Autor Tópico: Configurar o Linksys WRT54G (8.04)  (Lida 12890 vezes)

Offline tplira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
    • tem um Tigre no cinema
Configurar o Linksys WRT54G (8.04)
« Online: 03 de Setembro de 2008, 14:01 »
Povo,

lá em casa estamos com 2 desktops e 1 laptop. O meu desktop tem windows e Ubuntu 8.04, enquanto os outros dois são só windows. Coloquei esse roteador da Linksys por causa do laptop. Agora, não consigo mais acessar a net pelo Ubuntu. Quando logo no Windws, a internet abre automaticamente, assim como nos outros dois. Tentei rodar o ppoeconf de novo, e, apesar de encontrar a placa de rede, não consigui conectar. O computadro está ligado direto no roteador, que está ligado no modem da Telefônica/Speedy.

Valeu :)

[]'s
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Configurar o Linksys WRT54G (8.04)
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:09 »
Povo,

lá em casa estamos com 2 desktops e 1 laptop. O meu desktop tem windows e Ubuntu 8.04, enquanto os outros dois são só windows. Coloquei esse roteador da Linksys por causa do laptop. Agora, não consigo mais acessar a net pelo Ubuntu. Quando logo no Windws, a internet abre automaticamente, assim como nos outros dois. Tentei rodar o ppoeconf de novo, e, apesar de encontrar a placa de rede, não consigui conectar. O computadro está ligado direto no roteador, que está ligado no modem da Telefônica/Speedy.

Valeu :)

[]'s

Se o MODEM da Telefônica/Speedy estiver com a porta WAN ligada na sua placa de rede então é correto usar o sudo pppoeconf. 

Caso o WRT54G estiver ligado no MODEM ADSL via conexão WAN e as 4 portas LAN estiverem ligadas a outras máquinas, além do wireless, você só precisa configurar o ROTEADOR WRT54G para estabelecer uma conexão pppoe, informando o login/password do provedor (caso seja ADSL residencial), e deixar o DHCP para que as estações obtenham o acesso.

As estações podem usar DHCP ou IP fixo (que eu acho melhor).  Se usar IP fixo você precisa informar o IP de acesso do roteador como GATEWAY  (acho que é 192.168.1.1).  O DNS pode usar ou esse mesmo IP ou configurar um DNS tipo openDNS no arquivo /etc/resolv.conf



Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Darcamo

  • Visitante
Re: Configurar o Linksys WRT54G (8.04)
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2008, 18:46 »
Você só usa o pppoeconf quando é o computador que vai fazer a "discagem pppoe". Como agora está usando roteador junto com o modem adsl, então é o wrt54g que vai fazer a discagem, o que é bem mais prático já que você não se preocupa com isso e ainda pode desligar o computador sem que a internet caia para os demais.

Offline tplira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
    • tem um Tigre no cinema
Re: Configurar o Linksys WRT54G (8.04)
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2008, 09:52 »
Pois é, csat... como eu ainda sou novo no Ubuntu, não entendi o modo de fazer isso.

Darcamo, eu já percebi, pq tem funcionado no Windows... mas nada de eu conectar no Ubuntu.

[]'s
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."

Offline tplira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
    • tem um Tigre no cinema
Re: Configurar o Linksys WRT54G (8.04)
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:18 »
up
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Configurar o Linksys WRT54G (8.04)
« Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2008, 15:42 »
Roteiro em português de configuração no site da Linksys para seu modelo (WRT54G)

DSL: http://linksys-pt.custhelp.com/cgi-bin/linksys_pt.cfg/php/enduser/std_adp.php?p_faqid=5686&lid=9350663597B08

Cabo: http://linksys-pt.custhelp.com/cgi-bin/linksys_pt.cfg/php/enduser/std_adp.php?p_faqid=5683&lid=9347263597B07

Funciona independentemente de ser no Windows ou no Ubuntu.

Espero ter ajudado
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor