Autor Tópico: Gerenciamento de Memoria é ruim  (Lida 12362 vezes)

Offline tretonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Gerenciamento de Memoria é ruim
« Online: 29 de Junho de 2021, 17:13 »
Uso Linux praticamente desde quando foi lançado.

E se tem uma coisa que sempre me incomodou foi e é o gerenciamento de memoria.

É incrivel  como o navegador Chrome com umas abas abertas com  uns 5 videos e rodando apenas um por vez e mais algumas paginas chegam a consumir incríveis > de 3.5 GB.

Então quando chega no limite da memoria RAM que foi configurado para usar SWAP, começa a  tortura e a lentidão sem fim.

Antes tinha 2GB de SWAP, não tava dando pra usar legal, então aumentei para 7GB agora nao trava por completo o computador,  mas fica mastigado pois fica usando o SWAP.

Antes de me dizerem para colocar mais RAM, sei que tem coisa errada.

As vezes tenho vontade de abrir o fonte e ver onde esta o problema e as vezes penso em reescrever a rotina, mas me falta tempo e condições pra isso.

E com voces como esta sendo abrir umas 20 abas no navegador?

Mas se alguem tiver algum contato do responsável pelo desenvolvimento Linux, em especial do gerenciamento da memoria RAM, ficarei agradecido em trocar uns emails com ele e quem sabe repensar todo o funcionamento da mesma.

Sempre gostei do Linux, mas em maquinas de 64 bits com o gnome a coisa piorou e muito.

Parece que o bom Linux está se transformando no péssimo Windows.


Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Gerenciamento de Memoria é ruim
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2021, 10:17 »
Uau é no minimo curioso seu depoimento, apenas se fosse comparar já que cada caso é um caso:

Se eu fosse começar hoje a usar o Linux e me sentisse assim tão incomodado com o gerenciamento de memória dele não o usaria.

Apesar de que, o gerenciamento de memória do Linux ser ruim eu posso até discordar, já que uso o KDE com apenas 4 GB de ram e em um AMD C-60 que se eu fosse usar um Windows 8 que é o que veio nele de fábrica, eu literalmente ficaria com um PC apenas para enfeite de sala

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline mumugon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Gerenciamento de Memoria é ruim
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2021, 14:09 »
tah ruim? use ruindows, c 16gb de memo e algumas abas meu pc fica inoperavel, soquei mais 16gb e desisti do ruindows

Offline tretonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re:Gerenciamento de Memoria é ruim
« Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2022, 11:18 »
Tá ruim sim, e não me venham com essa de usar Windows. Alias pelo fato do Windows ser muito pior não esconde as graves falhas do Linux, e essa com certeza é uma delas. E veja que quero ajudar a resolver o problema, que alias existe.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Gerenciamento de Memoria é ruim
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2022, 19:43 »
@mumugon, se me permite, vá arrumar o que fazer. Ninguém aqui está falando de Windows.

@tretonio, você está enganado: o gerenciamento de memória do Linux é muito eficiente. Se você estava consultando o consumo de memória com os aplicativos de sistema, a maior parte deles não indica corretamente, principalmente o "top". Isso porque o Linux faz uso intensivo de buffers, e com isso eles aparecem sempre com 90, 95% da RAM como ocupada. O que não quer dizer que ela esteja realmente em uso.

Claro que também existem aplicativos "mal-comportados", que consomem muita memória, e não a devolvem para o sistema quando não precisam mais. Claro que tudo depende muito da sua plataforma; se eu entendi direito, sua máquina estava inicialmente com 4GB de RAM, correto? Infelizmente, isso é pouco, para os padrões atuais.

Chamou minha atenção você dizer que aumentou sua memória para 7GB, e não para 8. Você usou módulos de tamanho diferente? Pode ser um motivo para a lentidão. Dependendo do chipset de sua placa-mãe, pode ser que o par de bancos de memória que deveria estar em modo DDR tenha descido para a velocidade da memória mais lenta -- quem sabe, até, todos os bancos. Seria um belo paraquedas amarrando seu progresso.

Outra coisa importante pra considerar é qual resolução de tela você está usando, e se sua placa de vídeo compartilha a memória principal, ou se tem memória própria. É importante levar isso tudo em conta quando for fazer sua avaliação.

Quanto ao comportamento da máquina ao abrir 20 abas, é o tipo da coisa que você não deveria fazer. Eu falo de experiência própria, também tenho essa mania de deixar um monte de abas abertas, e te digo: não importa o sistema operacional, todos os navegadores recentes consomem memória a rodo quando estão com muitas abas abertas. Reduz isso que vc vai ver que sua máquina vai se comportar melhor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Gerenciamento de Memoria é ruim
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2022, 21:25 »
Daí se imagina fazendo isso...

....
Quanto ao comportamento da máquina ao abrir 20 abas, é o tipo da coisa que você não deveria fazer. Eu falo de experiência própria, também tenho essa mania de deixar um monte de abas abertas, e te digo: não importa o sistema operacional, todos os navegadores recentes consomem memória a rodo quando estão com muitas abas abertas. Reduz isso que vc vai ver que sua máquina vai se comportar melhor.

Num bichin desses \/
Código: [Selecionar]
pcloja@pcloja:~$ inxi -MCm
Machine:
  Type: Laptop System: Positivo Informatica SA product: C14RV01
    v: 1.00.05_SIM serial: <superuser required>
  Mobo: Positivo Informatica SA model: C14RV01 v: SIM
    serial: <superuser required> UEFI: American Megatrends v: 1.00.05
    date: 10/03/2012
Memory:
  RAM: total: 3.74 GiB used: 1.43 GiB (38.2%)
  RAM Report:
    permissions: Unable to run dmidecode. Root privileges required.
CPU:
  Info: dual core model: AMD C-60 APU with Radeon HD Graphics bits: 64
    type: MCP cache: L2: 1024 KiB
  Speed (MHz): avg: 858 min/max: 800/1000 cores: 1: 800 2: 917
pcloja@pcloja:~$

Só imagina! Nem tente!

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto