Autor Tópico: [Resolvido] Pequeno mas incomodo problema com su  (Lida 2164 vezes)

Offline nory

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
[Resolvido] Pequeno mas incomodo problema com su
« Online: 04 de Maio de 2008, 15:43 »
Não consigo logar como root no terminal usando su. Eu consigo facilmente dar instruções como root usando sudo, mas ao tentar dar su acontece o seguinte: su: Authentication failure. Não que seja um problema muito sério, mas eu tinha o hábito de logar como root no terminal e fazer diversas coisas sem precisar do sudo (isso em versões mais antigas, agora uso hardy heron). Alguma idéia?

Aproveitando, pra não criar outro tópico e inflar o fórum (seria isso ruim?  :)) eu gostaria de saber como diminui o tempo que o Ubuntu demora para ativar e desativar o "Caps Lock". Eu ligo e desligo ele para fazer letras maiúsculas, mas eu faço isso mais rápido que o sistema identifica o estado dele e acabo sempre fazendo duas letras maiúsculas. Por exemplo: CAsa, ABacaxi, MOrango, etc.

Desde já eu agradeço!  ;D
« Última modificação: 08 de Maio de 2008, 15:16 por nory »

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: Pequeno mas incomodo problema com su
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2008, 17:23 »
Não consigo logar como root no terminal usando su. Eu consigo facilmente dar instruções como root usando sudo, mas ao tentar dar su acontece o seguinte: su: Authentication failure. Não que seja um problema muito sério, mas eu tinha o hábito de logar como root no terminal e fazer diversas coisas sem precisar do sudo (isso em versões mais antigas, agora uso hardy heron). Alguma idéia?

aqui eu uso sudo su e não tenho problemas.
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline Albatroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
    • Blog do Diego
Re: Pequeno mas incomodo problema com su
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2008, 19:41 »
Olá Nori

O usuário root no ubuntu vem por padrão sem senha, para se logar como root, primeiramente você terá que criar uma senha para ele, faça o seguinte: de o comando "sudo su" para se tornar root e após digite "passwd" e defina uma senha para o root. Tente agora se logar como root utilizando o comando "su".

Sobre o o Caps Lock, não seria mais interessante você utilizar o Shift para digitar letrar maiusculas?


Offline nory

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Pequeno mas incomodo problema com su
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2008, 02:17 »
Ah! Funcionou perfeitamente! Eu pensava que sudo e su compartilhavam sempre a mesma senha. Já atribuí uma ao su, obrigado pela dica!

Citar
Sobre o o Caps Lock, não seria mais interessante você utilizar o Shift para digitar letrar maiusculas?[/b]

Acontece que desde os Windows 98 na escola (eu não sou muito velho, hehe), quando eu era bem pequenino, já fazia as maiúsculas dessa forma. Fica dificil reverter um hábito de tanto tempo, não achas?

Seria prudente fazer outro tópico com relação ao Caps Lock? Ou será que alguém ajudará a resolver? (Tem solução?)