Descompactação

# tar -xjvf GPRS_Easy_Connect_300.tar.bz2 -C /usr/src


Dependências

Antes de iniciarmos a instalação vamos instalar alguns aplicativos

# apt-get install libgnome2-perl libgnome2-vfs-perl libgnome2-canvas-perl libgtk2-perl libgtk2-trayicon-perl libglib-perl


Instalando

Ainda com usuário root, vamos executar os seguintes comandos

# cd GPRS_Easy_Connect_300

# ./INSTALL.sh

Siga os passos da instalação e conclua


Executando

Agora basta você abrir o aplicativo com o comando

gprsec


Pronto depois disso é só correr para o abraço!!!!

PS: Para facilitar para o pessoal que não tem net em casa ou usa discada fiz um pacote com os tres programas pod ebaixar eles do link:

http://www.4shared.com/file/45655730/808d7a31/Celular_-_Linuxtar.html?dirPwdVerified=e6f80bc8
« Última modificação: 28 de Abril de 2008, 12:10 por ins3rt c0in »
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Seu celular, pode ser seu modem!!!!
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2008, 12:10 »
Movido para Dicas e Truques.

Offline amaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Seu celular, pode ser seu modem!!!!
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2008, 11:06 »
No caso do LG Orion só precisei do kppp e foi reconhecido por ele. Precisei mexer em alguns comando do modem. Na  opção "Dispositivo de Modem = /dev/ttyUSB0". Em comandos do modem, no "string 1= ATE1" e coloquei o APN da minha operadora no  "string2= AT+CGDCONT=1,"IP","gprs.telemigcelular.com.br".  Lembrando que estou usando cabo USB. Achei muito melhor que a conexão discada. Os downloads dão em media 9.2kb. O dobro da discada. Não é uma banda larga mas, é melhor que a discada. Pena que meu celular não suporta a rede EDGE. Um modem GPRS/EDGE ainda tá muito caro. Então, por enquanto o celular vai quebrando o galho. O ponto ruim é que ainda não consigo acessar redes P2P.

Offline Tao Ren

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Seu celular, pode ser seu modem!!!!
« Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2008, 17:53 »
eu soh nao entendi uma coisa..como funciona os gastos?...
qnto custa a Hra/Minuto ou os dados transferidos ?..
axei 1 boa alternativa pra quando nao estiver funcionando a internet aki em ksa.,...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Seu celular, pode ser seu modem!!!!
« Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2008, 18:59 »
eu soh nao entendi uma coisa..como funciona os gastos?...
qnto custa a Hra/Minuto ou os dados transferidos ?..
axei 1 boa alternativa pra quando nao estiver funcionando a internet aki em ksa.,...

Se voce usa apenas como modem e liga para seu provedor discado o preço é pelos minutos de ligação do seu plano.

Se voce liga e usa o provedor de sua operadora o preço é por pacote de dados.

Cuidado ao brincar com isto pode sair salgado.

Ligue para sua operadora e contrate um pacote de dados dentro do seu orçamento, daí sai mais barato, dependendo do pacote eles até dão o modem de graça no caso das 3G.

[],s

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Seu celular, pode ser seu modem!!!!
« Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2008, 23:11 »
 Pra usar o GPRS é necessário ter um celular com Bluetooth?


Offline amaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Seu celular, pode ser seu modem!!!!
« Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2008, 10:10 »
Pra usar o GPRS é necessário ter um celular com Bluetooth?
Não. Seu celular precisa ter a função de modem. E precisa ter conexão usb ou Bluetooth. Aí é só comprar o cabo de dados pra seu aprelho e conectar no pc. Também é preciso contratar um pacote de dados junta a sua operadora. Por exemplo, no meu caso contratei um pacote de 250mb junto a vivo. Atende a minhas necessidades. Ver emails, navegar, instalar um o outro pacote. Nada de exagero é claro ;D. Outro detalhe esse tipo de conexão não serve pra usar P2P e VOIP. Exemplo: amule, torrent e possivelmente skype(ainda não testei). Tirando essas limitações, acho melhor que conexão discada.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Seu celular, pode ser seu modem!!!!
« Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2008, 11:51 »
Muito legal! Assim que adquirir um celular bom (xD) irei por em prática!  ;D ;D
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.