Autor Tópico: INICIANTE EM UBUNTU [ AJUDA]  (Lida 2824 vezes)

Offline DarkSide_Br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
INICIANTE EM UBUNTU [ AJUDA]
« Online: 04 de Maio de 2008, 02:49 »
Daew Galera!!

Hoje instalei pela 1 Vez o Ubuntu 8.04 LTS (abandonei o Ruindowns), mas...caraca....Como instala programas ???

Baixei o drive da minha impressora HP DeskJet D1360 em ".RUN", mas como que instala essas coisas ?? baixei também uma espécie de "WinRAR" para Linux e o Pidgin ".EXE" para Linux, e como faz para instalar esses bagulhos ??


Valeu a ajuda galera!!!


Ps...Não achei nada na seção de Dicas para iniciantes. Lembrando que não sei praticamente NADA em linux....
« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 04:31 por ins3rt c0in »

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: INICIANTE EM UBUNTU [ AJUDA]
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2008, 04:35 »
Tópico movido para "iniciantes".

http://www.ubuntu-br.org/comece

Você não aprendeu Windows do dia para a noite não é mesmo? Te garanto que com uma boa leitura desse site você resolve boa parte das suas questões.

Uma primeira dica para aprender, a "Ajuda" do Ubuntu "ajuda" mesmo!

Clique:
"Sistema - Ajuda e Suporte"

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2008, 10:11 »
DarkSide_Br bem vindo ao fórum!

Favor editar o título do tópico afim de adequá-lo as Regras de Utilização do Fórum.

Títulos não podem estar em caixa alta (todo em maiúsculo), e também devem ser explicativos em relação ao conteúdo ao tópico, não podendo ter expressões como AJUDA e etc.

Para aprender mais sobre instalação de programas no fórum eu recomendo ler o tópico indicado abaixo:

Instalação de Programas no Ubuntu
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline DarkSide_Br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: iniciante em Ubuntu [ AJUDA]
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2008, 10:40 »
Ops....Malz Aí...Não sei onde mudar o título.....Caraca. Linux é complicado.

Obrigado!

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: iniciante em Ubuntu [ AJUDA]
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2008, 11:06 »
Ops....Malz Aí...Não sei onde mudar o título.....Caraca. Linux é complicado.

Obrigado!

Nops, Linux é diferente. Em pouco tempo vai perceber que é até mais simples de se usar que o Windows.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: INICIANTE EM UBUNTU [ AJUDA]
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2008, 11:09 »
Baixei o drive da minha impressora HP DeskJet D1360 em ".RUN", mas como que instala essas coisas ?? baixei também uma espécie de "WinRAR" para Linux e o Pidgin ".EXE" para Linux, e como faz para instalar esses bagulhos ??

pra que baixar o Pidgin? ele já vem encorporado ao Ubuntu, basta ir em Aplicações/Internet/Pidgin
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline DarkSide_Br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: INICIANTE EM UBUNTU [ AJUDA]
« Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2008, 14:22 »
Opa!! Valeu, achei o Pidgin ^^

Mas, galera...como faz pra instalar pacotes ".Run" ???


outra coisa, eu trabalho com artes gráficas, não teria como instalar o CorelDRAW X4 aqui no Ubuntu 8.04 ??


Obrigado pela ajuda galera

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: INICIANTE EM UBUNTU [ AJUDA]
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2008, 14:34 »
Opa!! Valeu, achei o Pidgin ^^

tudo é questão de procurar ;)

outra coisa, eu trabalho com artes gráficas, não teria como instalar o CorelDRAW X4 aqui no Ubuntu 8.04 ??

pelo que sei tem o Inkscape, que é bem semelhante ao CorelDraw.
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: INICIANTE EM UBUNTU [ AJUDA]
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2008, 14:51 »
Darkside, antes que você comece a achar que é falta de boa vontade do pessoal, te digo o seguinte: leia o material indicado, porque tudo o que você quer saber já está escrito e publicado por aqui. E a gente tem que valorizar o trabalho dos outros, não é? :)

Mas já que parece que você está apressado em relação a esse ".run", faça o seguinte: clique com o botão direito do mouse sobre ele, vá em "propriedades", vá na aba "permissões" e depois marque a opção "permitir execução do arquivo como programa". Feche o quadro, dê dois cliques de novo e mande executar (de preferência no terminal).

Abraço e boa sorte.

Offline DarkSide_Br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: INICIANTE EM UBUNTU [ AJUDA]
« Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2008, 15:17 »
Galera, desculpe-me qualquer coisa em relação a não pesquisar, mas é que eu não disponho de muito tempo. Estou sempre meio ocupado....

Certo, deu certo em relação ao ".run" !! Obrigadão!!

se alguém pudesse me adicionar no Pidgin ^^  leo_parmigiani@hotmail.com, ficaria grato, pois assim evitaria criar tópicos repetidos!

Outra coisa, como crio outro usuário ??? e no console, tanto pra instalar o Driver da minha impressora ".run" pede a senha "password/superuser:" mas não dá pra digitar nada...Digito, e não aparece nada...O que seria ??

Obrigado a todos
« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 16:11 por DarkSide_Br »

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: INICIANTE EM UBUNTU [ AJUDA]
« Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2008, 17:10 »
Para criar outro usuário vai em: Sistema/Administração/Usuários e Grupos,
Clique em Root e depois em desbloquear, digite sua senha e estará livre para criar novos usuários.

e quanta as senha é assim mesmo, não sei se por motivos de segurança, mas é só digitar e dar enter.
« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 17:16 por gean gustavo »
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM