Autor Tópico: Acessar particao windows (NTFS)  (Lida 20323 vezes)

Thiago de Souza Dias

  • Visitante
Acessar particao windows (NTFS)
« Online: 10 de Fevereiro de 2006, 15:39 »
Ja tentei de tudo para conseguir acessar e modificar os meus arquivos do windows mas ainda nao consegui
fiz direitinho tudo o q tava escrito na ajuda do ubuntu, tudo o que tava no ubuntuguidebrasil.org e aida nao consegui nada.

O que aconteceu foi que foi criada uma pasta chamada windows (eu posso entrar nela sem problemas) mas ela nao tem nada dentro e o maldito hda1 que eh ond ta os meus arquivos nao abre porque diz q eu nao tenho permissao.

Depois d muito fucar eu consegui apenas abrir os arquivos indo em sistema->administracao->discos->particoes->pesquisar
os arquivos abrem mas nao podem ser modificados e eu tbm nao posso adicionar nenhum arquivo gerado pelo ubuntu na particao do windows.

desde ja agradeco a ajuda.


abracos,
         Thiago

julio.cesar

  • Visitante
Re: Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2006, 17:37 »
também estou com o mesmo problema...consegui ler os arquivos, mas a cada boot perco tudo...

E quanto a gravação de arquivos no ntfs é o grande problema...me disseram que só com programas de terceiros para realizar tal façanha...

também fico no aguardo.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2006, 20:38 »
Pessoal, quantas vezes vamos ter que repetir. A gravação em partições NTFS do Windows ainda é precária! Você até pode ativar, mas corre um risco muito grande de perder dados. Procure no Google que você acha como ativar isso, mas é loucura!

Hoje só temos permissão de leitura!

Se tá dando erro na hora de acesso é porque você fez algo errado no fstab. Se não gravar a montagem das partições do Windows no fstab, ele "esquece" elas a cada boot!

Se quiserem Ler e Gravar no Windows, usem o FAT32!

Usei meu sistema em Dual boot por meses, e não tinha nenhum problema e acessar as partições NTFS (apenas para leitura) e as FAT32 (com leitura e gravação).
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2006, 22:55 »
Citação de: "galactus"
Pessoal, quantas vezes vamos ter que repetir. A gravação em partições NTFS do Windows ainda é precária! Você até pode ativar, mas corre um risco muito grande de perder dados. Procure no Google que você acha como ativar isso, mas é loucura!


Correção. Não é precária, é perigosa. Na opção do Kernel está "DANGEROUS" e não "DEPRECATED" =D
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

julio.cesar

  • Visitante
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 18:50 »
Me disseram pra colocar isso aqui no fstab:  /dev/hda1 /mnt/windows ntfs auto,ro,umask=000 1 0

Mas ainda continua não salvando, lembrando que quero só ler os arquivos..

E peguem leve...sou novato mesmo e sei que o assunto deve ser "manjado" pra maioria aqui.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 00:34 »
Ae julio... não liga o pessoal meio eufórico. É que agente ja respondeu isso uma 500 vezes hehehe.

Mas vamos lá...

Vamos usar a lógica:

/dev/hda1 /mnt/windows ntfs auto,ro,umask=000 1 0

/dev/hda1 - Esta parte simboliza QUAL PARTIÇÃO você quer ativar. HDA1 quer dizer primeira partição do disco "A". HDA2 é a 2ª partição do disco "A". E HDB5, por exemplo é a 5ª partição do disco "B". Tem que ver se está especificando direito a partição que quer ativar.
/mnt/windows - Aqui é AONDE a partição será ativada. Diferente do Windows, o Linux não da letras pra unidades. Você "monta" o conteúdo da partição num diretório. O ideal pro ubuntu é o "/media/windows" pois por padrão ele monta tudo no diretório "/media". Mas não é só colcoar la e acabou. Tem que criar o diretório "/media/windows" primeiro né? Com o comando "sudo mkdir /media/windows" da pra criar ele.
ntfs - Aqui especificamos o sistema de arquivos que está sendo utilizados.
auto,ro,umask=000 - O "auto" pede que seja montada a partição AUTOMATICAMENTE na hora de boot. O "ro" se não me engano é "Read Only" ou seja... pode ler mas não pode gravar e o "umask" é um conceito que demoraria muito pra explicar. Meio avançado. O ideal é ver o Guia Foca Linux.
1   0 - Isso aqui ta obsoleto. O linux herdou do Unix e até onde sei esses números nem servem mais pra nada.

Mas atenção... tirar o "ro" dali não quer dizer que você vai escrever na partição NTFS. Quem "sabe conversar com partições" é o KERNEL que é o coração do sistema operacional. O kernel do Linux é modular então veja ele como sendo um grande painel cheio de botões. Se você ligar um driver de uma placa de rede... por exemplo... ela funciona. Se você desligar ela para de funcionar na hora. O "saber escrever em partições NTFS" é um módulo do kernel... módulo é aquilo que no Windows o pessoal chama de driver. Ocorre que ele veio desabilitado por padrão no Kernel do Ubuntu Linux e na maioria das distribuições.
Mas não é que o botãozinho está desligado... é que NÃO TEM ESSE BOTÃO entendeu? Não mandaram ele no pacote hehehe.

A solução é você pegar o código fonte do kernel e recompilar ele inteirinho. E nessa compilação (na verdade antes) você configura pra ter certeza de que esse botãozinho vai vir ativado. Porém la no menu de configuração antes da compilação já tem um belo "DANGEROUS" avisando que é perigoso ativar. A escrita em partições NTFS é um recurso recente no Linux e não ta muito aperfençoado.

Espero ter esclarecido.

Forte abraço!

julio.cesar

  • Visitante
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 14:17 »
Vlw LedStyle, Problema resolvido..e o melhor...entendido...

Vlw mesmo..

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 19:40 »
Boa explicação Led.
Sugestão: Porque vc não pôe um post sobre esse assunto em dicas e truques? Assim a gente só faz fornecer o link.
Parece que este tipo de duvida é uma das campeãs aqui no forum e nada como uma boa resposta já pré-estabelecida.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 20:42 »
Não é ser chato... mas o povo precisa aprender a usar busca... tem pergunta que vira etena.. toda semana aparece uma igual
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline DidiRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #9 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 15:38 »
Valeu LedStyle, graças a tua ótima explicação eu também consegui ler minha partição NTFS pelo Ubuntu. Por causa de respostas ásperas e impaciência de muitos users avançados é que o Linux não é mais utilizado do que já é, pois um usuário em transição de sistema precisa de ajuda e de informações claras e feitas com boa vontade, senão acaba desistindo na primeira dificuldade e não tem a chance de descobrir que o Linux é tão descomplicado quanto o Windows, tudo questão de acostumar...

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #10 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 15:43 »
Se todo usuario novo que esta em transição le-se os posts , ou procurase antes ou se Le-se o FAQ aki do forum , nao teriao respostas assim , pq mtos nao se dao ao trabalho de ver se isso ja foi discutido vao la e criao novos topicos , repitidos !

Se o usuaro ta em transicao ele tem que ler para entender , ou vc quer que o medico aprenda fuçando em vc ?
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #11 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 21:14 »
Citação de: "DidiRS"
Valeu LedStyle, graças a tua ótima explicação eu também consegui ler minha partição NTFS pelo Ubuntu. Por causa de respostas ásperas e impaciência de muitos users avançados é que o Linux não é mais utilizado do que já é, pois um usuário em transição de sistema precisa de ajuda e de informações claras e feitas com boa vontade, senão acaba desistindo na primeira dificuldade e não tem a chance de descobrir que o Linux é tão descomplicado quanto o Windows, tudo questão de acostumar...


Leia as regras do Fórum antes falar bobagem!

Deve ser por minha impaciência que eu não respondo nada aqui!  :roll:

E ainda por cima eu respondi!!!

Se vocês não gostaram é outra coisa.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline DidiRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #12 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 21:50 »
Não me lembro de ter citado nomes.... se tu se sentiu atingido com o que eu falei foi por consciência pesada?

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #13 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 21:58 »
DidiRS

fica difícil manter um bom nível no Fórum se ficarmos nos atacando

vamos ser mais unidos e parar com estas picuinhas

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Acessar particao windows (NTFS)
« Resposta #14 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 22:14 »
Citação de: "DidiRS"
Não me lembro de ter citado nomes.... se tu se sentiu atingido com o que eu falei foi por consciência pesada?


Conciência pesada do quê?

Vocês desrespeintam as regras e acham ruim quando chamo a atenção.
Já tem quase um ano que respondo como montar partições do Windows. E vocês nem pra usar a pesquisa do Fórum. Depois quem tem que pegar leve sou eu.



Agora, se você tem medo de assumir a quem você se dirige, não é problema meu.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2