Tudo bem, mais como tem usuario inexperiente usando Kde, que é dificl de configurar e ainda não precisa ficar tirando opções e ainda o usuario se adapta nele. Não entendo :roll:
Acho que da mesma forma que tem gente que cai na água e aprende a nadar e gente que cai na água e morre afogado... mas só isso seria muito binário prá definir as nuances do potencial humano, existe os que até aprenderiam a nadar, mas que têm medo de chegar na água, existe os que preferem falar da água a estar nela e existe os que não gostam nem de pensar no assunto, mas é fato que todos se sentem seguros e tranquilos se estiver batendo apenas pelos tornozelos...
O que estou aprendendo com o Linux é que tudo é possível ou adaptável, com mais ou menos esforço. É só questão de correr atrás do que nos interessa.
Se dez usuários do forum fossem consultados sobre as novas ferramentas do gnome, teríamos 10 versões diferentes ou uma versão apenas que não atenderia a todos os apelos de todos.
O ambiente gráfico é o convite de entrada da distro, é a partir dele que o usuário decide se entra, se sai, se volta ou não.
Como testemunho pessoal, me sentí meio perdido no kde e bastante à vontade no gnome e posso garantir que não sou tapado, preguiçoso ou novato em informática. E tenho certeza que deve ter usuários, que mesmo com essas características, se deram bem com o kde.
Entendeu agora?