Autor Tópico: Linux Mint elyssa 5 disponível|  (Lida 21370 vezes)

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #30 Online: 16 de Junho de 2008, 20:42 »
O Arch Linux é um pouco mais instável devido a filosofia de manter tudo atualizado, diferente do Debian que prioriza mais a estabilidade. Testei um pouco o Arch e apanhamos um pouco no começo, mas depois é um beleza. Mas ainda continuo no Ubuntu, porque no momento não estou tendo tempo para aprender a instalar tudo na unha. :)

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #31 Online: 17 de Junho de 2008, 09:34 »
O Arch Linux é um pouco mais instável devido a filosofia de manter tudo atualizado, diferente do Debian que prioriza mais a estabilidade. Testei um pouco o Arch e apanhamos um pouco no começo, mas depois é um beleza. Mas ainda continuo no Ubuntu, porque no momento não estou tendo tempo para aprender a instalar tudo na unha. :)

Boas
Alessandro vc tem o asus g1 não é? estou a pensar comprar o g2 mas gostava de saber como o linux com ele.
Pretendo usar arch e ou ubuntu e windows
Como o linux detectou o hardware? bem? Conseguiu arranjar drivers para tudo?
O seu modelo tem placa de tv, consegue usar no linux?

Desculpe o questionário, sou um bocadinho chato

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #32 Online: 17 de Junho de 2008, 11:12 »
Boas
Alessandro vc tem o asus g1 não é? estou a pensar comprar o g2 mas gostava de saber como o linux com ele.
Pretendo usar arch e ou ubuntu e windows
Como o linux detectou o hardware? bem? Conseguiu arranjar drivers para tudo?
O seu modelo tem placa de tv, consegue usar no linux?

Desculpe o questionário, sou um bocadinho chato

No Ubuntu funciona quase todos os componentes sem quaisquer configuração extra.

Vou listar aqui o que funciona só que precisa de configuração:
Oled, que é aquele visor que tem perto do teclado. Só precisa instalar um pacote para fazer funcionar.
A saída de tv eu vou testar hoje, pois ontem eu atualizei o driver da nvidia para o 173 e dizem que está funcionando.
O leitor não lê memory sticks da sony, só cartões sd.
O botão de ativar e desativar touchpad precisa de configuração extra.

Não sei se funciona, pois nunca precisei usá-los:
- Modem 56k
- Lightscribe
- Line-in e Line-out.
- HDMI
- Firewire
- PMPCIA

O resto do hardware funcionando sem problemas e sem quaisquer configuração: câmera, entrada e-sata, 5 botões do mouse, scroll do touchpad, teclas de atalho com fn, saída para fone de ouvidos, saída para segundo monitor (vga), resolução nativa (1680x1050).

Meu computador infelizmente (ou felizmente ;)) não possui placa de tv.

Tem uma wiki dedicado ao modelo g1s na internet: ensina como instalar Windows XP (pois originalmente, o note foi feito para Windows Vista), informações sobre a compatibilidade com várias distros Linux, mods e muito mais:

http://asusg1s.wikidot.com/
« Última modificação: 17 de Junho de 2008, 11:18 por alessandro_ufms »

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #33 Online: 17 de Junho de 2008, 13:38 »
Muito obrigado alessandro

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #34 Online: 17 de Junho de 2008, 15:27 »
Linux Mint - "O" Sistema Operacional

Acabei de testar, já instalei e estou fazendo a atualização neste momento.

Impressões iniciais
Fabuloso, soberbo, rápido até mesmo no LiveCD, realmente intuitivo, mesmo. Não testei quase nada, mas já utilizei a versão anterior e vou tentar fazer uma comparação e análise básica.

Pros
 - Mint Menu - Muito bem organizado, ficou ainda mais limpo e intuitivo.
 - Mint install - Poxa, procurar os programas no Portal Mint, no APT e ainda no GetDeb?? Soberbo! Excelência pura ;D
 - mintAssistant - Configure tranquilamente as configurações básicas do sistema.
 - mintBackup - Boa, Vou testar se precisar.
 - mintUpdate - Simples, intuitivo, fácil, explicativo, funcional e dinâmico
 - mintDesktop - Controle aspectos básicos do Desktop tranquilamente.
 - Ndiswrapper - Uma função que já vi muita gente reclamar que queria testar o Linux e a discada era aquela dor de cabeça, mais um item que torna o Mint ainda mais atraente.
 - Nautilus Actions - Checar o MD5 Sum, abrir qualquer lugar como Root e ainda poder dar upload em qualquer arquivo dentro do Nautilus apenas clicando com o botão direito do Mouse é uma verdadeira mordomia! ;D
 - EnvyNG - Vem por padrão, o que é ótimo, ainda não testei. Também vinha na versão anterior.
 - APTonCD - Sim, vou recomendar esta distro para qualquer pessoa que queira conhecer o GNU/Linux de agora em diante.
 - ADES - Advanced Desktop Effects Settings: Sim, ele mesmo, o Compiz Config Settings Manager por padrão.
 - SCCSM - O "irmão menor" do ADES, simples, limpo, intuitivo.
 - Flash - Vem por padrão como manda a tradição do Mint.
 - Java - Também vem por padrão como manda a tradição do Mint.
 -Codecs - Rode "tudo", sem dor de cabeça, sem trabalho.
 - GNOME Do - Essa pequena jóia vem por padrão no Mint.
 - Sistema Integrado - Até o Firefox tem um tema Mint e o logo mint nas pesquisas Google, você sente como se o Firefox fosse mais uma janela do Mint, o sistema todo te passa isso, essa integração :)
 - Aparência - Como diz o Logo do Linux Mint - "Da liberdade veio a elegância" e bota elegância nisso! ;D Todo o tema padrão é bonito, elegante e cativante à primeira impressão, o que ajuda na intuitividade do sistema.
 - Driver de vídeo - Além no EnvyNG, o Gerenciador de Drives Restritos está estrategicamente localizado no Painel. Mais fácil que isso só mamão com açúcar e mel xD
 - Grub Gráfico - Bonito, elegante e amigável GRUB gráfico.

Contras
 - ...
 - Bem, a posição do painel... os ícones Home e Computer na área de trabalho... o mint menu lembram muito vagamente o Windows™... bha, implicância minha :P Não tira em absolutamente nada o mérito da distro. E ainda que com estes aspectos insignificantes, o Mint é original e característico no quesito geral.
 - Tiraram o Amarok e colocaram o Rhythmbox no lugar (?). Poxa, podiam ao menos deixar o Exaile como segunda opção...

Conclusão
Só estou testando a uns 30 minutos, porém como já tenho experiência com a distro anterior, já vejo que evoluiu bastante em relação a mesma impressão que tive quando instalei a versão anterior. Agora vou testar no geral, estabilidade, fluides etc.

Recomendo a qualquer pessoa que goste ou tenha interesse em Software Livre e ou GNU/Linux. Essa Elyssa é maravilhosa :) Já conquistou um lugar no meu HD ao lado do meu Ubuntu ;D


Um abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 18 de Junho de 2008, 17:26 por kErNeL_sCrIpT »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #35 Online: 18 de Junho de 2008, 13:11 »
Só lembrando que eu não larguei o Ubuntu como podem ver no meu texto de perfil. Apenas dei mérito a essa excelente distribuição GNU/Linux. Está instalada juntamente com o meu Ubuntu.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #36 Online: 18 de Junho de 2008, 15:41 »
Resolvi baixar e ver o liveCD do Mint5, acabou que nem me lembrei que tinha aqui a versão 4.

Como já disse nesse tópico, ñ gosto daquele Mint Menu, no mais ñ reconheceu minha webcam e meu scanner, p/ conseguir achar onde fazia a conexão ADSL foi um parto p/ mim, e qdo consegui ñ consegui nada.
Procurei o setor de ajuda da distro. CADÊ?  >:(
Ah, também minha impressora ñ foi achada.  :o
Vem s/ opção de linguagem no liveCD.  :'(
Gnome todo remexido, até tentei fazer o painel superior, também ñ tive paciência p/ isso.
Pelo menos encontrou minhas partições e pude ver e escutar arquivos multimídia

É o seguinte, essas distros 'a la carte' c/ tudo dentro, pois ñ tem compromissos legais a serem respeitados, são até interessantes.
Mas convenhamos eles retiram coisas importantes como a AJUDA do liveCD, em detrimento das 'facilidades', entre outros quesitos de uns scripts que sei lá de onde vieram, etc...

Qdo começei a usar o Ubuntu, a 1 ano e meio atrás, baixei vários liveCDs de distros, c/ o tempo acabei ficando mais seletivo, mas agora vou pensando em parar c/ essa loucura, que ñ me leva a nada.
E só mesmo confirma a superioridade do Ubuntu, mesmo ele ñ sendo o supra sumo do mundo do Linux de todos os tempos, mas considerando vários fatores ele é s/ dúvida a melhor distro, como diz nosso amigo Pintinho em sua assinatura.
E olha que leio muito sobre todas as distros que vejo, e continua c/ minha tradicional opinião de preferência visível pelas distros ligadas a empresas, seguidas das técnicas ligadas a Fundações e Universidades, essas um dia quem sabe ñ me animo a experimentar.

Ñ estou tirando o incentivo de se pesquisar outras distros, acho isso louvável, mas chega um ponto que cansa.

P/ finalizar, de todas as distros e foram várias que testei o liveCD, somente 2 além de reconhecerem meu hardware total/ ñ me trouxeram dores de cabeça p/ conectar a Internet, entre outras coisas: Ubuntu e BigLinux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #37 Online: 18 de Junho de 2008, 16:35 »
Boa reflexão rjbgbo.
Realmente, do Ubuntu não consigo largar mais nem querendo hehehe, e já estou quietando também, chega de experimentar distros hehehe, acho que já testei mais de vinte já, perdi a conta depois da décima segunda :P
Mas o Mint eu realmente gostei e recomendo, apesar do Ubuntu ser o carro chefe pra mim.
O segmento GNU/Linux aliado ao apoio de empresas e fabricantes de Hardware é muito promissor, lembram do Netbook? Resultado da parceria Intel™ - Canonical. E Dell™ - Canonical™? Pois é, que venham as parcerias :)
« Última modificação: 18 de Junho de 2008, 16:37 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #38 Online: 18 de Junho de 2008, 16:41 »
Resolvi baixar e ver o liveCD do Mint5, acabou que nem me lembrei que tinha aqui a versão 4.

Como já disse nesse tópico, ñ gosto daquele Mint Menu, no mais ñ reconheceu minha webcam e meu scanner, p/ conseguir achar onde fazia a conexão ADSL foi um parto p/ mim, e qdo consegui ñ consegui nada.
Procurei o setor de ajuda da distro. CADÊ?  >:(
Ah, também minha impressora ñ foi achada.  :o
Vem s/ opção de linguagem no liveCD.  :'(
Gnome todo remexido, até tentei fazer o painel superior, também ñ tive paciência p/ isso.
Pelo menos encontrou minhas partições e pude ver e escutar arquivos multimídia

É o seguinte, essas distros 'a la carte' c/ tudo dentro, pois ñ tem compromissos legais a serem respeitados, são até interessantes.
Mas convenhamos eles retiram coisas importantes como a AJUDA do liveCD, em detrimento das 'facilidades', entre outros quesitos de uns scripts que sei lá de onde vieram, etc...

Qdo começei a usar o Ubuntu, a 1 ano e meio atrás, baixei vários liveCDs de distros, c/ o tempo acabei ficando mais seletivo, mas agora vou pensando em parar c/ essa loucura, que ñ me leva a nada.
E só mesmo confirma a superioridade do Ubuntu, mesmo ele ñ sendo o supra sumo do mundo do Linux de todos os tempos, mas considerando vários fatores ele é s/ dúvida a melhor distro, como diz nosso amigo Pintinho em sua assinatura.
E olha que leio muito sobre todas as distros que vejo, e continua c/ minha tradicional opinião de preferência visível pelas distros ligadas a empresas, seguidas das técnicas ligadas a Fundações e Universidades, essas um dia quem sabe ñ me animo a experimentar.

Ñ estou tirando o incentivo de se pesquisar outras distros, acho isso louvável, mas chega um ponto que cansa.

P/ finalizar, de todas as distros e foram várias que testei o liveCD, somente 2 além de reconhecerem meu hardware total/ ñ me trouxeram dores de cabeça p/ conectar a Internet, entre outras coisas: Ubuntu e BigLinux.

Diferentes usuários com necessidades diversas, não da pra agradar todo mundo.

Além do visual (bem mais caprichado), o que diferencia o Mint do Ubuntu são as ferramentas próprias como o MintMenu, se pode muito bem trocar o MintMenu (é um applet comum) pelos menus padrões, mas aí se perde um pouco o sentido de usar o Mint e não o Ubuntu padrão.

O que me motivou a fazer esse post foi o comentário sobre o reconhecimento do hardware, essa parte no Mint, em tese, é a mesma do Ubuntu. Isso porque embaixo do capô verde está rodando o motor do "laranjão". Então é muito estranho haver hardware reconhecido por um e não pelo outro.

O local de configuração da conexão aqui me parece o mesmo tanto em um quanto no outro.

Sobre a ajuda, foi uma escolha não coloca-la, eu mesmo nunca nem acionei a ajuda do Ubuntu, como disse são diferentes usuários com necessidades diversas. Para uns faz falta ajuda local, para outros são os codecs que fazem falta.

Sobre a lingua do LiveCD, me surpriendeu a possibilidade do sistema totalmente em ptbr depois de instalado pois é normal que as distribuições com menor escopo só ficam disponíveis em inglês, então um LiveCD somente em inglês nem é um problema fora do comum.

O Gnome "todo remexido" faz parte do diferencial da distribuição, eu até ia alterar mas acabei gostando e mantendo....voltar para o pdrão é muito fácil, só "mandar" o painel pra cima e criar outro em baixo adicionando 2 ou 3 applets, mas novamente não faria sentido.
.................

Essa distribuição tem por objetivo sanar alguns pontos do Ubuntu que seus criadores e usuários consideraram falhos, e alguns consideraram que tem mais valor para o usuário tais facilidades que uma "ajuda" no LiveCD.

Eu instalei o Mint no lugar do Ubuntu padrão e estou muito satisfeito, já decidi que vou ficar com ele. E nem o considero outra distribuição, é só o Ubuntu com algumas customizações. Eu já usei o Ubuntu com alterações bem mais radicais que foram acumulando de pouco em pouco com o tempo.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #39 Online: 18 de Junho de 2008, 16:54 »
Boa reflexão também Nossile. Adoro este fórum, mesmo. :)

"Diferentes usuários com necessidades diversas"

Disse tudo :)

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #40 Online: 18 de Junho de 2008, 19:32 »
Nas minhas poucas mexidas e viradas no Mint, consegui deixar os menus, paineis, enfim tudo no desktop do mesmo jeito que estava no Ubuntu (quem quiser ver como estava o Ubuntu antes, vai no Concurso Oficial de Screenshots), não testei minha impressora lá (a velha Canon s200 que foi reconhecida perfeitamente no Ubuntu), bem fiquei com ela no meu pc uns 2 dias e depois substitui com o openSuse (que também já foi substituida), mas posso estar em qualquer distro Suse/ Mandriva/ Mint que ainda assim sinto a falta do Ubuntu, bem deve ser porque foi a primeira.
A velocidade de downloads de repositórios era muito lenta, minha net de pobre de 300kb, atualizava a menos de 1kb, enquanto no Ubuntu é 33/45kb.
Foi uma distro que gostei, a que mais gostei sem ser o Ubuntu foi a openSuse 11 com KDE4.
Enfim é uma boa distribuição mas como já vem com tudo incluso, e gosto de ter que instalar tudo na mão (quer dizer terminal)!!!!
É uma distro fácil, com uma adaptação melhor para iniciantes (digo aqueles que nunca viram um linux na frente) do que o Ubuntu, assim como a Mandriva.
Os temas padrões são muito bonitos, só que ainda não cheguei na loucura de usar uma distro só por causa do tema!!!!!!! rsrsrsrsrs
Aqueles pacotes .mint são bem interessantes, funcionam tipo como um .torrent.
____________________________________________________
Enfim é uma ótima distro para aqueles que buscam um sistema já pronto (ou como queiram dizer a la carte)!!!!!!!!!!
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #41 Online: 18 de Junho de 2008, 22:06 »
Citar
Os temas padrões são muito bonitos, só que ainda não cheguei na loucura de usar uma distro só por causa do tema!!!!!!!

Hey, isso foi uma indireta???
AhUAhUAhUAhUAhUHA



Eu to usando o Mint agora, consegui entrar no modo de compatibilidade, me parece mais rápido que o Ubuntu, em especial o menu dele. O normal do gnome sempre levava uns secundos pra mostrar os icones, o Mint abre direto.

To gostando bastante, ja ficou como padrão.

yari yari...

Vugo

  • Visitante
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #42 Online: 18 de Junho de 2008, 22:46 »
se tem uma coisa que eu tenho raiva no mint (pelo menos a v.3) foi que não reconhecia a impressora automaticamente,tinha que instalar.

como tenho uma enorme preguiça não imprimia pelo mint

outra coisa tambem,que eu não lembro era uma função importante que tinha no ubuntu e não tinha nele,não consigo lembrar mesmo.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #43 Online: 18 de Junho de 2008, 22:57 »
Do visual do Mint só uma coisa não estava me agradando muito, o ícone residente do MintUpdate, aquele cadeado não combinava nada com outros pacotes de ícones. Então dei uma vasculhada nos pacotes de ícones que eu tenho, escolhi alguns e dei uma editada. Gostei do resultado, então estou disponibilizando para os colegas.

http://www.4shared.com/file/51878098/fbb3c24c/MintUpdateIconstar.html

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Linux Mint elyssa 5 disponível|
« Resposta #44 Online: 19 de Junho de 2008, 12:37 »
Citar
Do visual do Mint só uma coisa não estava me agradando muito, o ícone residente do MintUpdate, aquele cadeado não combinava nada com outros pacotes de ícones. Então dei uma vasculhada nos pacotes de ícones que eu tenho, escolhi alguns e dei uma editada. Gostei do resultado, então estou disponibilizando para os colegas.

To baixando pq eu também não gostei do cadeado =p
Só uma pergunta...

Ele vai ficar piscando também??
Ow coisinha chata esse pisca-pisca.
yari yari...