Olá!
Estou a usar um programa de modelação em sismologia - NonLinLoc - que funciona em ambiente linux. Neste momento estou a tentar corrê-lo no Ubuntu 6.06. Construí um script de leitura para ser interpretado por um dos comandos desse programa e ele fica imenso tempo a corrê-lo e no final pára de correr e coloca a seguinte mensagem na shell:
File size limit exceeded
O que é que isto quer dizer?
Fiz um ulimit -a para ver os recursos em memória disponibilizados para a partição onde ele corre e eis que são ilimitados. Ora vejam:
lapsis@lapsis14:~$ ulimit -a
core file size (blocks, -c) 0
data seg size (kbytes, -d) unlimited
max nice (-e) 20
file size (blocks, -f) unlimited
pending signals (-i) unlimited
max locked memory (kbytes, -l) unlimited
max memory size (kbytes, -m) unlimited
open files (-n) 1024
pipe size (512 bytes, -p) 8
POSIX message queues (bytes, -q) unlimited
max rt priority (-r) unlimited
stack size (kbytes, -s) 8192
cpu time (seconds, -t) unlimited
max user processes (-u) unlimited
virtual memory (kbytes, -v) unlimited
file locks (-x) unlimited
Este computador tem 256MB de RAM e 1,70GHZ de freq. no CPU.
Para rastrear o problema, instalei o mesmo programa e corri o tal script num computador mais novo: 1GB de RAM e 3,8GHZ de freq. de CPU. Este computador tem o Ubuntu 8.04. O script correu lindamente! Claro que me ocorreu instalar uma vs mais nova do Ubuntu no outro computador, mas isso é uma tarefa um tanto ou qto complicada que queria evitar, pois implica instalar/configurar muitos outros programas científicos cujo procedimentos de instalação/configuração não são triviais e são até bastante morosos. Também pensei poder ser um bug do programa, mas já recompilei o código fonte e inclusivamente copiei os binários que este usa para o outro computador mais recente onde correram lindamente.
Por isso, gostaria de saber se alguém tem alguma dica a me dar em alternativa à reinstalação do sistema operativo para uma vs mais recente.
Tenho a ideia de puder ser algum problema com o Ubuntu em si não da instalação/configuração do programa NonLinloc.
Obrigada.
Ana Luísa