Olá!
Actualizei o Ubuntu 7.10 para o 8.04 e tudo funciona lindamente à excepção do som. Inicialmente, só tinha o Adobe Flash Player a dar som: tudo o que fossem videos lidos directamente pelo Firefox ouviam-se perfeitamente. Mas o som mediaplayer não funcionava, bem como aqueles sons do próprio sistema. Estive a consultar alguns sites na internet e acabei por instalar o RealPlayer mais uns codecs audio que vêm referidos neste site (secção 16:Multimidia)
http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-paradise/e consegui resolver o problema da leitura de CD's audio e mp3: o RealPlayer (para ler mp3) e o Rhythmbox para ler CD's audio parecem estar funcionais.
MAS, não consigo ver filmes. Se tento abrir o Smplayer (o meu favorito!), os filmes podem ser vistos MAS SEM SOM. Outras aplicações audio/media player como o VLC, XMMS, xine, Amarok, Helix não estão funcionais. O VLC funcionava tão bem no 7.10 e agora também/ deixou de funcionar! O Totem parece que funciona mas não reconhece as legendas, quando tento carregá-las.
Alguém me pode dar alguma ajuda? Ou instalar algum codec compatível com os programas que não funcionam (de preferência o smplayer que gosto tanto!) ou instalar algum outro programa que funcione, ou não sei... Dêem-me sugestões, s.f.f. Estou sem ideias.
Ana Luísa
P.S. Ah! Já me ia esquecendo de mencionar: a minha placa de som é uma Creative Sound Blaster Live! 24Bit.