Autor Tópico: Problemas no boot  (Lida 2972 vezes)

Offline yoshi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Problemas no boot
« Online: 04 de Maio de 2008, 18:12 »
 Olá,

 Seguinte, instalei ontem o Ubuntu em um PC cujo o primeiro HD está com o windows XP e o segundo com o Ubuntu Linux, o problema, é que mesmo depois da instalação, o Grub não inicia, o boot entra direto no windows XP, eu já peguei milhares de tuturiais para instalar o Grub (até mesmo com chroot), e nenhum deles funcionou, como eu posso resolver agora?

 Grato.

Offline Rogerio Mancilia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas no boot
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2008, 18:21 »
Boa noite yoshi!

Você precisa alterar a ordem dos discos na Bios, o que acontece é que o disco inicializado é o que está com o Windows. Dentro da bios, normalmente em boot existe um lugar onde você indica qual o 1º, 2º e outros discos. Perceba que isto não tem nada a ver com a ordem de inicialização onde você pode marcar para iniciar pelo CD.

Boa sorte!
Ubuntu 8.04 (32bits)
Asus M2NPV-VM, AMD Atlhon64 X2 Dual-Core 4400
2 GB DDR2 667, sata 80, sata 190, ide 20
GeForce 7300GS - DVD RW LG - Samsung 732n Plus. Som onboard

Offline yoshi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Problemas no boot
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2008, 19:15 »
Olá Rogerio,

 Eu tentei alterar os discos, mas quando eu altero, ele da problema falando que o sistema operacional não pode ser iniciado, e tambe, acho estranho o Grub não iniciar para dar as opções de boot, é como se o grub não conseguisse ser instalado na MBR.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas no boot
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2008, 21:49 »
Possivelmente o Grub está no 2o. HD, não no primeiro, que é quem dá o boot; portanto, ele não é rodado. Eu sempre sugiro colocar ambos os SO's no primeiro HD ( o menor disponível) e usar o outro apenas para dados - evita esse tipo de problemas e permite reformatar, reinstalar e tudo o mais sem mexer com os dados. Veja este tópico, se já não o leu; pode ajudar:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline yoshi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Problemas no boot
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2008, 21:56 »
 Eu já instalei o linux no primeiro HD, e mesmo assim não funcionou, ele da o boot diretamente no windows, e eu lembro muito bem, que quando eu instalei o linux no meu PC antigo, eu instalei da mesma maneira que instalei nesse, e funcionou perfeitamente, mesmos estando no segundo HD.

@VB5
 Eu já li esse seu tópico, e to tentando fazer o boot pelo disquete, assim pelo menos acredito que possa funcionar e sem dar problema com aqueles que gostam de mexer no windows.

Offline glicolitico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Glico
    • Ver perfil
Re: Problemas no boot
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2008, 22:01 »
Yoshi,
Tive o mesmo problema semana passada.
Formatei os 2 HD para tentar resolver, instalei primeiro o windows, depois o Ubuntu e nda do grub funcionar. O grub até abre, mas ele não inicia sistema algum.
Puro azar.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas no boot
« Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2008, 22:03 »
yoshi,

não basta instalar no mesmo HD, precisa sempre instalar primeiro o W$, depois o Linux, e escolher colocar o Grub no MBR do primeiro HD ( hda(0,0). Qualquer reinstalação do W$ também obriga a recuperar o Grub. Sugiro também fazer toda a instalação dos SO's com o 2o. HD desligado. Alguma possibilidade de ser isso?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline glicolitico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Glico
    • Ver perfil
Re: Problemas no boot
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2008, 22:07 »
VB5,

Tem como fazer funcionar o grub no segundo hd (HD0,0 - slave) ?

Grato desde já.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas no boot
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2008, 22:15 »
glicolitico,
realmente não sei, pois não me parece lógico dar o boot por um disco e rodar o Grub do outro - nem sei se é possível. Este é o motivo de desligar o outro HD durante a instalação dos sistemas... mas creio que no tópico que citei há dicas de como mudar o Grub de lugar, se bem me lembro. Caso contrário, uma busca por "Mudar Grub" deve trazer alguma dica.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Rogerio Mancilia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas no boot
« Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2008, 15:26 »
Boa tarde Yoshi!

Se o windows entra direto quer dizer que o 1º disco que está sendo carregado não tem o GRUB. Quando você alterou a ordem dos discos se lembrou de salvar a nova configuração na mesma tela da alteração? Comigo já aconteceu isso, inclusive reinstalei tudo até que percebi que estava certo e que o errado era a ordem dos discos na bios!

Por exemplo: eu tenho 3 hd's e gravei cada grub em um disco, 1 com XP, 1 com Mandriva e um com Ubuntu, se eu setar para carregar o disco que está com mandriva ele carrega o grub do mandriva, se seto o disco do windows ele carrega o windows direto, se seto o disco do ubuntu ele carrega o grub do ubuntu. O único problema de se configurar desta forma é que quando ocorre uma atualização do kernel você precisa editar o grub da outra distro para o kernel novo, mas tem como vantagem que se der pau em um grub posso acessar normalmente pelo outro.

Por isso acredito que o que está errado é sua ordem de inicializãção dos HD's na Bios. Uma dica importante citada aqui é que se você for reinstalar (o que julgo desnecessário) os sistemas instale primeiro o windows (evita dor de cabeça).

boa sorte!
Ubuntu 8.04 (32bits)
Asus M2NPV-VM, AMD Atlhon64 X2 Dual-Core 4400
2 GB DDR2 667, sata 80, sata 190, ide 20
GeForce 7300GS - DVD RW LG - Samsung 732n Plus. Som onboard

Offline glicolitico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Glico
    • Ver perfil
Re: Problemas no boot
« Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2008, 15:30 »
VB5,
 
Funcionou no HD0

Obrigado.

Falou

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas no boot
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2008, 19:41 »
VB5,
 
Funcionou no HD0

Obrigado.

Falou

Beleza...  :D fico feliz em saber! Qualquer coisa, estamos aí!...

( ),
VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problemas no boot
« Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2008, 21:32 »
E o yoshi resolveu o problema?

Eu acho que a solução é deixar apenas a partição do windows (no primeiro HD) como bootável, e mais nenhuma em nenhum dos HD's.

E ai reinstalar o GRUB no HD do windows (HD, e não partição).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!