Autor Tópico: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager  (Lida 9031 vezes)

Offline mlrmelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Online: 03 de Junho de 2008, 16:44 »
Estou com o seguinte problema ao acessar o Synaptic e o update-manager:
  • Quando clico no menu para abrir o Synaptic, normalmente ele inicia, aparece na barra de tarefas e depois fecha sem dar expicação. Depois de tentar por 3 ou 4 vezes ele finalmente abre (sem pedir a senha do root). Quando chamo pelo terminal (com sudo antes) ele funciona bem, mas às vezes pede a seha do root outras não (vai direto)!
    Quando clico no ícone de atualização do sistema, ou chamo o update-manager pelo menu, ele abre e me mostra as atualizações disponíveis. entretanto, quando mando atualizar ele trava (não pede a senha e não sai mais dali). Aí, tenho que matar o processo pelo terminal. Às vezes ele funciona, mas é raro e não tem motivo pra funcionar ou deixar de funcionar; é sorte, mesmo! Quando chamo pelo terminal (com sudo antes) funciona bem.
OBS: Este problema está acontecendo em todas as máquinas onde foi instalado o Ubuntu 8.04
Alguém pode me dar uma explicação de como resolver esse problema? Será um bug desta versão?

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2008, 17:06 »
Deve ser problema entre os programas em questão(Desconfiómetro, não é certeza), pois ambos necessitam da TRAVA para gerenciar pacotes.
Teoricamente, digo teoricamente pois não tenho o update-manager e outros instalados no sistema.
ele colocou o lock em /var/cache/apt/archives, isto trava o diretório
impedindo que o synaptic funcione e vice-versa(o update-daemon fica rodando direto, assim que o painel é carregado), quando você abrir o synaptic pela primeira vez, experimente olhar se o diretório está travado, ao apagar o arquivo lock ele vai abrir sem problemas.
isto serve para o apt também, já que todos utilizam o dpkg.

espero que alguém te ajude a resolver, pois realmente desde que surgiu o update-manager e outras aplicações "facilitadoras", eu sai removendo uma por uma porque vivia sofrendo com estes problemas sem necessidade, já que sempre optei pelo synaptic/apt-get pois prefiro instalar/atualizar o que eu quero e não me custa nada verificar a atualizações manualmente.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,8015.msg48136.html#msg48136

Bom amigo arsolto, eu entendo você mas tornar o ubuntu mais windows "é o que já está acontecendo"
além de deixá-lo pesado e com aplicações que praticamente fazem as mesmas coisas quer ver exemplos
hoje temos 3 ou 4 aplicações que fazem o mesmo que o apt-get introduzindo mais complicação do que facilicade, não sei vocês já pararam para observar mas temos o adicionar/remover programas, o seletor de linguagem, o update-manager que executam tarefas que podem muito bem ser feitas via synaptic "uma interface gráfica" da mesma forma, e o pior não são explicativos como vocês acham pq?

PS: Só para constar, após você digitar a senha do sudo, a aplicação ganha um tempinho não sei ao certo o tanto de minutos em que você pode abri-la sem precisar da senha novamente, no caso aí a maioria das aplicações que usam o dpkg neste periodo vão rodar sem pedir senha.
« Última modificação: 03 de Junho de 2008, 17:13 por Xterminator »

Offline mlrmelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2008, 10:27 »
XTerminator...

Fiz o que você falou (apagar o lock), mas não adiantou...
Não sei, não... Isso está me parecendo bug!!!
Quanto ao "tempinho" de "crédito" pra senha, parece que você está correto, pois nas vezes que ele não pediu senha, foram por acesso próximo ao acesso anterior (dois acessos em curto espaço de tempo)...
Entretanto, fiz o seginte teste:
  • chamei pelo terminal
;
  • fechei e imediatamente chamei pelo menu
Não funcionou!!!
Observei que o comando no menu é:
gksu /usr/sbin/synaptic (para o synaptic)
e
/usr/bin/update-manager (para o update-manager)
Será que é a maneira como eles são chamados?
Em ambos os casos, pelo terminal eu uso o sudo e não tenho tido problemas.
Chamei o synaptic pelo terminal usando o comando do menu e não deu problema... Não fiz o teste com o update-manager...
PS... O que é o update-daemon que você falou?

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2008, 10:53 »
Verifica se tu tens o gksudo

gksudo /usr/sbin/synaptic

Lá vem eu com minha idéias ridículas, verifica se existe um link para o synaptic
em /usr/bin

ls -l /usr/bin/synaptic

se não existir o problema de ele não abrir pelo menu pode ser este, pois
quem abre as aplicações pelo menu é o usuário comum que não tem acesso a /sbin e /usr/sbin que são diretórios de comandos administrativos.

O update-daemon pelo que me lembro
dê uma olhada pois não tenho ele instalado.
em
Sistema->Preferências->Sessões
você pode observar que ele fica rodando em segundo plano
pois ele verifica as atualizações, ou seja de vez em quando rsrs
você está rodando um apt-get update através dele, para que as últimas atualizações se tornem disponíveis.
logicamente ele é mostrado na bandeja enquanto faz isto, e você fica impedido de usar outro programa como o synaptic.


« Última modificação: 04 de Junho de 2008, 11:08 por Xterminator »

Offline mlrmelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2008, 13:12 »
Acho que estamos chegando lá...
  • tenho o gksudo instalado
  • não tinha o link simbólico
  • criei-o
  • tentei executar pelo menu, mas não adiantou...
  • quando executo no terminal igual ao menu, funciona (gksu...); tentei com gksudo, não funcionou na primeira vez, mas funcionou depois;
  • verifiquei e descobri que o gksudo é um link para gksu que está no mesmo diretório

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2008, 14:13 »
Faça um teste, adicione o lançador que não funciona ao painel clicando com o botão direito->adicionar ao painel.
depois altere as propriedades dele, e no comando coloque gksu synaptic ou gksu /usr/bin/synaptic e veja se funciona, eu hein que coisa de doido, vai ficar pior se assim funcionar rsrs.


PS:Já experimentou reinstalar os pacotes que estão dando problemas?

« Última modificação: 04 de Junho de 2008, 14:19 por Xterminator »

Offline mlrmelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2008, 13:28 »
Pois é, Xterminator...
Parece ser bug, mesmo.. e dos grandes...

Ontem, fiz o que você sugeriu:
  • Coloquei no painel e não funcionou;
  • Removi e reinstalei. funcionou ontem, mas hoje, não funcionava mais...
Então, segui para uma outra linha:
Já que pelo terminal funcionava, mudei o menu para "aplicação no terminal" e substitui o "gksu" por "sudo" no synaptic e acrescentei "sudo" no update-manager. Agora está funcionando (pelo menos por enquanto). Só abre a tela do terminal junto, mas isso é o de menos...

Só um detalhe:
Quando removi o synaptic, também foram removidos junto com ele:
  • o update-manager (gerenciador de atualizações);
  • o update-notifier (daemon);
  • o gnome-app-install (adicionar e remover);
ao reinstalar, estes aplicativos não foram reinstalados juntos; tive de reinstalá-los um a um...

Offline ClayTronpical

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2008, 01:27 »
Também instalei o Ubuntu 8.04 e tive esse problema com os programas que utilizavam o gksu ou gksudo para serem executados.
Percebi que logo quando acabei de instalar o sistema tudo funcionava muito bem e o problema surgiu depois de um tempo. Pesquisei bastante em fóruns e vi que muitas pessoas tiveram o mesmo problema, e quando em uma das várias tentativas fazendo uma alteração no /etc/hosts , foi batata... resolveu.

Alterei o meu /etc/hosts que estava assim nas suas linhas iniciais:

Código: [Selecionar]
127.0.0.1 localhost
127.0.1.1 NOME_DA_MAQUINA.ALGUMA_COISA

Para:

Código: [Selecionar]
127.0.0.1 localhost
127.0.1.1 NOME_DA_MAQUINA

Lembrando que "NOME_DA_MAQUINA" e "ALGUMA_COISA" são respectivamente o nome que defini pra minha máquina durante a instalação do sistema e o nome do "domínio" que configurei logo depois em Sistema > Administração > Rede > Geral.
Tudo indica que foi depois de ter configurado o domínio é que o problema começou, só que logo depois eu retirei a máquina do domínio e as configurações do /etc/hosts não sairam de lá, aí quando concertei o /etc/hosts na mão os gksu e gksudo da vida voltaram ao normal... Nem me perguntem porquê isso acontece.

Espero ter ajudado.
Té mais.

Offline abrunazo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
    • Página do Amílcar
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2008, 09:31 »
Eu tinha tido este problema e foi resolvido.
Veja em:
 http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36116.0.html

Como o Clay disse, o problema surge ao dar um nome ao domínio durante a instalação.

Basta apagar o domínio na segunda linha do arquivo etc/hosts
Amílcar Brunazo Filho - Santos, SP
moderador Fórum do Voto-E <http://www.votoseguro.org>

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2008, 13:57 »
Também instalei o Ubuntu 8.04 e tive esse problema com os programas que utilizavam o gksu ou gksudo para serem executados.
Percebi que logo quando acabei de instalar o sistema tudo funcionava muito bem e o problema surgiu depois de um tempo. Pesquisei bastante em fóruns e vi que muitas pessoas tiveram o mesmo problema, e quando em uma das várias tentativas fazendo uma alteração no /etc/hosts , foi batata... resolveu.

Alterei o meu /etc/hosts que estava assim nas suas linhas iniciais:

Código: [Selecionar]
127.0.0.1 localhost
127.0.1.1 NOME_DA_MAQUINA.ALGUMA_COISA

Para:

Código: [Selecionar]
127.0.0.1 localhost
127.0.1.1 NOME_DA_MAQUINA

Lembrando que "NOME_DA_MAQUINA" e "ALGUMA_COISA" são respectivamente o nome que defini pra minha máquina durante a instalação do sistema e o nome do "domínio" que configurei logo depois em Sistema > Administração > Rede > Geral.
Tudo indica que foi depois de ter configurado o domínio é que o problema começou, só que logo depois eu retirei a máquina do domínio e as configurações do /etc/hosts não sairam de lá, aí quando concertei o /etc/hosts na mão os gksu e gksudo da vida voltaram ao normal... Nem me perguntem porquê isso acontece.

Espero ter ajudado.
Té mais.


ClayTronpical, vc realmente acertou, esse problema ocorre ao mudar o dominio da maquina. Penei bastante com isso a um tempo atras, quando nem o sudo funcionava direito, na verdade até o comando sudo su dava erro e pra logar como root tinha de digitar sómente su, o que pra mim era terrivel, pois o costume do sudo su nunca foi embora, quando penso, já digitei.....

Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline mlrmelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2008, 09:44 »
Raidicar...
Acabei de fazer a modificação que você sugeriu...
Por enquanto está funcionando...
Vamos ver por quanto tempo...
Acho que você descobriu o problema, mas diga-me:
Eu nãofiz alterações no domínio... isso apareceu "sozinho"... Só se foi quando eu usei o "smb://" e mandei guardar as informações. Nesse caso, não deveria ser considerado um bug do gksu, uma vez que, pelo que parece, se a máquina estiver em algum domínio o gksu não funciona? A quem reporto esse problema?

De qualquer forma... MUUUUIIIIITTTOOOO OOOOOBBBBRRRIGGGAAADDOOOOOOOOOO!!!!!!!!!
Já não agüentava mais....

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2008, 11:52 »
Eu achei interessante esta provável solução, aliás, se realmente for isto é um bug que teoricamente já deveria estar resolvido, ressalto que não tenho problemas com este arquivo, e nunca tive.
http://lucasarruda.wordpress.com/2007/03/22/dica-problema-de-desempenho-edgy-e-feisty/
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gnome-desktop/+bug/94048
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gnome-session/+bug/26419
« Última modificação: 09 de Junho de 2008, 11:54 por Xterminator »

Offline mlrmelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #12 Online: 09 de Junho de 2008, 14:21 »
É, pessoal...
Parece que o há vários problemas ocasionados pelo mesmo arquivo: /etc/hosts. E pelo jeito a coisa é antiga (vejam os links postados pelo XTerminator)...
Alguém sabe onde se pode reportar bugs (se isso não é bug, então não sei mais o que é..) para serem corrigidos?

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Problema ao abrir o Synaptic e o update-manager
« Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2008, 05:29 »
mlrmelo o dominio não apareceu sozinho, ele foi adicionado, porém, não foi manualmente, vc não entrou no arquivo e o adicionou, mas ele apareceu la em algum momento, quando estava mexendo com o samba, fazendo algo com a rede e, dependendo, automaticamente, o arquivo hosts foi alterado.

Existem muitas coisas que podemos fazer e que muda o arquivo hosts e, se existe um bug, não é no fato dos comandos não funcionarem direito ao mudar o hosts, pois não devem mesmo, e sim, no fato de nós fazermos algo e o arquivo sofrer alteração sem que sejamos informado.

Mudar o arquivo hosts em algum caso é necessário, mas ai, fazemos uma série de alterações para que o sudo funcione corretamente.

Acredito que seja preciso rever a proteção do arquivo hosts, mas acredito que isso já esteja sendo revistos, pois estão recebendo muita reclamação.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.