Autor Tópico: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!  (Lida 25238 vezes)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Online: 06 de Maio de 2008, 03:45 »
Já chegou a versão estável do esperado openSolaris da Sun Microsystems .
Estou neste momento a fazer o download do live-cd, por isso ainda não poderei dar a minha opinião sobre o sistema operativo.
Sei que o opensolaris vem com gnome e foi desenvolvido nada mais nada menos, que Ian Murdock, o fundador da debian.
O interesante é que seguindo a politica do ubuntu, a Sun está a enviar cd gratuitos para casa com tempos de entrega muito curtos.
Para os Estados Unidos:2 dias
Para a Europa: entre 5 a 7 dias.
Para a America Latina: 2 semanas
Para a Asia/Africa: 4 semanas
Enfim! Fica aqui a informação para todos aqueles que como eu adoram conhecer novas distribuições.
Em breve darei a minha opinião depois de testar o openSolaris

Screenshots:
 http://www.thecodingstudio.com/opensource/linux/screenshots/index.php?linux_distribution_sm=OpenSolaris%202008.05

Página do openSolaris:
 http://opensolaris.org/index.html

Download e pedido do live-cd grátis:
 http://www.opensolaris.com/get/index.html

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

alarcon

  • Visitante
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2008, 09:55 »
Pelas screenshots pude perceber que usa o mesmo tema que uso no meu Ubuntu 8.04 Hardy Heron que é o Nimbus.

Na verdade acho que este tema é da Sun mesmo. ;D

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2008, 11:18 »
Os caras estão mesmo dispostos a derrubar a Microsoft hein?

Espero que esse Solaris seja um sistema tão fácil como o Ubuntu e que seja mais leve.
Já sou fãn do IAN pois toda distro debian pega em pcs mais dificeis de se rodar linux.

Espero que o Ian esteja preocupado com os usuários finais.

Já que o Mac OS X é baseado no UNIX, com certeza irei gostar desse sistema...


VIVA O IAN!

Removido pela Moderação.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2008, 15:14 »
Boa sylvester!! :D
já está na minha lista de downloads ;D

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2008, 16:15 »
Fiz o pedido do CD, vou esperar chegar e testar, já vi na net que tem a cara do Ubuntu pois veste Gnome!!

ABS
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2008, 16:49 »
Será que é mais leve?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Mitzgitari

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2008, 20:19 »
Ao ver os screenshots, ontem, eu corri e baixei.
Estava testando o mesmo agora a pouco. O visual dele realmente é bem bonito (Tanto que copiei o tema, Nimbus, para usar no meu Ubuntu).
Será que é mais leve?
Muito!!! Leve. Rodei apenas como LiveCD, habilitei o Compiz e ele deu show em todas as distribuições Linux, que testei até o momento. Ótimo desempenho.
Mas nem tudo são flores. Há um aplicativo para verificação do hardware/drivers que tem o recurso de enviar para eles os hardwares sem drivers. O conceito é ótimo, mas como fazer isso quando o hardware que não funciona é a Placa de Rede e esse é o seu único meio de comunicação com a internet? Bem eu copiei as informações da mesma e busquei na internet usando o Ubuntu. Daí tive uma boa notícia, há driver para a minha placa (Via Rhine Ethernet). Mas o que eu não entendi é o por que do driver não vir por padrão? Pelo que eu vi ele foi desenvolvido pela comunidade.
Minha Placa de Som, C-Media Audio Device, também não funcionou (Ainda não procurei nada á respeito dela). O Gerenciador de RAID também não, mas esse eu não faço uso.

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2008, 20:28 »
o problema são os drivers mesmo.

fora isso é um sistema estável e seguro.Eu gostei da propaganda do Solaris 10 no youtube,foi uma das melhores propagandas que ja vi.

ps:ainda existe o jde (java desktop environment) ?

ps²:eu pedi um cd do NetBeans a 3 meses e nunca chegou @___________________@
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2008, 22:22 »
Alguma alma caridosa pode olhar pra mim na internet se o video SIS 630/730, o som C-media CMI8738 e a Lan SIS 900 funfa nesse sistema?

Adorei em ver que esse sistema só ocupa 169 MB no HD...

Tenho que saber antes de testar...

ps:ainda existe o jde (java desktop environment) ?
Xiii... Esse jde deve ser pesadão hein? Usar java hj em dia só máquinas mais novas...

Ainda bem que o Ian pensou em colocar o Gnome.
Agora o Kde eu acho mais leve mesmo ele consumindo muita RAM.
« Última modificação: 06 de Maio de 2008, 22:41 por Bud Spencer »
Removido pela Moderação.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2008, 23:39 »
O nome correto é Java Desktop System? Ou esse é outro?
Eu utilizei um SO Solaris mais ou menos um ano atrás, e acredito que o AG (Ambiente Gráfico) era esse JDS... e galera... era como uma carroça com rodas quadradas! :P
Ainda bem que esse novo openSOLARIS vem com GNOME ;D
Ou seria um JDS mais "GNOMADO"? Pois pelo que li na Wikipedia, o JDS era/é feito encima/com o GNOME.
« Última modificação: 06 de Maio de 2008, 23:49 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2008, 00:01 »
O nome correto é Java Desktop System? Ou esse é outro?
Eu utilizei um SO Solaris mais ou menos um ano atrás, e acredito que o AG (Ambiente Gráfico) era esse JDS... e galera... era como uma carroça com rodas quadradas! :P
Ainda bem que esse novo openSOLARIS vem com GNOME ;D
Ou seria um JDS mais "GNOMADO"? Pois pelo que li na Wikipedia, o JDS era/é feito encima/com o GNOME.

Não é um JDS (Deus que me livre) "GNOMADO" não.
é Gnome mesmo! Nas Fotos mostra que o WM é o GNOME mesmo.

No Debian criado por ele vem Gnome e nesse não podia ser diferente né kkkk
Confesso que quando eu usei o Gnome no início eu achava uma m&rd@, mas depois desculpe a comparação mas ele é tão completo como o WM do Windows. Eu era XIITA do K.D.E., mas esse K.D.E. é mais bagunçado que o WM do windows (mas o K.D.E. é melhor).

Pena que o GTK na minha opnião é mais lento e menos maduro perto do K.D.E.

Fui olhar de novo no site... Pôxa ele é voltado pra criadores de S.O., Web 2.0 e estudantes de programação. Pelo que parece é uma forma de recrutar novos programadores pra SUN kkkk.

Bem, espero que futuramente ele sirva também pra os arrastadores de mouse como eu e tenha muitos games tanto proprietários como livres. Pois quanto mais sistema voltado pra usuário final existir, melhor a dificuldade de propagação de vírus. Aê vou ver neguin se lascando de raiva pra tentar invadir cada sistema diferente pra botar keyloggers e outras porcarias no pc
Removido pela Moderação.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2008, 00:07 »
Obrigado por responder Bud Spencer :)
Então o JDS vai além do AG?
E o JDE? O que é?

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2008, 00:13 »
off topic: alguém lembra de um ambiente gráfico que a Sun estava desenvolvendo era alguma coisa Glass, não lembro mais do nome, o que aconteceu com ele???
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2008, 00:28 »
Looking Glass, pesado e ruim demais ainda.. quem sabe no futuro melhore
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #14 Online: 07 de Maio de 2008, 02:54 »
Bem.. conforme prometido depois de testar o opensolaris aqui vai a minha opinião.
Como live cd é muito bom. Já vem com os drivers proprietários nvidia (penso que também tem os ati), o que permite actvar o compiz-fusion. e diga-se de passagem que o compiz fusion funciona mesmo muito bem. Talvez seja o live cd perfeito para mostrar a alguém os efeitos do compiz.
Resolvi instalar numa partição no meu Hd. A instalação é muito fácil e sem complicações. Basta responder a algumas questões e a instalação começa.
Depois de instalado, primeira impressão: é muito rápido! Todas as aplicações que rodei, abriram mesmo muito rapido. O openoffice por exemplo, quase nem consegui ver o logotipo de abertura.
Por outro lado, é bem mais pesado do que qualquer linux que experimentei. Tenho 1Gz de memória e ele só com o sistema aberto e com o compiz-fusion consume 520 ram!
O que é curioso é que a sensação que se tem ao trabalhar com o opensolaris, é que ele é muito leve, já que nunca assisti a qualquer tipo de travamento ou lentidão do sistema. Bem pelo contrário, como eu disse antes ele é mesmo muito rápido.
Estranhei o facto de não trazer o openoffice, por isso aproveitando para experimentar o gerenciador de pacotes fui instalar o openoffice.
Surpresa ou talvez não, o gerenciador de pacotes é muto similar ao synaptic.
Procurei pelo openoffice sem grandes dificulades, e uma surpresa negativa: encontrei apenas o pacote "openoffice". Ou seja, obrigou-me a intalar toda a suite do openoffice, não me dando a opção de escolher apenas o writer ou outro.
Lá tive de fazer o download de mais de 400mb! pelo openoffice completo, mas a grande surpresa veio na hora em que começou a instalação: em menos de 20 segundos ele intalou toda a suite do openoffice!!
Isso foi hiper, mega rápido! Jamais vi um linux chegar perto de tamanha rapidez.
Acho que a sun está no bom caminho, pois este solaris é um sistema mesmo muito bom.
Mas existem alguns aspectos que precisam ser aprimorados.
Muitos dos comandos que estamos habituados no linux, não funcionam com o solaris. Ou seja, temos de reaprender algumas coisas.
A lista de pacotes disponiveis é muito, muito pequena. Procurei na web por algum tutorial multimedia e pouco ou nada encontrei. A comunidade é muito pequena tornando-se penoso usar o solaris como o nosso sistema principal.
A minha opinião é que se, se começar a desenvolver uma grande comunidade em volta deste sistema ele tem tudo para vencer.
« Última modificação: 07 de Maio de 2008, 03:10 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/