Insert coin acho que vc não teve problemas por ser hardware ser 100% compatível com linux, poderia dizer a sua maquina como é?
Eu tambem não tenho muito que me queixar a não ser da minha placa gráfica ATI, os restantes bugs do sistema não são nada de muito importante
Quanto ao ubuntu virar windows, até pode parecer mas não é, eles apenas estão tentando facilitar o uso de linux mas facilitaram tanto que estão acabando por dificultar. É muito mais dificil resolver bugs quando tudo tem interface gráfica e muitas coisas não necessarias.
Windows é diferente, eles passam mais tempo pensando como impedir a pirataria e como ganhar mais lucro com os produtos que acabam cometendo muitos erros que prejudicam não só o utilizador como eles próprios, acredito que a equipe de programadores da microsoft seja muito competente, mas é dificil pegar num sistema do qual nunca "ninguem" viu o código fonte e programar sem cometer erros
A maior parte das vezes quanto mais simples mais fácil, por isso vamos testar distros mais simples e depois ajudar o ubuntu a se tornar uma distro melhor.
o ubuntu faz a sua parte, atrai muitos utilizadores com as suas facilidades, efeitos do compiz, e outras frescuras. Depois de estar dentro do universo linux percebemos os erros do ubuntu e podemos melhorá-lho
O Linux é velho mas o ubuntu é recente, quem quer um sistema tipo windows mas gratuito, sem complicações com pagamento de software e com muita segurança o ubuntu é uma boa distro. Quem quer um sistema estável seguro e funcional talvez é melhor procurar outra distro (pelo menos por agora).