Autor Tópico: mockup dock para widescreen  (Lida 2299 vezes)

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
mockup dock para widescreen
« Online: 08 de Junho de 2008, 13:15 »
olá pessoal, fiz uns mockups de como seria um dock ou painel para aproveitar melhor os monitores widescreen. infelizmente nao sou muito habilidoso com o gimp por isso ficaram meio feios. mas gostaria q v6 comentassem sobre o conceito.

em primeiro lugar, o objetivo deste dock é substituir qualquer outro dock horizontal no intuito de permitir q os aplicativos usem todo o espaço vertical. acho a coisa bem factível, mas infelizmente os applets do gnome nao sao adaptados para funcional em barras verticais.

meu mockup mostra um dock em seus tres estados, todos os tres sao independente entre eles, ou seja, cada um tem seus applets indepedentementes dos outros dois.
o primeiro estado é o "minimo". só aquela coisinha em um dos cantos da tela.(semi-transparente com auto hide ou sempre no topo, ao gosto do freguês).

Ele permite que os aplicativo usem todo o monitor e ao ser pressionado no centro, ele abre os menus(aplicação, locais, sistema). dependendo de sua posição na tela ao ser pressionado no canto superior abre o segundo estado do dock o "médio" e ao ser pressionado no canto direito abre o terço estado o "maximo".

estado minimo
http://i164.photobucket.com/albums/u8/spideryzarc/ubuntu/mockup1.jpg

o estado médio nao seria mais do que um awn otimizado pra funcionar na forma vertical, os lançadores de menus são tratados como icones (nada de textos verticais!!!)
http://i164.photobucket.com/albums/u8/spideryzarc/ubuntu/mockup2.jpg

já o estado maximo, por prover mais espaço permitiria a utilização de applets mais bacanas como um q mostrasse a mimiaturas de janelas em tempo real, a capa da musica q vc ta ouvindo, o grafico do processador, as outras areas de trabalho, clima, stacks,  etc.
http://i164.photobucket.com/albums/u8/spideryzarc/ubuntu/mockup3.jpg

a utilização do espaço 3 seria justificada pelo fato de que a maioria das coisas q fazemos no comp são configuradas no formato retrato e nao no paisagem, o q sempre causa um desperdício enorme das laterais do monitor. entao pq nao utilizá-lo pra ver algumas outras coisas?

quem quiser melhorar a ideia ...
; Linux is almost there!