Autor Tópico: Gnome -- simplicidade ao extremo  (Lida 13624 vezes)

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Online: 08 de Fevereiro de 2006, 00:42 »
Eu acho, alias, tenho a certeza que o Gnome é muito mais estável em relação ao KDE. Mas ele esta indo pro caminho, que até eu me desespero. Cada vez mais tirando ou ocultando ferramentas ou opções. Até o próprio Linus Torvalds reclamou. Aonde o Gnome vai chegar ?


Ubuntu User Nº:

Offline Marcos Benedito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 10:49 »
Ocultar ferramentas é parte da flexibilidade do projeto. A popularização depende da focagem no usuário que quer ligar e usar, sem precisar ler manuais... o usuário avançado pode criar ou evidenciar essas ferramentas, o novato só se assusta com elas.
Acho que o caminho está correto. Quem "sabe" consegue resolver os problemas, quem "não sabe", simplesmente não tem problemas.

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 12:44 »
Tudo bem, mais como tem usuario inexperiente usando Kde, que é dificl de configurar e ainda não precisa ficar tirando opções e ainda o usuario se adapta nele. Não entendo  :roll:


Ubuntu User Nº:

Offline Marcos Benedito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 16:47 »
Citação de: "dop182"
Tudo bem, mais como tem usuario inexperiente usando Kde, que é dificl de configurar e ainda não precisa ficar tirando opções e ainda o usuario se adapta nele. Não entendo  :roll:



Acho que da mesma forma que tem gente que cai na água e aprende a nadar e gente que cai na água e morre afogado... mas só isso seria muito binário prá definir as nuances do potencial humano, existe os que até aprenderiam a nadar, mas que têm medo de chegar na água, existe os que preferem falar da água a estar nela e existe os que não gostam nem de pensar no assunto, mas é fato que todos se sentem seguros e tranquilos se estiver batendo apenas pelos tornozelos...
O que estou aprendendo com o Linux é que tudo é possível ou adaptável, com mais ou menos esforço. É só questão de correr atrás do que nos interessa.
Se dez usuários do forum fossem consultados sobre as novas ferramentas do gnome, teríamos 10 versões diferentes ou uma versão apenas que não atenderia a todos os apelos de todos.
O ambiente gráfico é o convite de entrada da distro, é a partir dele que o usuário decide se entra, se sai, se volta ou não.
Como testemunho pessoal, me sentí meio perdido no kde e bastante à vontade no gnome e posso garantir que não sou tapado, preguiçoso ou novato em informática. E tenho certeza que deve ter usuários, que mesmo com essas características, se deram bem com o kde.
Entendeu agora?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 17:46 »
Eu particularmente adoro o caminho que o Gnome está indo. Simples e produtivo. O uso desde a versão 2.2 e não vi nada retirado que me tenha feito falta, muito pelo contrário, já que do jeito que está tenho um desktop muito produtivo. É uma questão pessoal, pra mim, o Gnome é aquilo que se pudesse desenvolver eu faria :) Acho o KDE complicado e o Windows bagunçado. Não tive tanta experiência com o Mac, mas se o Gnome não estiver mais produtivo que o MAC está bem próximo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 17:56 »
Não vi nada ainda que o gnome tenha retirado e tenha piorado minha vida, tudo que era possível antes continua sendo possível agora...
O que acontece é que novas ferramentas avançadas não são adicionadas, eu gostaria de um ambiente mais personalizável, podendo por exemplo posicionar a barra de ferramentas das aplicações no topo, assim como no Mac. Criar barras de ícones transparentes através dos painéis sem ficar com aqueles "pedaços" opacos nos cantos. Muitas outras funções que eu sonho, mas esse não é o objetivo do tópico então vou parar por aqui :P
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 18:58 »
Isto se chama HCI (Human computer interaction)
o gnome tá quase chegando lá, como eu já disse uso o gnome desde o 0.X e ele era tão BBB quanto o KDE "Big Bloated & Beautiful" e hoje gosto da simplicidade dele, com algumas exceções é lógico por isto continuo usando meu browser com mais opções "galeon" e existe uma aplicação que faz as opções avançadas aparecerem, é só buscar aqui no fórum, se quiser uma interface amigável para tal senão vai de gconf mesmo.
simplicidade é muito bom eu uso os recusos mais avançados sem rpoblemas, mas uma pessoas que nunca usou o micro, minha filha por exemplo adora o gnome justamente por causa desta simplicidade.

Belushi

  • Visitante
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 20:57 »
O pessoal lá do planeta tava discutindo isso.

http://blog.ogmaciel.com/?p=82
http://kurtkraut.wordpress.com/2006/02/07/em-resposta-ao-ogmaciel-sobre-a-simplificacao-do-gnome/


Concordo com eles. Pois como mais uma opção para agradar todo mundo, os desenvolvendores do gnome poderiam colocar uma opção perguntando o nível do usuário e tal..

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 22:18 »
Um pouco antes de ler o artigo do OgMaciel tinha pensado nisso também, muitos programas incluem uma opção para exibir as opções avançadas do mesmo. O Gnome podia ser assim, talvez um único lugar para configurar isso e não de programa em programa.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Marcos Benedito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 10:43 »
Essa me parece uma boa solução, não sei se possível, ou se provável.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 13:09 »
Eu acho q perderiam muito tempo fazendo isso em vez de se preocupar com a facilidade de uso.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 16:02 »
Eu vi no planeta o post do OgMaciel e do kurtKraut, são muito imteressantes e podiam ser assim também.
  Assim o usuário poderia escolher o modo de operação do Gnome de acordo com o seu Perfil.
  "Também é difícil agradar a Gregos e Troianos".


Ubuntu User Nº:

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 16:11 »
Pois bem que eu gostaria que fosse como o xine(e alguns frontends da libxine exceto o totem)

Ter os níveis Iniciante, Médio, e Mestre do Universo (ehehe o melhor de todos dá pra configurar praticamente tudo dele)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 20:51 »
Com o lançamento do Windows Vista e das versões MacOS, a grande disputa é seu ambiente gráfico.Já estive visualizando uns gráficos em 3D, muito bonitos do novo SO da Microsoft, mas o linux também não ficará inferiorizado.

Sem duvidas quando o sr Linus Torvalds pensou no futuro do linux. Ele pensou em uma interface gráfica poderosa.
Vejam este video de apresentação . É linux, é da Novell e poderá vir no Suse.
 
http://www.linuxedge.org/videos/NLD_SLconf_3.avi
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Gnome -- simplicidade ao extremo
« Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 22:35 »
Esse Novell vai ficar muito bom mesmo, inclusive já foi comentado em outro tópico com todos os vídeos:
Preview do Novell Linux Desktop
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)