Autor Tópico: Rede doméstica Ubuntu x Ubuntu  (Lida 17833 vezes)

Offline ganon3d

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Rede doméstica Ubuntu x Ubuntu
« Online: 01 de Junho de 2008, 22:46 »
Sei que este é um assunto bastante simples para o pessoal aqui do fórum. Mas estou com dificuldades de encontrar algum tópico específico para este assunto no sistema de pesquisa.
Tenho 2 pcs ligados através de um hub, os dois com ubuntu 8.04. Preciso configurar uma rede para troca de arquivos entre eles.
Quando uma das máquinas estava com Windows XP, eu consegui configurar a rede pelo Samba. Mas agora com Ubuntu nas duas máquinas, não sei como fazer. Acredito que seja até mais simples.

Se alguém puder me dar uma força, agradeço muito.

Obrigado!
||Ganon3D||

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica Ubuntu x Ubuntu
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2008, 01:11 »
tem razão, é simples, o que vc precisa conhecer é sobre NFS, pra ser mais pratico, va no google e digite:
rede linux nfs
Logo na primeira pagina vc tira suas duvidas, tem exemplos de como montar compartilhamento, etc...
Depois, quando vc tiver mais duvidas, duvidas mais especificas, sobre montar compartilhamento, permissão de acesso, etc... vai postando que o pessoal vai te ajudando.
Como vc ja montou rede com samba, não vai ter dificuldade para entender quase que totalmente o NFS.
Mas qualquer duvida extra, poste aqui.
Abraço
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Rede doméstica Ubuntu x Ubuntu
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2008, 06:10 »
saiu um bom artigo no gdh sobre redes, servidor local, etc.... ve se ajuda...

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/servidor-rede-local-ubuntu/


obs:   sei que o legal é colar as dicas aqui e a ref..,,, mais são 8 paginas.... hehhe

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica Ubuntu x Ubuntu
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2008, 10:45 »
@lueneberg

Bom artigo. :) Já está nos bookmarks ... ;)

Danpos.

Offline ganon3d

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica Ubuntu x Ubuntu
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2008, 23:15 »
Olá pessoal! Obrigado pelas respostas.

Pois é, eu li o artigo sugerido, mas confesso que não consegui ir muito longe nele. Me perdi completamente na parte da montagem.
Também vi alguns artigos no google, mas ficou na mesma. ::)
A única coisa que consegui fazer foi instalar o nfs nas máquinas. (aliás, nem sei se é pra instalar nas duas ou em uma só... :( )

Eu segui este tutorial e fiz o seguinte:

- Alterei o ip das máquinas na configuração manual de rede. A máquina 1 com 192.168.0.1 e a máquina 2 com 192.168.0.2, ambas com máscara 255.255.255.0.

- Na máquina 2, criei a pasta /media/rede1 para compartilhar. E adicionei ao /etc/exports a seguinte linha: /media/rede1 *(rw,sync,no_root_squash)
Então, iniciei o servidor com: sudo /etc/init.d/nfs-kernel-server start

- Agora chegou a montagem. Na máquina 1, criei a pasta /media/rede e tentei montar a pasta compartilhada da máquina 2 com: sudo mount 192.168.0.2:/media/rede1 /media/rede
Ele me retornou um erro interno.
Depois, tentei mudar o ip no código acima, assim: sudo mount 192.168.0.1:/media/rede1 /media/rede
E ele me disse que o acesso estava negado.

Conclusão, estou perdidinho. Tateando no escuro.  :D

Espero poder contar com a ajuda do pessoal aqui. Não deve ser tão difícil...Só preciso entender melhor o processo. ;)

Obrigado.

Um abraço a todos!
||Ganon3D||

Offline jefferson Andre da Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
    • Xcomp informática Ltda
Re: Rede doméstica Ubuntu x Ubuntu
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2008, 09:26 »
Ola,

Verifica se vc criou as pastas no segundo terminal ( ja que esta tudo funcionando no primeiro )

Verifica se o ip + netmask estao no mesmo "tipo" do servidor

Verifica tmb se no servidor vc determinou varias maquinas 192.168.0.* ou apenas 192.168.0.100

Abraços

Offline ganon3d

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica Ubuntu x Ubuntu
« Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2008, 14:29 »
Consegui! ;D

Parece que o problema era a confusão que acabei criando, por causa da minha total inexperiencia sobre o assunto. Quando organizei melhor as coisas, consegui alcançar o meu objetivo.  :)
Vou fazer um passo a passo e deixar aqui, para o caso de outras pessoas se depararem com a mesma dúvida. Peço aos usuários mais experiente, por gentileza, me corrijam se houver algo incorreto.

Vamos lá!

1- Tenho o NFS instalado nas duas máquinas.

2- Máquina 1: selecionei uma conexão por fios, desabilitei o modo Hoaming da rede e configurei um IP Estático com o número 192.168.0.100 e este gerou uma Máscara de sub-rede com o número 255.255.255.0
Os servidores DNS desta máquina são: 200.204.0.10 e 200.204.0.138

3- Máquina 2: selecionei uma conexão por fios, desabilitei o modo Hoaming da rede e configurei um IP Estático com o número 192.168.0.200 e este gerou uma Máscara de sub-rede com o número 255.255.255.0
Os servidores DNS desta máquina são: 200.204.0.10 e 200.204.0.138

4- Na máquina 1, criei a pasta rede1 em /media para fazer o compartilhamento. E editei o arquivo exports ( sudo gedit /etc/exports ), adicionando a ele a linha: /media/rede1 *(rw,sync,no_root_squash)

5- Então, iniciei o servidor com: # sudo /etc/init.d/nfs-kernel-server start

Ele me retornou essa resposta:

Citar
* Exporting directories for NFS kernel daemon...                               exportfs: /etc/exports [1]: Neither 'subtree_check' or 'no_subtree_check' specified for export "*:/media/rede1".
  Assuming default behaviour ('no_subtree_check').
  NOTE: this default has changed since nfs-utils version 1.0.x

                                                                         [ OK ]
 * Starting NFS kernel daemon                                            [ OK ]

6- Na máquina 2, apliquei o comando mount: #sudo mount 192.168.0.100:/media/rede1 media/rede2

Bingooo!! Na hora apareceu o ícone de um HD na área de trabalho, chamado rede2. Todos os arquivos colocados na pasta (hd) rede2 da máquina 2, aparecem também na pasta rede1 da máquina 1 (servidor) e vice-e-versa.

Obrigado a todos pela força! ;)

Abraços!
||Ganon3D||

Offline araguaiaonline

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • Prof. Neto
    • Ver perfil
    • Juvenal Silva Neto Web Site
Re: Rede doméstica Ubuntu x Ubuntu
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2008, 16:48 »
Só um acréscimo. Eu mantive a conexão por roaming nas duas máquinas pois é meu modem quem atribui IP e deu certo do mesmo jeito.
Utilizei o tutorial http://www.xjulio.info/blog/configurando-um-servidor-nfs-no-ubuntu-de-forma-simples

Também sou iniciante e estou achando ótimo usar linux.
Professor do Curso de Licenciatura em Computação
UNEMAT - Alto Araguaia

tiagomoc

  • Visitante
Re: Rede doméstica Ubuntu x Ubuntu
« Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2009, 14:15 »
saiu um bom artigo no gdh sobre redes, servidor local, etc.... ve se ajuda...

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/servidor-rede-local-ubuntu/


obs:   sei que o legal é colar as dicas aqui e a ref..,,, mais são 8 paginas.... hehhe


Muito bom esse artigo valeu messo eu tava precisando....

 ;D ;D

Offline locoporweb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica Ubuntu x Ubuntu
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2009, 21:24 »
Não existe uma maneira fácil de configurar rede ubuntu x ubuntu? Tenho 4 pcs todos com ubuntu, e não quero ip estático!
Deve haver uma forma simples como o samba que é só instalar!

Offline Dadão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica Ubuntu x Ubuntu
« Resposta #10 Online: 07 de Setembro de 2009, 12:49 »
Ola Ganon tranquilo...

estou com o mesmo problema que o seu anteriormente, na maquinq 1 tudo bem, minha dificuldade esta em montar no pc 2 o compartilhamento, mesmo seguindo seus passos, o erro agora e o seguinte:

 mount.nfs: unrecognized mount point media/rede2

por acaso voce teve este mesmo erro e se sim por favor o que fez para resolve-lo...

muito agradecido, Marcos.