Autor Tópico: Impressões: Hardy Heron  (Lida 3679 vezes)

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Impressões: Hardy Heron
« Online: 27 de Abril de 2008, 13:04 »
Pessoal, baixei correndo a versão 8.04 e instalei aqui. Meu computador é um modesto Celeron 2.40 Gz, 512 Ram, disco de 80 Gb particionado com cerca de 600 mb de swap, 12gb para o sistema, 30gb para a /home e outros 35gb para o outro ($$) sistema operacional. Placa de video: intel 82865G integrated.

O que percebo é que com este hardware consigo apenas rodar o sistema satisfatoriamente, quando uso os efeitos gráficos ele fica consideravelmente mais lento a ponto de prejudicar a produtividade. Então tenho o sistema aqui sem qualquer tipo de efeito.  Para fornecer uma comparação, neste mesmo computador, enquanto esperava pelo 8.04, havia instalado o PClinuxOs  2007 e ele estava rodando como uma bala mesmo com os efeitos gráficos habilitados.

De modo geral, fiquei meio frustrado com o desempenho do sistema embora ainda o esteja utilizando. A sensação depois de ter instalado o Hardy foi bem diferente daquela a um ano e pouco atrás quando instalei o velho Dapper...  Vou manter a instalação, contudo a experiência de ter rodado neste mesmo pc outras distros (ex: Mandriva One, BigLinux) que voaram baixo me fazem pensar em uma eventual migração (é mais barato trocar de distro do que fazer qualquer upgrade de hardware!).

Talvez a tentativa de aproximação do sistema a usuários menos experientes ou inexperientes em linux (o que não é de modo algum negativo) imprima uma necessidade maior de abastecer o sistema com alguns artefatos que culminam em um papão de hardware, não sei... Mas fato é que, fruto disto ou não, a distro parece derivar para rumos na direção onde o windows se encontra. Caso esta tendência se mantenha talvez daqui a algumas poucas versões terei que fazer um bom upgrade de hardware ou até mesmo que comprar um micro novo para rodar meu Ubuntu. Obviamente que nesta hora será inevitável optar então por uma distro mais "dietética".

ABS.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Impressões: Hardy Heron
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2008, 21:43 »
Tenho instalado o Ubuntu em máquinas de todos os tipos e posso dizer uma coisa: o desempenho do Hardy pro Gutsy é sensivelmente melhor mantendo o mesmo hardware, mesmo em máquinas ditas "modestas" como a sua. Mas não tem como comparar um Debian Lenny em velocidade com o Ubuntu pois, como vc mesmo disse, pra fazer todas as facilidades há de se sacrificar parte do desempenho do sistema.
Mas a diversão do Linux está na pós instalação, onde vc pode desabilitar serviços e programas que vc não utiliza e todo o resto que um bom fuçador gosta de fazer. E se a sua máquina for de 64 bits a velocidade do Ubuntu é ainda maior, pena que, para se aproveitar desse recurso, há ótimos programas que não rodam. Eu mesmo tive que tirar o Hardy da minha máquina e voltar pro Gutsy pq vários programas que eu uso não estão funcionando, como o Gnome Subtitles, que dá erro de codepage 1225, mas faz parte do aprendizado, hehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Impressões: Hardy Heron
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2008, 10:27 »
CGaldino, Tenho a mesma impressão que você. Tanto que comprei um PC novo! rsrs

Realmente o Ubuntu é muito lento para PCs antigos, tanto que eu instalava no Micro 1 da minha assinatura mas nem o usava direto.

Agora que comprei um Micro novo (micro 2 da assinatura) eu rodo o Hardy otimamente bem, estou cada ida mais impressionado com o Ubuntu. Mas se ainda estivesse com meu PC velho, minha impressão seria outra.

Atualmente meu PC está assim: Ubuntu 8.04 e Windows 2003 no PC novo (quase não usando o Windows, ainda bem) e PcLinuxOS 2007 no micro velho. Duas ótima distros, cada uma se adaptando melhor a um PC. Quando sair o PcLinuxOS 2008 também vou instalar na máquina nova.

Abraços!
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Impressões: Hardy Heron
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2008, 20:16 »
A maravilha do linux é a variedade de distros, o ubuntu para facilitar tem muitas aplicações e libs não necessárias que torna o sistema muito pesado, mas acho que ubuntu não deve ser criticado por isso pois essa é a sua filosofia, a facilidade e não a levesa nem a performance, para isso temos outras distros como slack, debian, arch entre outras
para mim ubuntu é apenas a porta de entrada ou uma alternativa ao windows
só existem 2 coisas que não gosto no mundo linux e uma delas nós podemos fazer muito pouco:
a 1ª são as drivers do seu hardware que muitas vezes não existem ou são de má qualidade mas quanto a isto podemos fazer pouco
a 2ª é o facto de ao comprarmos um computador topo de gama (Ex.: quad core, 2 gb ram, geforce 8800gtx, etc...) não conseguimos extrair 25 % daquilo que ele pode realmente nos dar, a diferença entre um dual core e um pentium 4 é muito pequena no linux e eu acho que isso deveria ser muito melhorado, se por um lado é injusto quem tem um computador velho não conseguir correr o linux, acho mais injusto ainda quem tem um computador bom e que custou os olhos da cara não notar diferença significativa de um sistema antigo para a sua super-maquina
Eu já tenho uma máquina antiga (pentium 4, 1 gb ram, radeon 9600) e corro o ubuntu muito bem, excepto a parte gráfica, mas os problemas de drivers e modulos do hardware continuam e eu acho que ese é o maior defeito do linux