Autor Tópico: O ubuntu tá muito leeentooo!!!  (Lida 17579 vezes)

Offline izabeljp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Online: 12 de Junho de 2008, 21:15 »
Olá pessoal!

Tenho 512MB de RAM mas nunca o linux foi lento.
Usei Debian, Ubuntu 7.10 mas essa versão 8.04 tá muito lenta.
Já desabilitei efeitos especiais, mas se eu abrir mais de dois programas pesados o ubuntu chega a travar.

Isso tá acontecendo com vocês também?
Digo, com quem tem 512MB de RAM...
"dado olhos suficientes, todos os erros são triviais",  a Lei de Linus.

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2008, 15:37 »
Olá pessoal!

Tenho 512MB de RAM mas nunca o linux foi lento.
Usei Debian, Ubuntu 7.10 mas essa versão 8.04 tá muito lenta.
Já desabilitei efeitos especiais, mas se eu abrir mais de dois programas pesados o ubuntu chega a travar.

Isso tá acontecendo com vocês também?
Digo, com quem tem 512MB de RAM...

vixx...tenho 256 mb e ta acontecendo como vc falou..... lerdo, com 512 também fica?? caramba.....e olha que fiz uns tweaks q vi no forum (vc deve ter feito também)
to reparando uma coisa.......Vista, Ubuntu, as ultimas versoes dos OS tao sugando memoria, a partir de agora só vai com 1 Gb de RAM.....aí já da pra começar a brincar.....ridículo isso.....menos que isso, tem que abrir 1 no maximo 2 aplicativos
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2008, 15:47 »
O efeitos no desktop estão ativados? aqui pra mim eles deixam lento também, até um vídeo fica ruim de assistir, deixo sempre desligado.

E quanto vocês têm de swap? pode ser isso o problema, aqui pra mim o Ubuntu com Pidgin, Azureus, Skype, Firefox e Audacious abertos, muito raramente encosta nos 500 Mb o uso de memória.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2008, 15:48 »
512 tá no limite mesmo.

Eu tentaria instalar o xubuntu-desktop que consome menos memória.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2008, 16:16 »
O efeitos no desktop estão ativados? aqui pra mim eles deixam lento também, até um vídeo fica ruim de assistir, deixo sempre desligado.

E quanto vocês têm de swap? pode ser isso o problema, aqui pra mim o Ubuntu com Pidgin, Azureus, Skype, Firefox e Audacious abertos, muito raramente encosta nos 500 Mb o uso de memória.

nenhum efeito ativado, 550 mb de swap, swappiness em 75
muitos programas abertos nao fica legal nao, firefox e thunderbird juntos consomem muita memoria
mas por exemplo firefox com umas 3 ou 4 abas abertos + pidgin aberto funciona super bem
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2008, 21:18 »
Muitos que tiveram estes diagnósticos, foi por ter instalado o Hardy Heron pelo Gerenciador de Atualizações...foi postado que instalar via CD, com formatação da partição torna o Hardy "melhor".

Eu instalei via Gerenciador de Atualizações e o Hardy vem trabalhando melhor que o Gutsy, sem nenhum problema até então. Varia da rotina de cada usuário.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline zerosense

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • openarena-maniac
    • Ver perfil
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2008, 21:38 »
O meu tá ótimo, mas só porque recompilei o kernel.
Fiz o seguinte, baixei o kernel omnislash4-7[+patchs] do hqxriven ai ja compilei com a própria ".config" dele por que meu processador tambem é AMD. Mas depois resolvi recompilar mais uma vez só pra retirar os hardwares que não possuo do kernel. Deixei só coisas que tinha a ver com meu hardware.
Ai ficou jóia. E o omnislash vem com "otimizações" para o kernel. Não sei explicar, vejam no blog dele, que inclusive é cheio de dicas para ganho de velocidade.

hqxriven.wordpress.com
Ubuntu8.04+Kernel2.6.24.5-omnislash4.7+Cedega[engine6.0.5]

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2008, 01:33 »
O meu tá ótimo, mas só porque recompilei o kernel.
Fiz o seguinte, baixei o kernel omnislash4-7[+patchs] do hqxriven ai ja compilei com a própria ".config" dele por que meu processador tambem é AMD. Mas depois resolvi recompilar mais uma vez só pra retirar os hardwares que não possuo do kernel. Deixei só coisas que tinha a ver com meu hardware.
Ai ficou jóia. E o omnislash vem com "otimizações" para o kernel. Não sei explicar, vejam no blog dele, que inclusive é cheio de dicas para ganho de velocidade.

hqxriven.wordpress.com
só o nome compilar kernel já parece uma coisa absurdamente complicada, é pra quem tem muuuito tempo/paciência
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2008, 01:39 »
Isso é bem pessoal mesmo.

O meu com apenas 390ram, e uma placa de video sis630 o Ubuntu roda tranquilo.
Não é a coisa mais rápida do mundo, mas com exceção de programas como o firefox, tudo funciona muito bem nele.

Eu digo isso rodando o gnome,  mas com um Openbox ou similar melhora bastante.
yari yari...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2008, 05:06 »
Citar
só o nome compilar kernel já parece uma coisa absurdamente complicada, é pra quem tem muuuito tempo/paciência

Compilar complicado??? NÃO!!! Isso é fácil o difícil é vc ter todas as dependências e ter um bom tempo.

No gentoo é uma distribuição em que há a necessidade de compilar tudo, mas é fácil com o emerge o problema é compilar um Kde e ver a demora de horas...

Muita gente seguiu o tutorial do blog e compilou sem muitas dificuldades... algumas pessoas até mesmo compilaram o omnislash em outras distribuições.

Depois disso e ajustar a parte de vídeo e só relaxar...

Obs.: Eu tenho 512 de memória e meu Kde dá boot com 73 de ram com nvidia. Conforme mostro no tópico...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg215083.html#msg215083

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2008, 07:51 »
O meu também tem 512 de ram e funciona bem.
Quando actualizei a partir do 7.10 ele consumia à volta de 300mb.
Instalei o hardy limpinho e ele agora de arranque, a abrir o composite do gnome (eu tenho uma sis) o awn e o conky, começa com 70 a 80, depois de 2 dias ligado, a usar o evolution, pigdin, firefox sempre com 2 abas ligadas no mínimo, o azureus e eventualmente o openoffice e o texmaker (principalmente esse) está a usar 200.
E ainda não fiz nada para o acelerar.



Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2008, 08:57 »
to com 448 de ram e funciona legal. só travou com o firefox.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Hyako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • The Black Info
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2008, 23:41 »
MEu notebook tem 2GB de ram, processador TURION X2 1.9, SWAP de 1GB, placa de video ATI X1100, acho que o problema esta no gnome! dDepois de uma atualização fico assim. Não to usando efeitos no desktop e ta lento do mesmo jeito.

Offline Hyako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • The Black Info
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #13 Online: 14 de Junho de 2008, 23:57 »
Dei uma nova olhada aqui o NAUTILUS ta usando 40% dos processadores direto aqui! É bem provavel que eles tenham errado no pacote.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: O ubuntu tá muito leeentooo!!!
« Resposta #14 Online: 15 de Junho de 2008, 08:30 »
Não sei se é por causa da máquina que eu tenho, mas aqui está rodando tudo às mil maravilhas, já experimentei abrir 20 programas ao mesmo tempo e o processador dificilmente chegava a 20% de uso (depois dos programas abertos) ou 400MB de RAM utilizada. Eu inclusive ativei os repositórios Proposed e Backend que, inclusive, resolveram umas zicas do Gnome como o mouse não funcionar para trocar de papel de parede ou o consumo do processador ir ao máximo ao se abrir a aba de Aparências (ou outra de configuração do Desktop, como Temas, etc).
E ainda tem aquele velho problema do arquivo host do Gnome e que, pelo jeito, ainda não resolveram. Não poderia ser isso uma das causas de lentidão?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.