Autor Tópico: mensagem no login  (Lida 1698 vezes)

Offline gandaran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Ubuntu 16.04
    • Ver perfil
mensagem no login
« Online: 03 de Maio de 2008, 19:24 »
boas,
estou a ficar farto deste hardy 8.04, funcionou tudo bem ate hoje quando instalei o dreamweaver no wine, ele não funcionou bem, trava-me o computador, dai limpei todos os rastos dele na pasta home e ai começou o problema, quando inicio o computador no login aparece esta mensagem:

   o ficheiro $home/.dmrc do utilizador esta a ser ignorado. isto impede que o idioma e a sessão por  omissão
   sejam gravados. o ficheiro deve pertencer ao utilizador e possuir permissão 644.
   o directório $home do utilizador devera pertencer ao utilizador e não permitir a escrita a outros utilizadores.

já reinstalei formatando as pastas root e home três vezes, mas assim que eu copie um ficheiro duma outra partição de backup para a pasta home e reiniciar o computador la aparece esta mensagem novamente, e incrível isto!
o que e que eu posso fazer para isto desaparecer!

Offline Rogerio Mancilia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: mensagem no login
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2008, 19:35 »
Boa noite gandaran!

Quando você transfere o "Home" antigo, você está também passando configurações gravadas nele que ficam em pastas ocultas (para ver estas pastas digite "/home/nome_do_usuário/.") no home do usuário. Sugiro que você selecione apenas o que precisar (arquivos de imagem, documentos, vídeos e músicas), não copie toda a pasta pois com certeza o problema irá persistir!

boa sorte!
Ubuntu 8.04 (32bits)
Asus M2NPV-VM, AMD Atlhon64 X2 Dual-Core 4400
2 GB DDR2 667, sata 80, sata 190, ide 20
GeForce 7300GS - DVD RW LG - Samsung 732n Plus. Som onboard

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: mensagem no login
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2008, 01:41 »
Reinstalar o Linux para resolver um problema é algo opcional, pois na grande maioria das vezes tudo (ou quase tudo) é passível de solução.

Necessita-se para isto é saber o que você fez, e para dar a mensagem que esta dando você mexeu em alguma permissão/arquivo usando o sudo (ou pode ser ainda pior caso tenha habilitado o root e tenha usado ele).

Para tentar solucionar você pode usar os comandos abaixo:

Citação de: Adequando usuário/grupo
sudo  chown  -R SEU-USUARIO:SEU-USUARIO /home/SEU-USUARIO

Citação de: Adequando permissões no geral
sudo  chmod   -R  777 ~/.[A-z]*

Citação de: Adequando permissões do arquivo .dmrc
sudo  chmod   -R  644  ~/.dmrc

Citação de: Adequando permissões da sua HOME
sudo  chmod   -R  750  /home/SEU-USUARIO

Espero que isto ajude.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline gandaran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Ubuntu 16.04
    • Ver perfil
Re: mensagem no login
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2008, 04:12 »
Reinstalar o Linux para resolver um problema é algo opcional, pois na grande maioria das vezes tudo (ou quase tudo) é passível de solução.

Necessita-se para isto é saber o que você fez, e para dar a mensagem que esta dando você mexeu em alguma permissão/arquivo usando o sudo (ou pode ser ainda pior caso tenha habilitado o root e tenha usado ele).

Para tentar solucionar você pode usar os comandos abaixo:

Citação de: Adequando usuário/grupo
sudo  chown  -R SEU-USUARIO:SEU-USUARIO /home/SEU-USUARIO

Citação de: Adequando permissões no geral
sudo  chmod   -R  777 ~/.[A-z]*

Citação de: Adequando permissões do arquivo .dmrc
sudo  chmod   -R  644  ~/.dmrc

Citação de: Adequando permissões da sua HOME
sudo  chmod   -R  750  /home/SEU-USUARIO

Espero que isto ajude.

clcampos,
            a única coisa que fiz, foi quando a instalação do dreamweaver deu bronca, eu apaguei a pasta do .wine e substitui  por outra de backup feita antes da instalação do dreamweaver, coisa que sempre fiz desde os tempos de feisty fawn 7.04 sem problemas.
esta tudo bem agora, depois de reinstalar 5 vezes, e ficando a saber que so posso contar em usar duas pastas de backup, a .opera e .mozilla, qualquer outra volta a dar o mesmo problema.
obrigado pelos seus comandos, guardei para outra eventualidade, mas se não resultar derei adeus ao ubuntu 8.04 para sempre.
OBG.

edit: talvez a razão de os backups de .opera e .mozilla sejam aceites seja o facto de transitarem do gutsy 7.10 apesar de já terem sofrido alteracoes no 8.04 antes de eu os guardar novamente, estranho!
o ubuntu esta cada vez pior e mais difícil!
« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 05:10 por gandaran »

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: mensagem no login
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2008, 13:22 »
O problema não foi do Ubuntu, foi do método que você usou para tentar corrigir o problema. Se você instalou algo no Wine e não funcionou, o jeito era tentar desinstalá-lo pelas vias normais, não colocar um backup de uma versão anterior. Deve-se lembrar que o Wine atualiza constantemente e é normal que os backups dêem algum problema em versões posteriores. Talvez seja esse o seu problema.

Se você já reinstalou o sistema várias vezes e o problema volta quando você coloca a pasta de backup no home, fica claro que o problema está nesse backup, provavelmente por ser de uma versão anterior, como eu coloquei acima.

Uma outra pergunta que cabe por causa da mensagem de erro que aparece: na instalação nova você está usando outro nome de usuário, diferente do nome da versão do backup? Neste caso, as linhas de comando fornecidas pelo clcampos resolveriam seu problema.