Amigos,
É com grande prazer que venho participar deste fórum, estava procurando algum material na internet para poder iniciar a minha caminhada com o linux, em especial o ubuntu, tenho um grande desafio pela frente, pois terei que instalar e dar treinamento para uma empresa, então estou muito feliz de ter encontrado este local, aonde percebi grandes amantes do código livre. Eu sou programador a 15 anos, tenho vários programas feitos com clipper (lembram?rs), e este por sua vez sofreu pelo descaso da empresa que o produzia, mas através da idéia do open source, o clipper renasceu com um projeto chamado de HARBOUR e depois outro mais expansivo chamado xHarbour (
www.xharbour.org), sintaxe xBase, 100% compatível com o clipper e com algumas libs gráficas (pagas e Gratuitas) para windows e Linux. Estou usando-o já a 2 anos, ele é incrivelmente poderoso, não perdendo em quase nada para as grandes ferramentas de desenvolvimento no mercado. Pode-se usar vários bancos de dados, desde o simples DBF como os grandes bancos relacionais como oracle, firebird, mysql, etc.
Então vamos falar dele, se alguém conhece, dedique algum tempinho para expor alguma experiência com ele no ubuntu. Para que outras pessoas possam conhece-lo também.
Muito Obrigado pela atenção!
Rogério Momenté
Analista Programador
Clipper, (x)Harbour, MiniGUI, xHGTK