É verdade sim que Linux tem revolucionado em diversos campos, principalmente em servidores, assim como os outros sistemas também, todos tem colaborado para o avanço da tecnologia.
É verdade também que Microsoft até agora tem se inspirado no Linux, mais no ramo de servidores. Versões core do windows server e powershell são tentativas de reencarnação do linux.
Porém a realidade é que Linux tem desenvolvido de forma bem lenta quando o assunto é um sistema para utilizadores.
Digo isso porque todas as pessoas (utilizadores normais) que incentivei a instalar Ubuntu, maioria, se não todas, voltaram atras, isso por diversas razões.
Não vamos dizer que estão todos errados, ou que são todos burros mas que o sistema é "diferente demais":
- O sistema ainda não conseguiu libertar-se do terminal;
- Existem "bilhões" de formatos e formas de instalar programas e mais uma vez entra o terminal...e por aí fora;
- Resolver problemas (usuários normais) é um grande problema;
Um bom sistema tem objectivo de resumir os muitos detalhes em mínimos de cliques possíveis.
Pessoas querem simplesmente instalar seus programas sem burocracias, com simples next,next,next....sem estar pensar o que se passa nos bastidores.
Embora eu goste do terminal e isso não seja impedimento algum para mim, pessoas como nós trabalhamos pensando no utilizador final e um sistema ainda assim é bastante doloroso e inimigo da produtividade do utilizador final.
Microsoft também cometeu um erro semelhante ao mudar bruscamente o sistema, (Windows
, que a mim agradou bastante, mas para utilizadores rotineiros foi um grande desorientamento na carreira.
Aqui somos todos amigos de Linux, mas amizade incluí encarar a realidade.