Autor Tópico: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04  (Lida 30338 vezes)

alarcon

  • Visitante
Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Online: 01 de Maio de 2008, 11:18 »
Devido a uma dúvida de um usuário que possui uma placa de vídeo semelhante a minha fui ver o meu arquivo xorg.conf para ver no que podia ajudá-lo, mas para a minha surpresa o xorg.conf está assim:

Citar
# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "br"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier   "Configured Mouse"
   Driver      "mouse"
   Option      "CorePointer"
EndSection

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
EndSection

Section "ServerLayout"
   Identifier   "Default Layout"
   Screen      "Default Screen"
EndSection

Quer dizer, com tudo dizendo configurado, mais como configurado é que é a questão e que não é mostrado, para o caso de estar errado se poder alterar.

Veja como era no Ubuntu 7.10 Gutsy:

Citar
# xorg.conf (xorg X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "Files"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "CoreKeyboard"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "br"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier   "Configured Mouse"
   Driver      "mouse"
   Option      "CorePointer"
   Option      "Device"      "/dev/input/mice"
   Option      "Protocol"      "ImPS/2"
   Option      "ZAxisMapping"      "4 5"
   Option      "Emulate3Buttons"   "true"
EndSection

Section "InputDevice"
   Driver      "wacom"
   Identifier   "stylus"
   Option      "Device"   "/dev/input/wacom"
   Option      "Type"      "stylus"
   Option      "ForceDevice"   "ISDV4"      # Tablet PC ONLY
EndSection

Section "InputDevice"
   Driver      "wacom"
   Identifier   "eraser"
   Option      "Device"   "/dev/input/wacom"
   Option      "Type"      "eraser"
   Option      "ForceDevice"   "ISDV4"      # Tablet PC ONLY
EndSection

Section "InputDevice"
   Driver      "wacom"
   Identifier   "cursor"
   Option      "Device"   "/dev/input/wacom"
   Option      "Type"      "cursor"
   Option      "ForceDevice"   "ISDV4"      # Tablet PC ONLY
EndSection

Section "Device"
   Identifier   "Silicon Integrated Systems [SiS] 661/741/760 PCI/AGP or 662/761Gx PCIE VGA Display Adapter"
   Driver      "sis"
   BusID      "PCI:1:0:0"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "LP517"
   Option      "DPMS"
   HorizSync   31-60
   VertRefresh   60-75
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Device      "Silicon Integrated Systems [SiS] 661/741/760 PCI/AGP or 662/761Gx PCIE VGA Display Adapter"
   Monitor      "LP517"
   DefaultDepth   24
   SubSection "Display"
      Modes      "1280x1024" "1024x768" "832x624" "800x600" "720x400" "640x480"
   EndSubSection
EndSection

Section "ServerLayout"
   Identifier   "Default Layout"
   Screen      "Default Screen"
   InputDevice   "Generic Keyboard"
   InputDevice   "Configured Mouse"

# Uncomment if you have a wacom tablet
#   InputDevice     "stylus"   "SendCoreEvents"
#   InputDevice     "cursor"   "SendCoreEvents"
#   InputDevice     "eraser"   "SendCoreEvents"
EndSection

Bem mais completo e transparente para se poder editar, caso algo não esteja configurado corretamente.

Pergunto a vocês onde foi para as configurações?

Tem outro arquivo que tem tais informações e que eu não saiba para este novo xorg.conf?

Da forma que está eu não gostei. >:(

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2008, 12:02 »
Alarcon..dá uma olhada no man xorg.conf.

Vê se encontra alguma pista lá. Não posso ajudá-lo ainda estou no 7.10.


7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

alarcon

  • Visitante
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2008, 13:46 »
Alarcon..dá uma olhada no man xorg.conf.

Vê se encontra alguma pista lá. Não posso ajudá-lo ainda estou no 7.10.


7355

Fiz o recomendado por você e, aparentemente, não encontrei nada que me ajudasse na solução desta dúvida, mesmo assim obrigado, caro fabiovalinhos.

A priore não estou gostando desta atitude de "mascarar" o arquivo de configuração xorg.conf, pois se a configuração inicial não está correta como podemos resolver se não podemos identificar onde o xorg.conf está errando se neste só tem como resposta "Configured..." para tudo.

Sei que se pode rodar o comando de configuração do X, mais preferia editar o xorg.conf :-[

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2008, 14:23 »
Fiz uma busca no fórum atrás disso também, pena que ninguém respondeu ainda. :'(

E então pessoal? Onde foi parar os tipos de resolução do Section "monitor"?  ???

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2008, 15:55 »
Eu já sube mas quando tive problemas com as drivers ati quando instalei o hardy mas agora já não me lembro, vou pesquisar e já digo alguma coisa

Edit:
Citar
Sei que se pode rodar o comando de configuração do X, mais preferia editar o xorg.conf
Arlcoon não sei se vc já exprimentou fazer isso, mas se for o que eu estou pensando, vc está engando, no hardy  vc apenas muda o teclado e o mouse

Código: [Selecionar]
gksu displayconfig-gtk este comando dá para musar a resolução e escolher o driver assim como o monitor e se vc tiver mais do que 1 acho que dá para alternar, só não sei onde ele grava essa informação
« Última modificação: 18 de Maio de 2008, 16:01 por kakita »

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2008, 19:02 »
Pessoal, isto é por causa da nova versão do X.org, agora o arquivo de configuração é minimo, ele roda mesmo sem um arquivo de configuração, tentem isso(só não removam o arquivo, só movam ele), mas o seu teclado vai estar configura com layout americano. Agora o x.org consegue reconhecer qual é a sua placa e a configuração do seu monitor, o problema é que alguns monitores não informam corretamente suas configurações ao X, então acontece este problema de resolução errada, e dai é necessário editar o arquivo de configuração na mão. O legal é que agora fica mais fácil utilizar um segundo monitor ou um projetor multimídia.

alarcon

  • Visitante
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2008, 19:13 »
Pessoal entendam meu xorg.conf está corretamente configurado e a questão não é corrigir erros de resolução, freqüência e placa de vídeo. A questão é que o xorg novo mascara os valores adotados não mostrando no arquivo que antes era adequando para isso, no caso o xorg.conf, e portanto o que queria saber é onde obter (em quais arquivos) ele coloca tais informações.

Fui ajudar um colega do fórum que até o momento não teve sucesso em ativar sua placa Nvidia e nem a configuração correta do monitor. O que me parece, como o tfmoraes já falou, é que isso está automático agora e no boot já é feito a configuração  e o problema é quando ele não configura direito, pois ,aparentemente, as mudanças que já propus para o usuário fazer no xorg.conf, quando da reinicialização voltam ao que era antes, parecendo que é este "automático" faz tudo voltar ao que era e portanto inadequando para o caso em questão.
« Última modificação: 18 de Maio de 2008, 19:20 por alarcon »

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2008, 20:00 »
faz uma busca, eu encontrei uma copia do meu em /usr/share/xresprobe

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2008, 21:28 »
E aí pessoal, muitas perguntas sobre o Xorg.conf?

Também estava procurando informações sobre isso.

Só para adiantar,  a culpa não é do Ubuntu 8.04. Culpem a X.org!

Muitas reclamações em fórums onde a distro já colocou o Xorg 7.3 em uso. Inclusive no Debian Sid e no Lenny. Muita gente P da vida.

O que fizeram foi simples, retiraram as funcionalidades do  xorg.conf como a gente conhecia.

E isso não é novo!  Desde de 2006 isso vinha sendo planejado. Segundo o desenvolvedor do Xorg  Keith Packard, o Xorg 7.3 nem precisaria do xorg.conf, já que tudo deveria ser auto-detectado durante o uso do sistema!

Resumindo senhores, estamos de mãos atadas, já que o xorg.conf junto com o dpkg-reconfigure xorg, perderam sua função quanto ao ajuste do vídeo, e  nem mesmo uma documentação decente foi disponibilizada pra gente saber o que fazer quando a tão esperada auto-detecção não funciona!!!!

Aqui o artigo em Inglês de 2006, onde já se falava das maravilhosas novas funções do Futuro Xorg 7.3: http://www.linux.com/articles/114193
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

alarcon

  • Visitante
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2008, 09:43 »
faz uma busca, eu encontrei uma copia do meu em /usr/share/xresprobe

É o seguint no meu Ubuntu 8.04 Hardy Heron não encontrei nenhum arquivo ou pasta chamada de xresprobe em /usr/share. Procurei no Synaptic e existe um pacote chamado de xresprobe mais não está instalado e que tem a seguinte definição:

Citar
testador de resolução do X
xresprobe (x resolution probe) é um pacote que testa telas tanto de laptops quanto compatíveis com DCC em busca de suas resoluções padrão e fornece uma saída com formatação específica fácil de ser analisada.

Ele contém o  pacote 'ddcprobe', que realiza um teste DDC no monitor; entretanto, ddcprobe funciona somente em i386 e powerpc. As rotinas de detecção de laptops são, entretanto, suficientemente genéricas para serem úteis em outras arquiteturas.

Talvez este pacote esteja presente no seu sistema por que algum outro pacote .deb que você instalou utilize ele ou por que você atualizou no Gutsy para o Hardy e lá se usava este pacote, mas numa instalação padrão do Hardy ele não veio instalado, pelo menos para mim não. Pelo que entedi ele serve mais para indicar/ detectar a resolução do monitor e as taxas de freqüências (horizontal e vertical ) do mesmo.

alarcon

  • Visitante
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2008, 09:48 »
E aí pessoal, muitas perguntas sobre o Xorg.conf?

Também estava procurando informações sobre isso.

Só para adiantar,  a culpa não é do Ubuntu 8.04. Culpem a X.org!

Muitas reclamações em fórums onde a distro já colocou o Xorg 7.3 em uso. Inclusive no Debian Sid e no Lenny. Muita gente P da vida.

O que fizeram foi simples, retiraram as funcionalidades do  xorg.conf como a gente conhecia.

E isso não é novo!  Desde de 2006 isso vinha sendo planejado. Segundo o desenvolvedor do Xorg  Keith Packard, o Xorg 7.3 nem precisaria do xorg.conf, já que tudo deveria ser auto-detectado durante o uso do sistema!

Resumindo senhores, estamos de mãos atadas, já que o xorg.conf junto com o dpkg-reconfigure xorg, perderam sua função quanto ao ajuste do vídeo, e  nem mesmo uma documentação decente foi disponibilizada pra gente saber o que fazer quando a tão esperada auto-detecção não funciona!!!!

Aqui o artigo em Inglês de 2006, onde já se falava das maravilhosas novas funções do Futuro Xorg 7.3: http://www.linux.com/articles/114193


Galactus mais uma vez obrigado por suas valiosas observações. ;)

É uma pena acho isso um retrocesso por parte do desenvolvimento do linux. Pelo menos deveria ser ter uma opção de configuração manual caso a detecção automática não funcionasse corretamente.

Vejam que agora dificilmente um usuário ao dar o boot vai parar no terminal puro por uma má configuração do X, o que facilita as coisas para os iniciantes, mais se a detecção não funciona é a maior dor de cabeça.

Ao ajudar o colega com problemas notei que o comando sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg não está funcionando corretamente, ou seja, não está fazendo todos os passos. Se não me falha a memória só faz perguntas referentes ao teclado e para por aí não chegando no monitor e placa de vídeo.

alarcon

  • Visitante
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2008, 09:51 »
Eu já sube mas quando tive problemas com as drivers ati quando instalei o hardy mas agora já não me lembro, vou pesquisar e já digo alguma coisa

Edit:
Citar
Sei que se pode rodar o comando de configuração do X, mais preferia editar o xorg.conf
Arlcoon não sei se vc já exprimentou fazer isso, mas se for o que eu estou pensando, vc está engando, no hardy  vc apenas muda o teclado e o mouse

Código: [Selecionar]
gksu displayconfig-gtk este comando dá para musar a resolução e escolher o driver assim como o monitor e se vc tiver mais do que 1 acho que dá para alternar, só não sei onde ele grava essa informação



No caso deste colega do fórum ele usou inúmeras vezes o comando gksu displayconfig-gtk só que ao reiniciar o PC, tudo que é configurado por lá é desfeito.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2008, 16:30 »
Eu já sube mas quando tive problemas com as drivers ati quando instalei o hardy mas agora já não me lembro, vou pesquisar e já digo alguma coisa

Edit:
Citar
Sei que se pode rodar o comando de configuração do X, mais preferia editar o xorg.conf
Arlcoon não sei se vc já exprimentou fazer isso, mas se for o que eu estou pensando, vc está engando, no hardy  vc apenas muda o teclado e o mouse

Código: [Selecionar]
gksu displayconfig-gtk este comando dá para musar a resolução e escolher o driver assim como o monitor e se vc tiver mais do que 1 acho que dá para alternar, só não sei onde ele grava essa informação



No caso deste colega do fórum ele usou inúmeras vezes o comando gksu displayconfig-gtk só que ao reiniciar o PC, tudo que é configurado por lá é desfeito.

esqueci dizer que vc tem de dar o comando
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
mas já não lembro se vc dá esse comando antes ou depois do outro, de qualquer das maneiras tem 50% de hipoteses de acertar á primeira  ;D ;D
arlacon vc já descobriu onde fica o tal ficheiro com as informações adicionais do xorg?? Se eu menos soubessesmos onde ele grava as defenições do comando gksu displayconfig-gtk

alarcon

  • Visitante
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #13 Online: 19 de Maio de 2008, 16:58 »
esqueci dizer que vc tem de dar o comando
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
mas já não lembro se vc dá esse comando antes ou depois do outro, de qualquer das maneiras tem 50% de hipoteses de acertar á primeira  ;D ;D
arlacon vc já descobriu onde fica o tal ficheiro com as informações adicionais do xorg?? Se eu menos soubessesmos onde ele grava as defenições do comando gksu displayconfig-gtk

Já foi tentado isso também e no caso do colega com problemas não resolveu. Resultado, ele voltou a usar o Ubuntu 7.04 Feisty onde tudo funciona bem para ele.

Não encontrei nenhum lugar onde possa obter os valores usados pela configuração automática do xorg até o presente momento. Qualquer coisa aviso a vocês.

É por estas e outras que usuários de distribuições linux mais "espartanas" torcem o nariz para  o Ubuntu, pois em nome da facilidade e do mínimo de interação do usuário com o sistema, visando aos iniciantes, ele acabam que mascarando o sistema e coisas simples passam a ser complicadas.

Um exemplo disso,  em distros como o slackware se você quisesse ao dar o boot no sistema ir direto para o terminal puro sem carregar a interface gráfica, isso é útil por exemplo para instalar o driver Nvidia baixado do site deles, bastaria editar uma simples linha do arquivo inittab que fica na pasta /etc de:

# Default runlevel. (Do not set to 0 or 6) id:4:initdefault

para

# Default runlevel. (Do not set to 0 or 6) id:3:initdefault

aí ao reinciar o sistema  já entraria no terminal puro sem carregar a interface gráfica. No Ubuntu não sei como se faz isso. Nem existe mais este arquivo.


Antes que pensem o contrário eu adoro o Ubuntu e suas facilidades, mas gosto sempre de editar as coisas pelos arquivos de configurações e percebo que cada vez mais isso vai ficando impossível no Ubuntu.
« Última modificação: 19 de Maio de 2008, 17:15 por alarcon »

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2008, 21:19 »
alarcon, ainda é possível fazer configuração manual do X, aqui no forum várias pessoas estão utilizando o arquivo de configuração do Ubuntu 7.04. Instale o driver da Nvidia e você verá que foi adicionado a seção Device, ficando como o anterior. Quanto as Xorg sobrescrever o arquivo de configuração, é difícil saber, talvez seja algum erro no arquivo de configuração, para isso olhe o log do X que fica no Xorg.0.log atrás de erros.
Com relação ao Slackware, com certeza ele também virá a usar as versões novas do X, assim como outros Unixes que usam o Xorg. E quanto ao arquivo inittab, ele não existe mais por o Ubuntu não usar mais sysvinit[1] e sim o upstart[2], assim como o novo Fedora.

1- http://en.wikipedia.org/wiki/Sysvinit
2- http://upstart.ubuntu.com/