É galera, o PC já chegou aqui em casa. Infelizmente ele veio com o Ubuntu 6.10, e o particionamente estava muito mal feito (uma partição de 3gb com Ubuntu, uma de 3gb de swap e os restantes 150 gb em ext3, muito confuso).
Peguei um live CD e reformatei o PC (20GB reiserfs, 10GB fat32 - para Windows, que vou colocar ntfs quando instalar o 2003 - , 20GB reiserfs - testes de distros -, 100GB reiserfs para arquivos e 800mb de swap).
Instalei por cima o 7.10 e rodou beleza, detectando todo o Hardware. Ainda não tive tempo, mas instalarei o envy para baixar os drivers do chipset (690v, vídeo ATI x1200) já que o driver do gerenciador de drivers restritos tá sem sem aceleração 3D e a última versão do site da ATI já tem suporte a 3D no Linux.
Pela primeira vez vi o Ubuntu rodando rápido em um PC meu (já havia rodado rápido no PC do meu irmão e da minha mãe). Depois quero testar distros pesadas como Opensuse e Fedora para ver como ficam no meu PC.
Estou muito satisfeito com a compra, todo o hardware é de qualidade (ao contrário de muitos PCs vendidos por aí) e a placa-mãe é uma GA-MA69VM-S2, da Gigabyte.
Pelo visto, fiz uma ótima compra com ótimo custo-benefício, e finalmente poderei usar distros pesadas sem problemas. Depois posto mais comentários por aqui.