Autor Tópico: Dúvidas sobre Python  (Lida 4613 vezes)

Offline rito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • http://www.rito.com.br
Dúvidas sobre Python
« Online: 26 de Setembro de 2006, 22:40 »
Amigos,
Estou com algumas dúvidas para definir uma linguagem para utilizar. para o que preciso tenho a princípio 2 opções: .NET e Python, mas gostaria de utilizar o  Python, principalmente pra ter uma integração melhor com o Linux, porém alguns itens são importantes:

- procuro uma linguagem multiplataforma (linux e windows)
- linguagem para sistemas client/server e sistemas para Web
- o python é interpretado. Mas é possível utilizá-lo compilado ?
- existe alguma maneira de não deixar o código fonte aberto? (tanto para web como client/server)
- qual o modo de licenciamento do Python? Alguma maneira de criar um sistema e não precisar distribuir o código aberto? Algum meio por exemplo de licenciamento, onde uma % do dinheiro que eu arrecadar com a venda do software ajudar o projeto oficial ou algo do tipo?

Basicamente esses itens acima, seriam para um projeto que tenho de um sistema onde esse sistema funcionaria na internet (acesso via browser), e funcionaria também em sistema client/server, com acesso de softwares em desktop linux e windows, além de algumas acessando via front-end via browser. O client pagará um valor X de manutenção, e a opção é que ele não tenha acesso ao código fonte, tanto no software client/server, como no front-end via Web (site).

Além deste projeto em específico, pretendo definir umma linguagem única para desenvolver os projetos Web, alguns OpenSource, e programas GTK open também, contribuindo para a comunidade, mas pretendo desenvolver tudo em uma linguagem única.

Alguém com alguma idéia, sugestão ou comentário para me auxiliar em minhas idéias ?

Offline a13x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre Python
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2006, 11:23 »
não entendi muito bem...
vc está fazendo um projeto OpenSource, mas não quer deixar o código fonte aberto?

Eu utilizo C# com mono, e garanto que dá pra fazer tudo que vc quer
Mas se vc quiser trabalhar com uma linguagem mais fácil, eu recomento Ruby em vez de Python

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Dúvidas sobre Python
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2006, 13:58 »
eu acho python mais fácil de se aprender que ruby  ;D

python pode ser compilado sim, enquanto esse negocio de software fechado, não sei direito. Acho que não é uma boa  idéia

Offline rito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • http://www.rito.com.br
Re: Dúvidas sobre Python
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2006, 14:52 »
Essa do código fechado é apenas para 1 projeto. É exigência do cliente, pois ele colocará o sistema rodando em clientes e não quer que seus "concorrentes" tenham acesso ao código fonte.

Os demais projetos que pretendo fazer poderá ser em código aberto sem problemas.

para a Web, é possível estar compilado também, ou apenas interpretado ?

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre Python
« Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2006, 10:46 »
Eu nunca programei em Rubi, mas python é bem simples.
E sobre o python para a web, acho que tu vai poder tirar todas as tuas duvidas nesse site http://www.tchezope.org/

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre Python
« Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2006, 17:47 »

Citar
- procuro uma linguagem multiplataforma (linux e windows)
- linguagem para sistemas client/server e sistemas para Web
- o python é interpretado. Mas é possível utilizá-lo compilado ?
- existe alguma maneira de não deixar o código fonte aberto? (tanto para web como client/server)
- qual o modo de licenciamento do Python? Alguma maneira de criar um sistema e não precisar distribuir o código aberto? Algum meio por exemplo de licenciamento, onde uma % do dinheiro que eu arrecadar com a venda do software ajudar o projeto oficial ou algo do tipo?
Para arqutiectura cliente/servidor TCP (se é que percebi bem) recomendo python, para web recomendo php.
O python tambem faz pseudo-compilação em que gera os ficheiros .pyc que podem ser carregados mais rapidamente, mas é só isso, não altera o tempo de execução.
Provávelmente pode distribuir só os .pyc, não sei se é possível desassemblar deles.
Normalmente o modo de licenciamento da linguagem nada tem a ver com o licenciamento do que é programado na mesma, é o caso do python e da maioria das linguagens open source. Por isso sim podes fazer um programa "closed source" em Python.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu