Autor Tópico: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo  (Lida 134526 vezes)

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #45 Online: 23 de Maio de 2008, 20:04 »
Bem legal essa config do conky, só não gostei por não estar alinhada as duas linhas (sim eu sou fresco =p )

Eu ja montei uma config horizontal, mas cara, da muito trabalho.  O conky devia evoluir pra algo mais ao estilo samurize (do windows), fica mais facil montar algo.
yari yari...

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #46 Online: 23 de Maio de 2008, 21:09 »
Bem legal essa config do conky, só não gostei por não estar alinhada as duas linhas (sim eu sou fresco =p )

Eu ja montei uma config horizontal, mas cara, da muito trabalho.  O conky devia evoluir pra algo mais ao estilo samurize (do windows), fica mais facil montar algo.

È muito interessante mesmo as diversas opções que você pode colocar no conky. Eu modifiquei novamente as configurações do conky e o resultado foi esse:

« Última modificação: 23 de Maio de 2008, 21:50 por Coiote »

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #47 Online: 24 de Maio de 2008, 10:48 »
Bem legal essa config do conky, só não gostei por não estar alinhada as duas linhas (sim eu sou fresco =p )

Eu ja montei uma config horizontal, mas cara, da muito trabalho.  O conky devia evoluir pra algo mais ao estilo samurize (do windows), fica mais facil montar algo.

È muito interessante mesmo as diversas opções que você pode colocar no conky. Eu modifiquei novamente as configurações do conky e o resultado foi esse:



Coiote, qual foi a instrução para sair o que você está escutando no audacious? Já tentei mas não consegui. (se possível coloca exatamente igual) hehehe
Vlw!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #48 Online: 24 de Maio de 2008, 12:25 »
Coiote, qual foi a instrução para sair o que você está escutando no audacious? Já tentei mas não consegui. (se possível coloca exatamente igual) hehehe
Vlw!

Código: [Selecionar]
${color} Now playing: ${color white}${exec audtool --current-song}  ${exec audtool --current-song-output-length}/${exec audtool --current-song-length}

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #49 Online: 24 de Maio de 2008, 14:50 »
Vlw coiote..no site lá tinha algumas coisas em relação a coloca uma instrução 'audacious-alguma_coisa'
mas nem precisou..mais uma vez..obrigado!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #50 Online: 24 de Maio de 2008, 16:02 »
Bem legal essa config do conky, só não gostei por não estar alinhada as duas linhas (sim eu sou fresco =p )

Eu ja montei uma config horizontal, mas cara, da muito trabalho.  O conky devia evoluir pra algo mais ao estilo samurize (do windows), fica mais facil montar algo.

O samurize era muito bom dava muito trabalho tambem mas era muito bom só tinha pena que fosse um pouco pesado, ainda tenho aqui algumas configs do tempo em que eu o utilizava
acho estúpido ter que escrever a config na horizontal, devia haver uma opção que fizesse isso


Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #51 Online: 24 de Maio de 2008, 16:26 »
Citar
O samurize era muito bom dava muito trabalho tambem mas era muito bom só tinha pena que fosse um pouco pesado, ainda tenho aqui algumas configs do tempo em que eu o utilizava
acho estúpido ter que escrever a config na horizontal, devia haver uma opção que fizesse isso

Pois é, quem sabe um dia o conky chega la XD
Podia ter um código melhor, pra definir o que é italico, negrito, nessa cor, o tamanho é esse.

Mas eu não entendo muito disso, então não sei o que é viável ou não.
yari yari...

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #52 Online: 25 de Maio de 2008, 15:38 »
o kernel_script desapareceu?
alguem sabe como resolver o prblema do wallpaper??
o problema que eu tinha aqui que trava tudo foi devido a um newpipe sem caminho que eu fiz que cada vez que passava com o rato por cima dele ficava tudo travado

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #53 Online: 25 de Maio de 2008, 17:54 »
É...... he's gone o.o

O problema do wallpaper é o seguinte.
Qd vc abre o OPenbox, ele inicia também o gnome-settings-daemon pra funcionar melhor com as aplicações do gnome, etc.

Se vc comentar a linha que abre o gnome-settings no autostart.sh, o wallpaper vai voltar a ser o que vc definiu. Mas dai o tema, os icones, e outras coisinhas vão ficar sem nenhuma configuração e vc vai ter que acertar tudo sozinho. (Só o que eu sei que muda é o tema, e os icones)

Isso é provavelmente algum bug no Openbox, pq ele não fazia isso quando eu estava usando nas primeiras semanas.

De qualquer forma, qualquer papel de parede que vc aplicar com o nitrogen ou o programa de sua preferencia vai ser aplicado normalmente.
yari yari...

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #54 Online: 08 de Junho de 2008, 14:47 »
É...... he's gone o.o

O problema do wallpaper é o seguinte.
Qd vc abre o OPenbox, ele inicia também o gnome-settings-daemon pra funcionar melhor com as aplicações do gnome, etc.

Se vc comentar a linha que abre o gnome-settings no autostart.sh, o wallpaper vai voltar a ser o que vc definiu. Mas dai o tema, os icones, e outras coisinhas vão ficar sem nenhuma configuração e vc vai ter que acertar tudo sozinho. (Só o que eu sei que muda é o tema, e os icones)

Isso é provavelmente algum bug no Openbox, pq ele não fazia isso quando eu estava usando nas primeiras semanas.

De qualquer forma, qualquer papel de parede que vc aplicar com o nitrogen ou o programa de sua preferencia vai ser aplicado normalmente.

Já ando á algum tempo para fazer isto mas nunca mais me lembrei, com alguns sleeps o problema não ficaria resolvido???
por exemplo
Código: [Selecionar]
# Run the system-wide support stuff
. $GLOBALAUTOSTART
# Programs to launch at startup
#
#
#Carregar serviços essenssiais
update-notifier &
xdg-user-dirs-gtk-update &
gnome-at-visual -s &
gnome-power-manager &
/usr/lib/gnome-volume-manager/gnome-volume-manager --sm-disable &
/usr/bin/system-config-printer-applet &
tracker-applet &
pactl load-module module-x11-xsmp &
trackerd &
jockey-gtk --check 60 &
#Carregar seviços extra
conky &
python -u /usr/share/screenlets/Trash/TrashScreenlet.py &
python -u /usr/share/screenlets/Notes/NotesScreenlet.py &
#Carregar o Painel
sleep 6
pypanel &
#Carregar controlador de volumes do GNOME
gnome-volume-manager &
#Wallpaper
sleep 10
eval `cat ~/.fehbg` &

Esses sleeps não resolveriam o problema?? Eu apenas os meti agora ainda não testei, os tempos coloquei podem não estar certos mas isso é tudo uma questão de testar

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #55 Online: 13 de Junho de 2008, 08:51 »
Voltei!
Meu Modem deu um problemão e pensei que ia ficar sem net por mêses ou até anos... além de outros problemas que andei tento. Bom, o importante é que meu Modem voltou "curado" da assistência técnica e os problemas agente passa por cima e resolve 8)
Vamo lá!


kErNeL_sCrIpT acho q sua dificuldade de usar o slim foi por conta dos serviços do gnome iniciados no momento do login, tenta fazer uma lista dos iniciados junto com o gdm, e os do slim e ve se não foi esse o motivo de ter ficado pesado...


abraço!!!

Valeu e.daniel! Vou verificar isto quando for utilizar o SLIM novamente. Obrigado.



Boas
Vou falar um poukinho sobre aquilo que eu achei do openbox.
A velocidade aumentou muito, talvez devido ao compiz estar off ou por alguns proramas não iniciarem (falo mais á frente), para quem gosta de desktops simplistas o openbox parece ser o melhor, o pypanel sinceramente não gostei provavelmente precisa uma melhor configuração mas mesmo assim não fiquei encantado por ele, o thunar ainda não me convenceu mas posso sempre mudar para o nautilus (né?).
tenho de analizar melhor e depois de alguns dias de uso venho aqui falar sobre openbox outra vez, de qualquer maneira recomendo a todos, mesmo que não gostem pelo menos ficam a conhecer as alternativas.
Perguntas:
Será que realmente dá para usar o openbox standalone? E todos aqueles serviços gnome que tanto nos ajudam? ou será que eles só atrapalham?
Eu sei trabalhar +/- na consola mas não sei os comandos de todos os serviços que utilizo como faço para adiconar os seus atalhos no menu do openbox, as aplicaçoes e os locais eu consigo numa boa, mas a parte do sistema não consigo. O que posso fazer??
Poque os screenlets e os atalhos do ambiente de trabalho desapareceram?
onde ficam as sessoes no openbox é só adicionar entradas no autostart.sh?
que programa é este que diz todos os detalhes do computador no ambiente de trabalho - http://users.skynet.be/vdamme/Frederik/redshot2.jpg


Edit: Iniciei pela primeira vez o nautilus na sessao com o openbox e automaticamente todos os atalhos apareceram no ambiente de trabalho, mas o menu do openbox desapareceu, tive de dar killall nautilus. Openbox + nautilus = impossivel??

Eu utilizo normamente se quiser o Nautilus kakita, mas não tentei inicia-lo junto do OpenBox não, eu abro ele normal. E sim, cada vez mais acho aplicativos que substituem o GNOME, vou tentar utilizar somente o OpenBox no Arch. Os serviços que estamos acostumados a ter no GNOME, podemos ter em modo texto no OpenBox Standalone. Inclusivbe achei muito com GUIs. Depois atualizo o tuto.



Parabéns, kernelscript, pelo excelente tutorial!

Muito obrigado Piras! :)



kernelscript, te aconselho a instalar o parcellite, que é um gerenciador de clipboard que é bem leve.

Muito obrigado tfmoraes, vou testar. Depois atualizo o tuto, inclusive com outros que achei.



Achei muitos, MUITOS programas pra substituir os serviços do GNOME, e alguns com GUIs, também achei Paineis/Docks legais e vou atualizar o tuto assim que possível. Vou instalar o Arch e "treinar" utilizar o OpenBox Standalone, estou convencido que da tranquilo. depois vou tentar tirar o GNOME do Ubuntu (Parece um sacrilégio falar isso hehehe) e usar o OpenBox puro. E vou atualizando aqui sempre que possível!



E ai Coiote! Beleza? Agora tô de OpenBox hehehe ;D
« Última modificação: 13 de Junho de 2008, 08:59 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #56 Online: 13 de Junho de 2008, 10:15 »
Citar
Achei muitos, MUITOS programas pra substituir os serviços do GNOME, e alguns com GUIs, também achei Paineis/Docks legais e vou atualizar o tuto assim que possível. Vou instalar o Arch e "treinar" utilizar o OpenBox Standalone, estou convencido que da tranquilo. depois vou tentar tirar o GNOME do Ubuntu (Parece um sacrilégio falar isso hehehe) e usar o OpenBox puro. E vou atualizando aqui sempre que possível!

lol

Estou esperando por essa lista.
Eu ja estou usando o openbox standalone aqui no Arch =p

Mas acabei instalando algumas coisas do gnome por estar acostumados com elas (e não gostar tanto assim de linha de comando).

Que a v2 seja bem melhor \o
yari yari...

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #57 Online: 13 de Junho de 2008, 13:26 »
O openBox+novo driver 8.5 ATI resolveu todos os meus problemas
Obrigado pela dica Kernel, já nem entro no gnome á 1 mes  :o
Mas não sei como vc vai substituir os serviços do gnome, acho muito díficil, tambem estou ponderando instalar o Arch com o openbox stanalone para ter uma experiencia totalmente nova e para aprender muito sobre linux mas não sei se vai dar
Quando viajo gosto de comer a comida tradicional do páis em quetou mesmo que odeie e nunca como 2 vezes o mesmo gelado, é como linux já usei gnome e não quero usar mais, não por não gostar mas porque quero exprimentar os outros, (comparação estupida hein!!  ;D ;D)
minhas opções são xfce ou kde mas eu queria mesmo Openbox standalone, se susa experiencia for boa eu experimento se não nem vale a pena
A diferença entre o windowsmanager e um ambiente gŕafico é que um tem serviços e outro não né??
acho que talvez o próprio linux tem os serviços semelhantes aos do gnome mas o pior é descobri-los numa imensidão de programas
Força aí
vc é o nosso testador oficial nós apenas seguimos atrás de vc  ;D ;D ;D

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #58 Online: 13 de Junho de 2008, 14:15 »
Valeu pelo apoio kakita :)
Sim, eu raramente utilizo o GNOME, e já estou substituindo alguns serviços. Quero testar um monte de Back e Front Ends para serviços equivalentes aos serviços mais importantes do GNOME. Mas cara, da pra usar tranquilo, mas é bom ter um certo conhecimento de Bash, se não tiver, apenas a vontade de aprender já é mais do que suficiente ;D
O que caracteriza o Ambiente Gráfico é sua integração total com o X, início padronizado atravéz de um Gerenciador de Sessões ou Display Manager (XDM, GDM, KDM, SLIM etc) e principalmente as Front Ends (Geralmente GUIs) de serviços, nos quais fazem a ponte Hardware x Kernel x SO mais palpável ao usuário comum. E esses serviços kakita, todas as distros tem, o diferencial do Ubuntu é que ele tem muitas GUIs para eles, e também inegra muitos serviços do GNOME além dos serviços personalizados do próprio Ubuntu. Um serviço geralmente roda em em pano de fundo e muitas vezes por "cima" de um servidor do serviço, processo chamado de "daemon". Como por exemplo o servidor de som Pulse Audio, seus serviços de gerenciamento de som em pando de fundo (daemon) e as dezenas de Front Ends que podem se comunicar com ele. (Se eu falei alguma besteira/equívoco, me corrijam por favor)
Geralmente, o serviços já são providos pela distro como eu disse acima, o que quero no momento é achar mais GUIs para eles, e principamente comandos e também Scripts para deixar tudo mais amigável no OpenBox Standalone.
O meu objetivo é deixar o OpenBox usável para qualquer um, deixando-o assim eu também aprendo no processo :)
Pois eu estou entrando em uma "Fase Geek" da vida hehehe, fico muito feliz em aprender um comando novo, e olha que eu sei muito pouca coisa de Bash, mas dá pra ir levando, e também acabei me identificando com interfaces mais simples. Eu já tinha testado outros Ambientes Gráficos e Gerenciadores de Janelas, mas nenhum está me satisfazendo tanto como o OpenBox. Eu era fã do GNOME, mas não quero mais utiliza-lo, não por não gostar, mas como você disse, quero coisas diferentes e novas, novas experiências com o Linux. Se eu encontrar algo mais interessante pra mim do que o OpenBox ou Arch Linux, vou mudar, aprender mais e assim vai :)

Já imprimi um Guia de quase 30 páginas de como instalar e configurar o Arch, quando tiver tempo vou ver se consigo ;D

Outra coisa que pode demorar um pouco: Atualizar este tuto, vou atualizar assim que possível, mas como sempre não prometo nada, e também quero testar com calma estes programas que descobri que quero utilizar no OpenBox.


Um abraço e até mais.
« Última modificação: 13 de Junho de 2008, 14:18 por kErNeL_sCrIpT »

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #59 Online: 13 de Junho de 2008, 14:48 »
Geralmente, o serviços já são providos pela distro como eu disse acima, o que quero no momento é achar mais GUIs para eles, e principamente comandos e também Scripts para deixar tudo mais amigável no OpenBox Standalone.

nem ligo muito para guis o problema é mesmo saber qual o comando para os serviços mas deixo essas tarefa chata para vc  ;D ;D ;D ;D
shell script eu adoro fazer e mesmo não sabendo muito, sou muito fução e consigo fazer alguns, já 3 scripts de minha autoria, 2 deles bem simples e um complicado para mim mas agora já nem uso nenhum (eram scripts do compiz menos este ultimo).