Autor Tópico: [duvida]montar /home em ntfs  (Lida 2631 vezes)

Offline Biguá

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
[duvida]montar /home em ntfs
« Online: 27 de Maio de 2008, 17:58 »
olá amigos ,

Eu sou novo nisso de linux, e queria saber se ,agora que a escrita em ntfs já é uma realidade , seria problematico usar o /home em uma partição ntfs ?


é que eu possuo todos os meus dados em uma big partição em ntfs e como pretendo manter o linux em dual boot com o windows.. achei que seria legal montar o home na mesma partição que estão meus documentos.

Grato qualquer ajuda.

Ps.: usei a busca , procurando por topicos com esse tema e não achei, mas caso este seja um assunto recorrente, por favor postem em reply o link.

Offline Alan Gurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: [duvida]montar /home em ntfs
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2008, 18:16 »
Pelo que entendi vc quer usar uma partição ntfs do windows como home do Linux, acho que não da para misturar, vc pode contudo usar sua /home do Linux formatada em NTFS, mas pq não em Reisefs com journaling?

Offline mano cazalet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: [duvida]montar /home em ntfs
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2008, 18:17 »
oi Biguá

seria sim bastante problemático, leia, impossível montar seu home em ntfs.
Ao mesmo tempo a escrita em partições ntfs é uma realidade sim.
E com a ajuda do utilitário no link também é realidade ler e escrever em suas partições linux (imagino que sejam ext3) a partir do windows: http://www.fs-driver.org/

vc tem várias opções legais:
1. deixar seus dados na partição big onde estão agora e ler esta partição a partir do windows e a partir do linux.
2. fazer uma /home grande em ext3 e transferir seus dados

também é bom fazer um /home separado de / (root), assim vc podera reinstalar, atualizar seu linux no futuro sem perder ou ter que mover seus dados.

Offline Biguá

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: [duvida]montar /home em ntfs
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2008, 18:50 »
Antes de mais nada, mto obrigado pelo reply super-rápido =)

Pelo que entendi vc quer usar uma partição ntfs do windows como home do Linux, acho que não da para misturar, vc pode contudo usar sua /home do Linux formatada em NTFS, mas pq não em Reisefs com journaling?

é ,exacto, essa partição não é a mesma onde o windows está instalado ( deixo ele numa outra, a parte ) e tanto o / qto o /home possuem partições proprias também, bem modestas em tamanho.
eu , sinceramente, não sinto segurança nos meus conhecimentos para migrar todos os meus arquivos para um sistema de arquivos que não possuo muita intimidade ( apesar de admitir a total superioridade do reisefs e afins ).

oi Biguá

seria sim bastante problemático, leia, impossível montar seu home em ntfs.
Ao mesmo tempo a escrita em partições ntfs é uma realidade sim.
E com a ajuda do utilitário no link também é realidade ler e escrever em suas partições linux (imagino que sejam ext3) a partir do windows: http://www.fs-driver.org/

vc tem várias opções legais:
1. deixar seus dados na partição big onde estão agora e ler esta partição a partir do windows e a partir do linux.
2. fazer uma /home grande em ext3 e transferir seus dados

também é bom fazer um /home separado de / (root), assim vc podera reinstalar, atualizar seu linux no futuro sem perder ou ter que mover seus dados.

Entom, fico meio receoso de usar esses drivers pra fazer o windows escrever em ext3... , sabe como é... acho q algo acabaria dando problema.... não confio no windows )
a idéia é , ao longo de algum tempo, ganhar intimidade com o linux e migrar definitivamente... após também matar alguns problemas de equivalencia de software ...

bão, mesmo assim vlw, acho ki vo manter mesmo as partições separadas

Brigadão pela resposta =)

Offline MadOrL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 146
  • Vc Sabia que Amanha hoje vira Ontem?
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: [duvida]montar /home em ntfs
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2008, 01:16 »
Vou te dar um dica q vai te ajudar.. aqui no meu comp eu configurei as partições assim:

Citar
orlando@orlando-desktop:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 250.0 GB, 250059350016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 30401 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x00020330

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1       17653   141797691    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2           17654       30401   102398310   83  Linux

Disco /dev/sdb: 40.0 GB, 40020664320 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x0000a0c5

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1   *           1        2550    20482843+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sdb2            2551        4717    17406427+  83  Linux
/dev/sdb3            4718        4865     1188810   82  Linux swap / Solaris
orlando@orlando-desktop:~$

Linux= O sistema está no sdb2 e o Home está no sda2
Windows= Instalado no sdb1 e alguns arquivos que compartilho no sda1
Meus arquivos= sda1 e sda2

A minha pasta de musicas e videos que está no sdb2 (NTFS) eu vou compartilhar nos dois SOs. No win mudei o destino da pasta meus documentos, minhas musicas, etc.
No linux eu fiz um link na minha pasta home para essa pasta e programei o fstab para montar essa partição automaticamente.
Entendeu? Se ficar uma duvida me avisa...

Exemplo de comando pro link
$ln -s /media/sda1/Musicas .

Kubuntu 15.04, amd64 e sempre atualizando
http://twitter.com/madorlando

Offline Biguá

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: [duvida]montar /home em ntfs
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2008, 09:19 »
Amigo, obrigado pela resposta =)

só que assim, eu admito,.. sou meio leigo nisso ainda, vc poderia ser um pouco mais detalhado , por favor?

Grato ^^