Autor Tópico: Memória e atualizações  (Lida 2076 vezes)

Offline RicardoMonteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Memória e atualizações
« Online: 02 de Junho de 2008, 09:30 »
Bom dia Pessoal

Sou novo no mundo linux e principalmente no Ubuntu. Instalei a versão 8.04 no meu notebook (Toshiba) e preciso fazer algumas alterações e não sei como.
Uma coisa que identifiquei é que a minha máquina tem 4Gb de memória e no monitor do sistema só aparece 3 Gb. Por quê?
Onde eu aumento a área de swap? Eu preciso modificá-la para instalar o Oracle.
Qual é a atualização que preciso fazer para que o Ubuntu "veja" as redes sem fio? Consegui fazer a conexão na minha casa na mão !
Fiz a instalação como um programa do windows, e gostaria de saber como aumento a área de destinei à essa instalação.
Gostaria de saber também como instalo aquelas interfaces mais bodosas, como as janelas de lado, o cubo, etc.

Obrigado
Ricardo

Offline leoroots

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Memória e atualizações
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2008, 18:42 »
Cara, sobre a memória especificamente, o S.O. não reconhece pois você deve ter instalado o x86 (32 bits) e eles reconhecem no máximo de 3 a 3,4 Gb.

No link abaixo tem uma explicação melhor que a minha mas se você pretende visualizar os 4 Gb ou mais vc deve instalar um S.O de 64bits (isso se o seu processador for dessa arquitetura).

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/05/28/por-que-meu-pc-nao-mostra-toda-a-memoria-que-esta-instalada-nele/

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Memória e atualizações
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2008, 19:39 »
o loco Ricardo, quanta coisa ;)

Primeiro - aumentar a area swap? vc nem devia ter isso, ainda mais aumentar!!! isso é pra quem tem pouca memória, com mais de 512M de memória, a swap nbem sequer será utilizada, vc devia é retira-la, só ocupa espaço em disco. Swap para o oracle???

Segundo - como dito pelo companheiro leoroots, só com um sistema 64 bits para ver sua memória total, mas o sistema 64 bits tem uma limitação com relação a determinados aplicativos que só funcionam em sistemas 32 bits, então, ao mudar para um sistema 64 bits, tenha em mente que determinado programa do qual não pode viver sem pode simplesmente mão rodar.

terceiro - com relação as redes sem fio tem de ver se o linux da suporte ao seu dispositivo sem fio, se o ubuntu não reconhecer, tem de ver se existe driver disponível, tem de ver se seu sistema esta atualizado e, por fim, as redes sem fio perto de vc estarão disponiveis, mas pra começar, qual o modelo da sua wireless?

Quarto - Vc esta dizendo que fez a instalação do linux dentro do windows, isso? via wubi? e agora quer redimensionar a partição?

quinto, para instalar o cubo, vc precisa instalar o compiz fusion, como fazer isso vc acha facil no google e aqui no forum.
Vc instala via apt-get, EX:
no terminal digitando: sudo apt-get install -y compizconfig-settings-manager
depois veja na internet manuais e tutoriais para configurar os efeitos, o cubo, transparencia, etc...
Instale também o emerald: sudo apt-get install emerald
Para baixar os temas, a varios sites na internet, ex: gnome look, la tem temas gtk para baixar (mudam as cores, janelas, icones...), basta depois de baixar ir em SISTEMA / PREFERENCIA / APARENCIA e la, instalar o tema que baixou e seleciona-lo.

Recomendo também que crie topicos especificos para cada duvida ou problema, se fizer um saladão em um tópico só com seis ou mais questões, vai ficar sem algumas respostas e seus tópicos não vão ajudar muito outras pessoas.

Um abraço.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline RicardoMonteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Memória e atualizações
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2008, 11:01 »
Obrigado leoroots e raidicar pelas dicas e pela sugestão a respeito das próximas dúvidas.

A minha máquina não sei se é de 64 bits. É um Core2Duo de 1,6mhz. Ela veio originalmente com Windows Media Center (argh!)

A área de swap é necessária para a instalação do Oracle.

A instalação foi feita via wubi sim. O máximo que o instalador permite é 30Gb nesta partição. Se eu precisar aumentar, como eu faria?

Eu consegui através de uma dica do forum conectar na rede sem fio de casa, mas no escritório o ubuntu não "enxerga" as redes. As redes normais não houve problema. Talvez uma atualização do gerenciador de redes não sei. Esta é a segunda vez que instalo o ubuntu (via wubi). Na primeira, baixei todos os pacotes atraves do gerenciador de atualizações e fui instalando.... Aí identifiquei um problema de teclado (ç). Ainda na primeira instalação, o Ubuntu enxergou algumas redes sem fio, mas aquela da empresa não (rs). Nesta instalação, não instalei nem atualização e estou procurando no fórum uma lista de coisas que realmente são importantes. Por exemplo, jogos não é algo que me interessa à princípio. No manual que vem instalado não encontrei muita coisa não. Por exemplo, o teclado do meu notebook é ingles e o ubuntu em português. Consegui configurar. Funcionou. Quando carrego, ele não funciona. Tenho que ir Preferencias -> Teclado, selecionar o que já deveria estar selecionado e fechar. Aí funciona. Acredito que isto seja salvo em algum arquivo. Em qual? Então a única alternativa é mesmo o fórum... e agradecer a pessoas como vcs que entendem que um iniciante não sabe muita coisa mesmo, por mais óbvio que isso possa parecer...

Mais uma vez obrigado pelas explicações

abraços,
Ricardo

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Memória e atualizações
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2008, 03:52 »
para o teclado:
no terminal digite:
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
na tela que abrir, altere as seguintes opções:
Option      "XkbModel"   "abnt2"
Option      "XkbLayout"   "br"
substitua abnt2 por pc105
substitua o br por intl
reinicie o x ou reinicie o ubuntu e teste, o teclado deve se manter em ingles internacional ao iniciar.

para o core2duo - Sim, ele é 64 bits, mas seu Ubuntu é 32 bits e é esse ubuntu de 32 bits que lhe mostas 3gb de memória, sua máquina reconhece os 4gb de memória, seu sistema, não. Vc pode instalar a versão 64 bits do ubuntu, mas é o que disse abaixo...

Com relação a reparticionamento, após varios problemas, desaconselho, não vou ajuda-lo pois não obtive muitos exitos, então, como não tenho uma formula 100% segura de reparticionar o disco sem perder dados, boot, etc... não dou nem dicas, deixo para outros tentar lhe ajudar com isso. Já tive muita dor de cabeça e é uma das coisas que mais evito fazer, apesar de existirem formulas que dizem ser seguras.

Se sua rede sem fio em casa aparece no ubuntu, se outras redes sem fio aparecem no ubuntu, não sei por que a do seu trabalho não aparece, tem que ver a rede com o administrador para saber se ela esta OK.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline RicardoMonteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Memória e atualizações
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2008, 09:08 »
Olá Raidicar.

Vou testar a sua sugestão do teclado.

Quanto à rede wireless, ela funciona normalmente... tem muita gente acessando... mas sempre via windows... Vou ver se encontro dentre as atualizações, algum pacote que deva atualizar o Network Manager... estou apostando que é um bugzinho nele.

Abraço,
Ricardo