Autor Tópico: Senha ñ entra[RESOLVIDO]  (Lida 1601 vezes)

Offline Rudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Senha ñ entra[RESOLVIDO]
« Online: 15 de Junho de 2008, 19:08 »
Aloha pessoas como estão?
Pessoas eu baixei java e ia tentar instalar aqui, lá no site do java tem as instruções  http://www.java.com/pt_BR/download/help/5000011400.xml#install  para instala-lo, depois de baixar manda abrir o terminal e digitar su, ai manda digitar a senha raiz, até ai pensei que era a minha senha para entrar no sistema, mas to digitando minha senha e ta dando como senha invalida e para executar outros comandos no terminal como por exemplo: sudo pon dsl-provider, ela funciona. Alguem pode me dizer o que está acontecendo?
« Última modificação: 16 de Junho de 2008, 11:47 por Rudy »

Offline Bolowors

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Senha ñ entra
« Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2008, 19:55 »
Se eu estiver falando besteira algum colega do forum por favor me corrija. O comando su faz vc logar como administrador do sistema, já o sudo é como super usuário. Se vc não sabe a sua senha de root presumo eu que vc ainda não colocou uma em seu sistema. Para fazer isso vá até o terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo su depois
Código: [Selecionar]
passwd root Coloque sua senha. Agora sim vc terá a senha para colocar quando digitar su no terminal.
Registered Linux user number #474240

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Senha ñ entra[RESOLVIDO]
« Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2008, 12:14 »
Não aconselho a colocar uma senha para o root.

Uso o ubuntu desde o 5.10 e até hoje não precisei dela.

Para substituir a senha do root no terminal use o comando sudo antes dos comandos, conforme exemplo:

Código: (Editando arquivo do sistema) [Selecionar]
sudo  gedit   /etc/passwd
Para usar pelo ambiente gráfico basta chamar usando o comando gksudo, veja o mesmo exemplo abaixo:

Código: (Editando arquivo do sistema) [Selecionar]
gksudo  gedit   /etc/passwd
Caso tenha mais dúvidas leia o wiki O que é "Root" e "Sudo"? Por que usar e como usar.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!