Autor Tópico: Correção de cor, icc profiles, Gimp e Cinepaint, AdobeRGB..  (Lida 6587 vezes)

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Correção de cor, icc profiles, Gimp e Cinepaint, AdobeRGB..
« Online: 12 de Janeiro de 2006, 07:20 »
Olás!!

Eu uso com frequência o Gimp para editar as minhas fotos, por fim, costumo mandar revelar as minhas fotos numa loja aqui na minha cidade Águeda. Pago 30 cêntimos do euro, para o tamanho de 10X15cm papel mate.

O problema, é que as cores que eu via no meu monitor, nunca eram as que saiam na foto, até que me fui informando e cheguei à cena dos colour profiles.. e isto, há cerca de 2 anos atrás, quando ainda usava o PhotoShop pirata..

Agora que uso o Gimp, senti a necessidade de fazer a gestão de cor, a minha Canon EOS 300D saca as fotos em AdobeRGB, o meu monitor tem uma opção para sRGB e por fim, a máquina da loja onde as mando revelar, é uma Noritsu e eu tenho o file ICC dessa máquina.


O Gimp actualmente ainda não têm a gestão de cores, se bem que os gajos têm isso planeado.. de qualquer modo, eu faço agora a gestão de cores de outro modo:

http://cinepaint.org/ -> este programa é baseado no Gimp, mas serve para vídeo, o interessante é que faz a gestão de cores, o modo de o fazer no programa é muito semelhante ao PhotoShop!!

Resumindo, saco as fotos da Canon EOS 300D, converto-as no CinePaint de AdobeRGB para sRGB, preparo a foto no Gimp e por fim vou novamente ao CinePaint converter de sRGB para o ICC da Noritsu!!

E pronto, é isto :P

NOTA: Se calhar é bem mais simples, eu é que complico um pouco ao explicar.. :)
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Correção de cor, icc profiles, Gimp e Cinepaint, AdobeRGB..
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2006, 12:42 »
Olha... eu acho que o problema é que o GIMP não trabalha com CMYK. Tem um plugin por ai que faz ele trabalhar com CMYK. Dai você converte a escala de cores e depois sim mexe na imagem e manda revelar.

[]s

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Correção de cor, icc profiles, Gimp e Cinepaint, AdobeRGB..
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2006, 18:44 »
Então DA men?? :)

É assim, essa cena do CMYK acho que é para quem trabalha com impressões em gráficas.. pelo menos é o que sei quando vou falando com algumas pessoas que fazem uns flyers, daqueles grandes..

Neste caso, a máquina de revelação que falo, é uma máquina que revela os 35mm analógicos a cores e mesma máquina revela também fotos digitais.

A cena do Cyan Magenta Yellow e K(??) é para essas máquinas das gráficas, que trabalham com essas cores de base.. agora as tais de revelação de fotos a químicos, acho que não são com essas C M Y K.

A questão da gestão de cores, tá muito relacionada com as impressoras.. a dica que eu falei, também é válida para se gerir as cores antes de mandar imprimir numa impressora Canon com o papel xx.. Olha, o exemplo do DeviantART, se quiseres lá colocar um PRINT de uma imagem, deves usar o file ICC que eles facultam, para que as cores depois na impressão final que eles fazem, estejam o mais correctas possível.

Olha aí:

http://help.deviantart.com/125/

"Quality, Resolution, Aspect Ratio and DPI

Where can I get the ICC Profile (Color Profile) for prints?
You can download it here.

To install ICC profiles in Microsoft Windows 98/ME/2000/XP:
Download the profile to your desktop by right-clicking and selecting "Save Target As". Select the profile and right-click. A menu will pop up. Choose the "Install Profile" option. If the "Uninstall Profile" menu item appears, you already have an ICC profile of the same name installed.

To install ICC profiles in Windows 95:
Download the profile to your desktop by right-clicking and selecting "Save Target As". Copy the ICC profile file to the WINDOWSSYSTEMCOLOR directory.

To install ICC profiles in Windows NT 4.0:
Download the profile to your desktop by right-clicking and selecting "Save Target As". Copy the ICC profile file to the WINNTSYSTEM32COLOR directory.

To install ICC profiles onto a Mac with OS X:
You should install profiles in one of two locations.

Copy the ICC profiles to the Users/[your login user name]/Library/ColorSync/Profiles folder.
or
Copy the ICC profile files to the Library/ColorSync/Profiles folder. Note: Installing in this location requires the user to be an administrator of this system.

To install ICC profiles onto a Mac with OS 8.x or 9.x:
Download the profile to your computer. Copy the ICC profile files to the ColorSync Profiles folder located in the System folder.

Using our ICC Profile to Soft Proof

If your monitor is properly calibrated, you will be able to use the ICC profile downloaded from our site to see what your prints will look like on our printers. The prints should be identical, regardless of what size print you choose to order.

To do a soft proof in Adobe Photoshop, follow these simple instructions:

* Make sure you have the profiles installed. If you did the installation while Photoshop was running, please exit and reopen Photoshop.
* Make sure that you are working in the sRGB workspace in Photoshop. Our printers make color adjustments based on the assumption that your file is sRGB (the standard color space for most digital cameras). To set sRGB as your workspace, go to Edit > Color Settings... and select sRGB from the dropdown menu next to RGB. If your image is CMYK, you will need to convert it to RGB. We require that the files uploaded to us be RGB.
* When you are ready to see what your image will look like when it's printed, go to View > Proof Setup > Custom... A dialog box will pop up. On the Profile dropdown, select either deviantprints.icc or fujicrystalarchive.icc from the list. Make sure the Preserve Color Numbers checkbox is NOT selected and click the Preview checkbox if you would like to preview the proofing. Select OK to make adjustments to the photo while the soft proofing is enabled.
* To turn off the proof, go to View > View Proofs and uncheck it. This will return your view to the native sRGB."




Citação de: "LedStyle"
Olha... eu acho que o problema é que o GIMP não trabalha com CMYK. Tem um plugin por ai que faz ele trabalhar com CMYK. Dai você converte a escala de cores e depois sim mexe na imagem e manda revelar.

[]s
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Correção de cor, icc profiles, Gimp e Cinepaint, AdobeRGB..
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2006, 19:26 »
Bom... eu to falando sem experiência na área de fotos, eu sou Designer Gráfico do tipo que faz esses flyers gigantescos hehe.

É que pelo menos aqui o pessoal que revela fotos digitais na verdade imprime em papel fotográfico. E as impressoras no geral usam CMYK.

Só pra explicar:

Cyan
Magenta
Yellow
blaK

Da minha experiência se você mandar algo RGB pra uma impressora CMYK as cores variam MUITO. Agora esse lance de profiles realmente da uma variação. Eu não sei como isso se comporta na hora de imprimir.

[]s

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Correção de cor, icc profiles, Gimp e Cinepaint, AdobeRGB..
« Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2006, 20:06 »
Citação de: "LedStyle"
Bom... eu to falando sem experiência na área de fotos, eu sou Designer Gráfico do tipo que faz esses flyers gigantescos hehe.

É que pelo menos aqui o pessoal que revela fotos digitais na verdade imprime em papel fotográfico. E as impressoras no geral usam CMYK.

Só pra explicar:

Cyan
Magenta
Yellow
blaK

Da minha experiência se você mandar algo RGB pra uma impressora CMYK as cores variam MUITO. Agora esse lance de profiles realmente da uma variação. Eu não sei como isso se comporta na hora de imprimir.

[]s



Na prática, cada canal R, G ou B, tem associado uma curva não linear, que é dada por uma função matemática..

Isto é uma cena técnica muito interessante.. tu que trabalhas nisto, mais cedo ou mais tarde vais te aperceber destas cenas!!

:)
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline ManoZeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
    • http://www.ovelho.com
Impressão em Laboratórios Fotográficos
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 00:50 »
Pessoal, me corrijam se eu estiver errado.

De acordo com meus parcos conhecimentos em Design Gráfico, os perfis de cores usados pra revelação de fotos em máquinas de laboratórios do tipo "1 hora", são da escala Lab, que é uma escala de cores especial dessas máquinas. Isso por que os filmes "analógicos" (leia-se, que se usam em máquina fotográfica comum) capturam as imagens com uma gama de cores diferente dos espectros que estamos acostumados, como o RGB, CMYK e Grayscale.

Então, se a pessoa captura uma foto em RGB, tem de mudar a paleta de cores pra Lab e efetuar as correções na imagem e depois enviar para a impressão.

Agora, se a a pessoa desejar imprimir em uma impressora colorida comum, do tipo Laser ou Jato de Tinta, tem de mudar a paleta para CMYK, corrigir a imagem e daí sim enviar para a impressora. Imagens impressas na escala RGB em impressoras CMYK ficam horríveis. Quem já deu saída para fotolito de uma página que contém um objeto em RGB sabe do que estou falando.

Saúde e Paz!
ManoZeh
<º))><

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Re: Impressão em Laboratórios Fotográficos
« Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 12:32 »
Citação de: "ManoZeh"
Pessoal, me corrijam se eu estiver errado.

De acordo com meus parcos conhecimentos em Design Gráfico, os perfis de cores usados pra revelação de fotos em máquinas de laboratórios do tipo "1 hora", são da escala Lab, que é uma escala de cores especial dessas máquinas. Isso por que os filmes "analógicos" (leia-se, que se usam em máquina fotográfica comum) capturam as imagens com uma gama de cores diferente dos espectros que estamos acostumados, como o RGB, CMYK e Grayscale.

Então, se a pessoa captura uma foto em RGB, tem de mudar a paleta de cores pra Lab e efetuar as correções na imagem e depois enviar para a impressão.

Agora, se a a pessoa desejar imprimir em uma impressora colorida comum, do tipo Laser ou Jato de Tinta, tem de mudar a paleta para CMYK, corrigir a imagem e daí sim enviar para a impressora. Imagens impressas na escala RGB em impressoras CMYK ficam horríveis. Quem já deu saída para fotolito de uma página que contém um objeto em RGB sabe do que estou falando.

Saúde e Paz!



Olás!!

Estive a lêr essa info na wikipédia.. mas, ainda tenho dúvidas.

No meu caso, a minha câmara saca a foto em sRGB. Depois trabalho no Gimp antes de a ir revelar a uma loja "laboratórios do tipo "1 hora", que devo fazer?? Passar para LAB, fazer os retoques desejados, e depois?? salvo a foto assim em LAB, em JPG??

Fiz isso a uma foto, mas depois ela fica toda em cinza!! :-( Vejo 3 layers a aparecerem, em que um deles têm a imagem, mas tá mais clara.. não sei como trabalhar uma imagem assim.. :-(

Daquele modo que eu expliquei, tenho me safado com resultados muito bons, mas, se houver um outro método melhor, mais técnico.. gostaria de saber!! :-)

Obrigado.
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net