Autor Tópico: Instalando e Configurando o Elisa v 0.3.5 (Central Multimídia)  (Lida 2751 vezes)

Offline dosv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Ubuntu... beauty!
    • Ver perfil
Instalando e Configurando o Elisa v 0.3.5 (Central Multimídia)
« Online: 30 de Abril de 2008, 02:25 »
Olá pessoal,

Não sou um usuário hard do Ubuntu (ou GNU/Linux de maneira geral) mas espero ajudar alguns aqui postando de vez em quando alguns mini tutoriais.

Antes de mais nada este mini tutorial é aconselhado para o Ubuntu 8.04 Hardy Heron, já que não o testei em outras versões ou até Distros.

Bom, o de hoje ( :) ) é para instalar o Elisa v 0.3.5. Elisa é um software oferecido pela Fluendo, mesma empresa que oferece suporte e desenvolve os codecs GStreamer (GStreamer multimedia framework). O Elisa é uma Central Multimídia bastante elegante que torna o uso dos recursos de multimídia do seu PC mais atrativos (eu acho).

Para instalar o Elisa, primeiramente você deve baixá-lo através dos repositorios do próprio Ubuntu com o seguinte comando:
sudo apt-get install -y Elisa
Obs: (pode ser feito via "mouse" também mas nao custa nada copiar e colar na Consola não é?)
após a instalação o Elisa estará em Aplicações>Som & Vídeo - Elisa Media Center

Ótimo! Porém quando você acessá-lo provavelmente não haverá nada nas suas pastas, e o ícone para configuração serve apenas para mudar o tema (3 disponíveis). O que fazer agora?
Tá aí algo interessante, o Elisa tem total compatibilidade com as pastas padrão do Ubuntu 8.04. Caso você organize suas pastas de Musicas, Videos e Imagens de maneira pessoal, não é necessário desfazê-lo, basta apenas criar um link, através do botão direito do mouse e copiá-lo para as pastas padrão do linux, por exemplo:

  Se você possui suas musicas arquivadas em uma pasta com o endereço \Musicas, você pode acessar a aba Locais (entre Aplicações e Sistema), acessar o seu HD, localizar a pasta Musicas na Raiz, criar um Link (Atalho) para esta pasta e copiar este atalho para a Pasta Musica do Ubuntu. Da próxima vez que abrir o Elisa, as músicas já estarão lá, na opção Folders (a "tendência" é que ele migre tudo para as opções Albuns e Artists). A mesma coisa pode ser feita tanto para as Imagens quanto para os Vídeos. Mais fácil que isso, impossível!

Quando você executa o Elisa, ele fica em fullscreen (tela cheia), caso queira minimizá-lo, pressione Alt+Tab para mudar de janela (não é um comando do programa, porém serve para quebrar um galho rs.)

Bom, acredito que não há nada mais do que isso, em se tratando de configurações simples. Existe um arquivo elisa.conf onde voce pode alterar algumas configurações do programa, porém não aconselho a mexer nele por enquanto, até por que a Fluendo está "evoluindo" o software cada vez mais (ainda está na versão 0.3.5), mas caso queira, é só digitar :

gedit  ~/.elisa/elisa.conf

na consola.

Segue screenshot do Elisa:


Bom, não sei como postar screenshots em tamanho pequeno, se aguém souber, favor me ensinar e eu posto mais screens para todos.

Update
Bom, com uma "forcinha" do nosso amigo moderador (:) sem ressentmentos) eu deixei a preguiça de lado, abri o gimp e fiz o resize da imagem rsrsrs


Um abraço a todos e espero ter ajudado e enriquecido, pelo menos um pouquinho este maravilhoso fórum!

DoS
« Última modificação: 30 de Abril de 2008, 15:50 por dosv01 »
==========================
dosv01

"Ubuntu is a community developed, Linux-based operating system that is perfect for laptops, desktops and servers..."

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalando e Configurando o Elisa v 0.3.5 (Central Multimídia)
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2008, 12:13 »
dosv01 poderia dar uma acertada na imagem da mensagem anterior?

Ela esta fora das Regras de Utilização do Fórum, já que imagens não podem ter mais que 40kb.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!