... no meu notebook Tsunami o EEEUbuntu funciona perfeitamente ao contrário da versão standart 8.04. Não tive quaisquer problemas com drivers e instalando na partição NTFS, como ficheiro de windows o EEEUbuntu é rápido e eficaz...
slkslk,
Eu tenho um eeePC 1000H com HD 80 GB e usando XP. Estou pensando seriamente em colocar o eeeBuntu nele (se não der divórcio com minha esposa que o usa tanto ou mais que eu... he-he-he...).
Pelo que entendi de seu post, você instalou a última versão do eeeBuntu, lançada no final de dezembro, já com o Intrepid (8.10). É isto mesmo? Funcionou bem?
Além disso, você diz que ele roda na partição NTFS como ficheiro do Windows. Isto quer dizer que você o instalou com o Wubi, rodando sob o Windows? Se for isto mesmo, seria ótimo pois eu poderia fazer o mesmo no meu e aí não correria o risco do divórcio que citei aí em cima.
Um abraço e, antecipadamente, obrigado pela resposta.
No meu caso instalei no Windows Home, através do CD do eeeBuntu 8.10. Existe uma opção quando arranca esse cd no windows e que permite fazer a instalação como aplicação do windows. Dei um olhinho no Wubi de que fala e penso tratar-se do mesmo, mas não tenho a certeza. De qualquer modo, aos olhos do windows é uma aplicação normal, que pode ser desinstalada e que reserva o espaço no disco NTFS que seleccionar no momento da instalação.
Quanto à performance, não sei qual é o uso que dá à sua máquina, o meu uso é profissional na área de bases de dados e configurações de rede, com grandes necessidades a nivel de ram e processador e não tenho de me queixar (o meu eee é a 1800 Mhz e com 1000 Mb RAM). Se o uso for apenas doméstico, penso que não terá quaisquer problemas. Existe um pequeno atraso de velocidade relativamente à instalação normal, mas se necessita do windows como eu (no meu caso tenho aplicativos que só correm em windows) é uma solução excelente.
Quanto à sua esposa, garanto-lhe que não terá problemas. Provavelmente depois de o ver a trabalhar no eeeBuntu, deixará aos poucos o windows e aí poderá instalar apenas um sistema operativo. De qualquer modo, do ponto de vista do windows não afecta minimamente a performance, você é que fica a perder...
Além disso pode descansá-la de que se o eeeBuntu não estiver à altura da expectativa, a remoção é tão simples como qualquer outro aplicativo do windows.
Um abraço