Autor Tópico: Ajuda na escolha de Linguagem.  (Lida 11133 vezes)

Offline Deus Ex Machina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Ajuda na escolha de Linguagem.
« Online: 29 de Abril de 2008, 10:04 »
Bom dia pessoal,

depois de muitos anos parado, programando em Basic, Pascal  ;D,  depois na minha calculadora HP48, quero voltar a essa Arte...  A questão é, qual escolher, tem mais variedades de linguagens do que insetos, nossa.

Para que eu quero?  O primeiro objetivo é montar um programa que acesse dados de valores de Ações da Bovespa e trabalhar esses dados, com análises tradicionais e outras que tenho em mente.

Tenho em casa um livro de Perl (O Camelo), mas não vejo quase ninguém aqui falando dele, pelo menos não para isso.  Python, todos falam que é fácil, mas não sei se me é útil. Java, tenho um daqueles livros grandões em 24 horas, mas também não sei se é fácil, se vale a pena o esforço para aprender para o que quero.

Sintam-se à vontade em sugerir, não só a linguagem, mas também o ambiente que devo baixar para começar, atualmente estou no Hardy Heron, muito satisfeito por sinal.

Obrigado e bom dia!

 :)
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2008, 17:21 »
Bem, eu já nem sei se posso dizer que programo devido ao longo tempo que  não mexo em nenhuma linha de código (que não seja de shell script, que realmente amo).

Eu voltei a estudar uma linguagem, mais por gostar mesmo do que por necessidade, e ai fui analisar qual linguagem eu deveria estudar.

Bem, eu até arranho em java, mas sempre com ajuda de um livro para tirar as dúvidas, porém acho java muito pesado.

Existem até outras opções, mas resolvi que vou mesmo mexer com python, e porque?

  • Multiplataforma
  • Fácil
  • Até onde usei posso dizer que é leve
  • Posso usar interface web, ou janelas
  • Achei até parecido com shell script, o que por si só para mim é suficiente para usar

Mas linguagem é complicado. Tem aquela que cada um mais gosta, e também também para o que você quer, por exemplo, se for para se colocar no mercado talvez java seja a melhor opção.

Tem muitas formas e ver e analisar a linguagem. Leia as mensagens, experimente um pouco, acho que só assim para escolher bem.

[]´s

Cristiano
« Última modificação: 29 de Abril de 2008, 17:26 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2008, 21:28 »
Tambem recomendo python pelas mesmas razões que o clcampos disse
só não concordo 100% no ponto da leveza
é verdade que para linguagem que usa interpertado é leve mas nada comparado a C, mas muito mais leve que java
acho que as linguagens do momentos são python (substituindo pascal e java) e C e C++ (estas são os big fishes)

Offline Deus Ex Machina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2008, 12:45 »
Hoje fui numa livraria para ver como estavam os livros sobre programação... Interessante que aqui ninguém apoiou o Java abertamente, mas na livraria bem mais de 50% dos livros eram sobre ele. E em segundo lugar, livros para Excel.

Bateu a maior dúvida!

Aprender C é viável, só em casa, baixando livros dos torrents da vida?

Sim, eu vou querer interface gráfica, embora isso não seja tão importante num primeiro momento. E depois, poderia uasr outra linguagem para integrar o programa em C para dar uma carinha bonita, uma janela com botões coloridos?

A votação está tendendo a C e Python...  Vamos esperar mais algumas opiniões, isso vai ajudar a mim e a outros que tenham a mesma dúvida.

Abrações e muito obrigado!
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2008, 14:21 »
Para mercado de trabalho: Java:
Para seu objetivo específico: Python ou PHP.

Muita gente não gosta do PHP mas eu defendo por alguns pontos: maior quantidade de usuários e documentação; e excelentes frameworks de desenvolvimento.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2008, 14:47 »
Eu sempre tive grande interesse em aprender uma linguagem de programação. Mas não tenho acesso a livros sobre o assunto =\

Alguem sabe de algum site ou e-books pra mim estudar isso?

Eu tenho salvo nos favoritos o site sobre Ruby mas nem consegui passar do começo por não gostar muito da explicação dele.
yari yari...

Offline Deus Ex Machina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2008, 18:21 »
Rapaz, só colocar o nome da linguagem que vc deseja numa página de torrente, tipo o piratebay.org e lá terá um mundo de ebooks para vc!

 ;D
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2008, 18:54 »
Citar
Rapaz, só colocar o nome da linguagem que vc deseja numa página de torrente, tipo o piratebay.org e lá terá um mundo de ebooks para vc!

Hmmm, ta...
Mas o quanto eles são legais?? Quer dizer, eu sei que da pra mim achar um monte de livro online, mas eu não quero nada ilegal, pirateado, entende??
yari yari...

Offline Deus Ex Machina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2008, 20:07 »
Citar
Rapaz, só colocar o nome da linguagem que vc deseja numa página de torrente, tipo o piratebay.org e lá terá um mundo de ebooks para vc!

Hmmm, ta...
Mas o quanto eles são legais?? Quer dizer, eu sei que da pra mim achar um monte de livro online, mas eu não quero nada ilegal, pirateado, entende??

Olha eu nunca baixei livro de C, mas tem várias coisas que são gratuitas nos torrents da vida, muitos ebooks.
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2008, 20:18 »
Para quem está querendo livros, eu só digo uma coisa, com livros vc aprende muito pouco, vc fica apenas com uma noção básica
para aprender programação o principal é ler código e fazer exercicios
quanto ao java, acho que vai cair em desuso porque o python é mais fácil, melhor e mais leve
entre C e python, eu acho melhor vc começar com python e então depois passar para C

Darcamo

  • Visitante
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2008, 21:06 »
Citar
Para mercado de trabalho: Java:
Para seu objetivo específico: Python ou PHP.

Concordo plenamente e também aconselho o python que não apenas é útil como também agradável de se programar.
Além da vantagem de que você JÁ tem o excelente livro Dive into Python (Mergulhando no Python).
Basta apertar F1 para acessar a ajuda do Ubuntu e procurar por python que o livro está lá (mas eu prefiro pegar o PDF na internet). Esse livro também está nas lojas para vender e ainda por cima em português.

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2008, 23:19 »
Citar
Olha eu nunca baixei livro de C, mas tem várias coisas que são gratuitas nos torrents da vida, muitos ebooks.

O problema é saber quais são livres e quais não =p
Vou dar uma procurada nisso depois... ainda nem comecei a botar em prática o que eu li sobre CSS e XHTML =\


Citar
Basta apertar F1 para acessar a ajuda do Ubuntu e procurar por python que o livro está lá (mas eu prefiro pegar o PDF na internet). Esse livro também está nas lojas para vender e ainda por cima em português.

Hey o.o
que legal não sabia disso, lol
yari yari...

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2008, 21:51 »
entre C e python, eu acho melhor vc começar com python e então depois passar para C
Eu recomendo o contrário. A primeira linguagem de programação é extremamente importante para definir como a pessoa irá programar. O caminho mais recomendável é começar por C, depois C++ e então já terá uma excelente base para aprender a grande maioria das linguagens, muitas derivadas dessa dupla.

Quem começa por Java ou qualquer uma linguagem "da moda" tem dificuldades demais para aprender outras linguagens, porque ficam viciados nas facilidades que elas oferecem. Fica difícil para eles entenderem conceitos como ponteiros e gerenciamento de memória, entre outras coisas.

Quanto ao Python, é uma boa escolha e há muito material disponível online para aprender. Recomendo este site, que tem um nome pra lá de sugestivo :D.


Offline Deus Ex Machina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #13 Online: 04 de Maio de 2008, 00:04 »
Então é isso pessoal, vou começar com C/C++ e após vou me entender com o Python, acredito eu.

Muito obrigado!

Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Offline Fab

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Ajuda na escolha de Linguagem.
« Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2008, 15:24 »
Eu estou com uma dúvida que já pesquisei um pouco, mas não consegui sanar...

A dúvida é: O que posso fazer com Python? Digo, programação Desktop, para Web. Python está em todas essas areas eo em alguma específica.

PS - Já programo um pouco em Java e C, e tenho um pouco de conhecimento em Shell Script