Autor Tópico: "File size limit exceeded"????  (Lida 6253 vezes)

Offline ana182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
"File size limit exceeded"????
« Online: 08 de Maio de 2008, 01:41 »
Olá!
Estou a usar um programa de modelação em sismologia - NonLinLoc - que funciona em ambiente linux. Neste momento estou a tentar corrê-lo no Ubuntu 6.06. Construí um script de leitura para ser interpretado por um dos comandos desse programa e ele fica imenso tempo a corrê-lo e no final pára de correr e coloca a seguinte mensagem na shell:

File size limit exceeded

O que é que isto quer dizer???? Fiz um ulimit -a para ver os recursos em memória disponibilizados para a partição onde ele corre e eis que são ilimitados. Ora vejam:

lapsis@lapsis14:~$ ulimit -a
core file size          (blocks, -c) 0
data seg size           (kbytes, -d) unlimited
max nice                        (-e) 20
file size               (blocks, -f) unlimited
pending signals                 (-i) unlimited
max locked memory       (kbytes, -l) unlimited
max memory size         (kbytes, -m) unlimited
open files                      (-n) 1024
pipe size            (512 bytes, -p) 8
POSIX message queues     (bytes, -q) unlimited
max rt priority                 (-r) unlimited
stack size              (kbytes, -s) 8192
cpu time               (seconds, -t) unlimited
max user processes              (-u) unlimited
virtual memory          (kbytes, -v) unlimited
file locks                      (-x) unlimited

Este computador tem 256MB de RAM e 1,70GHZ de freq. no CPU.
Para rastrear o problema, instalei o mesmo programa e corri o tal script num computador mais novo: 1GB de RAM e 3,8GHZ de freq. de CPU. Este computador tem o Ubuntu 8.04. O script correu lindamente! Claro que me ocorreu instalar uma vs mais nova do Ubuntu no outro computador, mas isso é uma tarefa um tanto ou qto complicada que queria evitar, pois implica instalar/configurar muitos outros programas científicos cujo procedimentos de instalação/configuração não são triviais e são até bastante morosos. Também pensei poder ser um bug do programa, mas já recompilei o código fonte e inclusivamente copiei os binários que este usa para o outro computador mais recente onde correram lindamente.
Por isso, gostaria de saber se alguém tem alguma dica a me dar em alternativa à reinstalação do sistema operativo para uma vs mais recente.
Tenho a ideia de puder ser algum problema com o Ubuntu em si não da instalação/configuração do programa NonLinloc.
Obrigada.

Ana Luísa

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: "File size limit exceeded"????
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2008, 20:52 »
Olá!
Pode ser que este que programa tenha alguma configuração que você tenha que habilitar durante a compilação para dar suporte a arquivos grandes. Ou pode ser algo no kernel, veja este link http://howtoforge.com/forums/showthread.php?t=1678 , tem várias possibilidades.

Darcamo

  • Visitante
Re: "File size limit exceeded"????
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2008, 11:03 »
Qual o tamanho do arquivo quando o erro ocorre?
O próprio sistema de arquivos ext3 possui um limite máximo no tamanho de um único arquivo, mas é de 4GB (ou mais) se não me engano (não sei se ainda é verdade hoje em dia, mas antes tinha esse limite).

De qualquer forma pode ser que realmente a versão do kernel do Ubuntu 6.06 não suporte arquivos maiores do que o tamanho em que você tem problema e solução realmente seria atualizar para o 8.04.

Offline ana182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: "File size limit exceeded"????
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2008, 02:44 »
Olá pessoal!
Actualizei para o Ubuntu 8.04 e tudo correu bem. Mas não deixa de ser estranho, apesar do output do script ter 700Mb, ainda tinha espaço suficiente para o gerar.
Obrigadão na mesma.

Ana Luísa