Autor Tópico: reinstalação de windows; particionamento que deu erro!!!  (Lida 2201 vezes)

Offline veganbas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
reinstalação de windows; particionamento que deu erro!!!
« Online: 30 de Maio de 2008, 00:51 »
Oi gente eu burralda cometi algumas pequenas besteiras no micro. Meu ubuntu nao queria mais saber de  funcionar pq estava sem memória.

Tentei reparticionar pelo windows, através de um programa chamado 7tool ou algo assim, onde tentei diminuir a partição do ruindows e aumentar a do ubuntu . Pois bem, deu erro e fiquei sem o ubuntu e sem o windows. Após algumas tentativas consegui apagar alguns arquivos via root e meu ubuntu voltou a funcionar. Porém, sem internet. Será que tem algo a ver com a falta do windows, que foi pro espaço?

Alguém sabe como me ajudar, pois tenho arquivos importantes no windows...Será que se eu reinstalar o ruindows tem perigo de dar erro no ubuntu? Conseguirei recuperar meus arquivos normalmente? E como voltar a funcionar a internet no ubuntu?

Agradeço desde já,

bjos


Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: reinstalação de windows; particionamento que deu erro!!!
« Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2008, 20:22 »
Se reinstalar o XP pode perder o ubuntu, dependendo de como o instalador reconheça o hd, vc pode tanto reinstalar o xp e perder o boot, sem que nenhum sistema funcione, vc pode não perder o boot e o windows xo subir, mas dar uma tela azul no meio do boot e reiniciar, e também pode perder os dados pois ele pode não aceitar a reparação, pois não vai achar o windows para reparar e vai lhe obrigar a criar outra partição e formata-la para a instalação, causando a perda dos dados, isso é comum quando aumentamos ou diminuimos a partição utilizando programas de gerenciamento de disco. e ai só vai aumentar o problema. por isso seguimos a ordem de instalar o windows e depois o linux, nunca o inverso.
A internet no ubuntu não tem nada a ver com o problema no windows, vc deve ter perdido algum parametro de configuração, refaça a conexão e tente novamente, se não der certo, poste aki qual o erro que da para ter uma ajuda mais especifica.
Diga também qual o serviço que utiliza para se conectar, speedy, virtua, conexão discada, velox, ajato, etc...
como o ubuntu esta funcionando, comece a fazer o backup dos dados que estão no windows, comece a grava-los em dvd, cd, pendrive, mp4, o que vc tiver em mãos e prepare-se para a possivel necessidade de ter de recomeçar tudo do zero, instalando o windows e depois o linux, ou utilizando maquinas virtuais para não ter mais problemas como esse.
Poste no forum uma duvida e sugira recomendações quando precisar fazer algo tão delicado sem o conhecimento necessário, o forum é mais util quando as pessoas postam antes de tomar uma atitude incorreta, como a que vc tomou, utilizando um software do qual não sabe nem o nome, vc deu sorte, podia ter perdido tudo.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline veganbas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: reinstalação de windows; particionamento que deu erro!!!
« Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2008, 21:18 »
Oi raidicar...obrigada pela ajuda...na verdade pesquisei em forums antes de tentar reparticionar, todos que tentaram afirmaram obter sucesso...

Ontem tentei reinstalar o windows na mesma partição, o que não foi possível. Tive que pegar um "resto" de partição de 2 gb e tentar instalá-lo, a princípio deu certo porém acabei desistindo no meio do caminho por medo de perder os arquivos do linux.

Reinstalei o grub, com o ubuntu tá tudo certinho...somente a internet apresenta esse defeito e também gravador de dvd que não funciona, o que me impossibilita de fazer um backup. Lê normalmente os dvd´s, porém ao gravar com qualquer programa (k3b ou gnomebaker), ele grava e conclui, mas ao ler essa mesma mídia posteriormente acusa como blank dvd.

Pelo live ubuntu aparecem as configurações certinhas, ip,s e link do virtua, mas ainda assim não foi possível abrir o firefox ou estabelecer qualquer outra forma de conexão.

PS - a partição na qual se encontrava o windows não conseguiu ser reconhecida pelo próprio windows na hora de instalar, será que é possível fazer backup dos arquivos via linux? como?

Grata


Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: reinstalação de windows; particionamento que deu erro!!!
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2008, 19:08 »
somente a internet apresenta esse defeito e também gravador de dvd que não funciona, o que me impossibilita de fazer um backup. Lê normalmente os dvd´s, porém ao gravar com qualquer programa (k3b ou gnomebaker), ele grava e conclui, mas ao ler essa mesma mídia posteriormente acusa como blank dvd.
Ok, remova esses programas e reinstale ou instale um terceiro e teste, pode ter algo errado em algum arquivo e com a remoção e reinstalação, pode resolver. Faça o teste e poste o resultado

Pelo live ubuntu aparecem as configurações certinhas, ip,s e link do virtua, mas ainda assim não foi possível abrir o firefox ou estabelecer qualquer outra forma de conexão.
Virtua, as vezes, é uma novela, muita gente consegue se conectar reiniciando o modem, o computador, invertendo a ordem de reinicio, e vai, e vai, depois de umas 10 vezes pega e nunca mais da problema, o que pra mim não tem lógica, vc pode ligar na virtua e pedir para verificar, as vezes precisa informar que trocou de placa de rede para acertar novamente a conexão entre a placa de rede e o modem. Mas acredito que outras pessoas no forum podem lhe ajudar mais sobre isso, não uso virtua, então, o que sei é só o que ouvi. Sei que não tem nada a ver com a perda do windows e a prova disso é o live cd não funcionar.

PS - a partição na qual se encontrava o windows não conseguiu ser reconhecida pelo próprio windows na hora de instalar, será que é possível fazer backup dos arquivos via linux? como?
Pois é, foi o que lhe disse, ao mexer na partição do windows, algo deu errado ou não foi bem sucedido, a culpa provavelmente foi do software utilizado, o que ocorre é que agora, ao instalar o windows, ele não reconhece mais a sua partição, mostra ou como Espaço em branco ou como Espaço desconhecido e ao selecionar a partição, ele só mostra a opção de formatação e não mostra a opção de reparação, isso não tem mais concerto, não conheço ninguém que tenha reparado tal erro.
Se o linux abre a partição windows, faça o backup em pendrive, mp4, outro hd, etc... Se não puder, então, leve seu hd e tente no computador de alguem com windows xp para ler essa partição, apesar de que eu duvido que o xp possa ler uma partição que o linux não conseguiu, se nada disso for possivel, então, perdeu!
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline veganbas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: reinstalação de windows; particionamento que deu erro!!!
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2008, 21:20 »
Raidicar, obrigada pela paciência :-)


A internet já está funcionando, só foi necessário incluir os IPś e link do virtua. Depois, quando tiver mais tempinho e paciência, tento reinstalar os programas de gravação de dvd.

Quanto a fazer backup da partição do windows, como posso fazer isso...enxergar e gravar esses arquivos? Desculpe, sou totalmente iniciante no linux, não sei NADA.
« Última modificação: 03 de Junho de 2008, 08:30 por veganbas »

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: reinstalação de windows; particionamento que deu erro!!!
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2008, 02:45 »
No seu ubuntu, ao clicar em LOCAIS no menu na barra de tarefas, ele deve mostrar os volumes no computador, vai estar como "Midia de 15 GB", ou "Novo Volume", algo assim e quando clicar nele, ele vai abrir o volume, que deve se tratar do hd onde esta instalado o XP.
Um icone de atalho deve ser adicionado a sua area de trabalho ao clicar nesse item, para acessar de forma mais rapida o HD, depois disso pode copiar o que quiser de dentro dele para o linux, ou para um pen drive, mp4...
Ao plugar um pendrive ou mp4, um atalho a sua area de trabalho também é adicionado, então, basta copiar os dados do HD com o XP cujo o atalho esta na area de trabalho para um pendrive ou mo4, cujo atalho também esta na area de trabalho, ou gravar um dvd após reinstalar o k3b...
O que achar mais pratico.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.