Autor Tópico: [Dúvida] Virtualbox : acessando pasta compartilhada Linux a partir de um.. Linux  (Lida 38490 vezes)

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
.. no linux. Uso o virtualbox no meu linux para emular windows, e é relativamente fácil de localizar a pasta compartilhada do windows... até aí tudo bem.

Aliás, meu sistema é Linux 7.10.

Então eu pedi o cd do linux novo (8.04), e resolvi testar ele no virtualbox primeiro, aí se eu gostasse eu faria o upgrade pra ele...

então... aí o que acontece é que eu já instalei ele, depois consegui instalar os adicionais para convidado nele, porém não sei como localizar a pasta compartilhada (se é que ela existe), no linux... 

Entenderam o problema ?

Tenho um linux rodando "dentro" de um linux. Mas a questão é que quero compartilhar uma certa pasta (no meu caso eu estipulei que fosse o / e o nome da pasta é raiz), e não sei como que faço pra achar isso.
No windows é mais fácil, aparecia logo lá em Toda a rede >> Virtualbox shared files >> e por aí vai.

E então ? Alguém sabe como achar esta pasta ?
E se ela não existir, então como que eu faço pra compartilhar as coisas do meu ubuntu original para o virtual ?

(desconfiei que estaria no /usr/share/ mas não achei... )

obrigado aí desde já.

(Obs.: Estava lendo alguma coisa aqui na net, e parece que eu somente tenho que ir à Locais >> Rede. Seria isto ?
Mas na máquina que estou, num laboratório de informática, aparece lá smb:// alguma coisa...
Isto significa que eu devo usar o tal do Samba ?  )

Bom, vou continuar procurando enqunanto isso.. obrigado.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
como não uso o virtualbox, não tenho absoluta certeza, sei que clicando com o botão direito na pasta, vc tem a opção de compartilha-la, mas não sei como esse sistema interpreta isso.

O smb que vc disse serve para localizar outros computadores na rede, linux e windows. Costumamos sempre instalar o samba, o smbclient e utilizamos esse comando para vizualizar um micro da rede no modeo gráfico. EX:
smb://192.168.4.47 ou smb://micro02 , resumindo, o comando é smb://IP ou smb://nome_do_computador
Não sei se o virtualbox cria uma rede entre os dois micros, permitindo esse tipo de localização.

Após comprarar a velocidade do virtualbox e do vmware, optei rapidamente pelo segundo, sou um inutil em se tratando desse aplicativo, mas estou muito curioso, vou acompanhar o desenrolar desse tópico.

Boa Sorte
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Virtualbox : acessando pasta compartilhada Linux a partir de um.. L
« Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2008, 14:22 »
bom, não consegui resolver ainda o problema... essa de clicar com o outro botão não sei se vai resolver meu problema pois quero compartilhar a pasta raiz / .

será que alguém aí teria alguma solução , ou então link que possa ajudar ?

obrigado desde já ...

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Virtualbox : acessando pasta compartilhada Linux a partir de um.. L
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2008, 10:01 »
alguém aí ?

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Virtualbox : acessando pasta compartilhada Linux a partir de um.. L
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2008, 14:00 »
Você conhece a sintaxe do comando mount?

Se sim é fácil, entre no Terminal (no Linux virtualizado) e digite como root ou com sudo o comando:
Citar
mount -t vboxfs nome_compartilhamento ponto_montagem

onde nome_compartilhamento é o nome que você deu ao compartilhamento e ponto_montagem é o local onde você quer montar a pasta compartilhada.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Virtualbox : acessando pasta compartilhada Linux a partir de um.. L
« Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2008, 20:11 »
olha, sobre o tutorial do hamacker, eu vi lá e não vi nada de novo. O meu problema é de linux para linux (ou de windows para linux, se isso faz mais simples a compreensão do problema). De Linux para windows eu já sei, e já fiz...

quanto à dica do comando mount, eu acho que esse comando eu já tentei, mas no meu caso a única coisa que acontece é que ao entrar no ubuntu virtualizado já aparece lá o VBoxGuestAdditions montado como unidade de CD.  Bom, em todo caso vou tentar de novo...

Estou pesquisando um pouco, talvez (não sei direito ainda) seja o caso de usar o tal do samba, mas acho que não tem muito sentido pois isso poderia resolver o problema win-linux , mas não o meu problema lin-linux...

Enfim, obrigado. Depois posto se conseguir...


Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
@shakamatton

Eu entendi sim o teu problema e sugeri o tutorial correto (são dois os tutoriais do Hamacker). No seu caso (linux -> linux), o que tem que fazer é colocar a máquina 'convidada' na mesma rede da máquina hospedeira, caso contrário você não vai conseguir que as máquinas 'conversem', e no tutorial do Hamacker ele ensina a fazer isso (eu fiz isso e logrei sucesso - máquina host Ubuntu 32 bits x máquina convidada openSUSE 11 32 bits). Na mesma faixa de rede, você pode acessar impressora compartilhada e arquivos através do nautilus/konqueror, por exemplo no nautilus basta por exemplo:

Código: [Selecionar]
sftp://login-na-máquina-remota@ip-da-máquina-remota
e então você acessa o home da máquina remota... ;)

Danpos.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Virtualbox : acessando pasta compartilhada Linux a partir de um.. L
« Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2008, 14:53 »
olá.

Esses dias estive bem ocupado, acabei esquecendo do tópico, mas por uma boa razão...

acho que consegui resolver meu problema, mas ainda tá "meio nas coxas", entende ?

eu fiz assim, segui os passos do .run que tinha lá, aí pensei em colocar a pasta compartilhada em /opt (que ao meu ver não serve pra nada/desconheço até agora sua função), e quando fui ver tava lá. Não tava bonitinho como eu pensei (em Locais >> Rede), mas ainda assim consegui compartilhar uns temas para o ubuntu emulado. Porém é tudo muito limitado, tentei fazer algumas coisas lá, mas aí fiquei sem tempo de mexer mais nisso... pra mim, continua a dúvida (resolvi o problema do lin -> lin, mas do win -> lin eu realmente não sei como faria, e ainda tenho que saber como disponibilizar a impressora para o lin, o win e o lin emulado, sendo este último opcional...)

O tutorial hamacker é bom, mas acho que devo ter me perdido (agora já não lembro mais o que tinha), mas quando eu estiver de férias vou dar uma olhada...

Obrigado aí.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
@Shakmatton

Que bom que resolveu (pelo menos parcialmente). Realmente a questão das pastas compartilhas eu não logrei êxito pois tentei compartilhar o meu 'home' (/home/$user) e o Ubuntu da máquina host encrenca com isso (mesmo habilitando o samba no host dá problemas). Eu acabei usando essa saída (habilitar o samba na máquina host), e lá escolhi uma pasta para compartilhamento (criei uma pasta chamada "MAEJOANA" e então as coisas são trocadas por lá). Habilitando o samba o teu windows 'guest' automaticamente acha as pastas e impressoras compartilhadas, é tranquilo... ;)

Danpos.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Virtualbox : acessando pasta compartilhada Linux a partir de um.. L
« Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2008, 02:32 »
bom, pra mim não tem muito sentido fazer isso... pois tenho 4 sistemas agora, sendo 1 win e 1 em dual boot, e 1 win e 1 lin no virtualbox... sendo que o único a reconhecer a minha impressora até o momento foi o win do dual boot...
primeiro teria que fazer com que o lin do dual boot reconhecesse minha impressora e só depois é que tentaria pras minhas Máquinas virtuais...

parece que tudo acaba em Samba, não é ?
Com mais tempo, vou verificar o que é isso direito e como funciona.
Valeu..

Offline helis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Virtualbox : acessando pasta compartilhada Linux a partir de um.. Linux
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2011, 15:28 »
Eu não sei se você já conseguiu resolver o seu problema mas senão, aqui vai a dica:

http://rafaelrjp.wordpress.com/2007/12/07/compartilhar-pasta-entre-o-virtual-box-windowsxp-e-o-ubuntu/

Ninguém vive isolado; se não temos a companhia de um semelhante; temos, pelo menos, a companhia de nossas bactérias.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Virtualbox : acessando pasta compartilhada Linux a partir de um.. Linux
« Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2011, 21:52 »
Não sei se entendi bem sua dúvida, mas vou tentar explicar pelo que entendi com um exemplo:

Tenho o Ubuntu instalado no HD na versão 10.04 e instalei no Virtualbox para testar o Ubuntu 10.10 e quero compartilhar a pasta Música do Ubuntu 10.04 (HD) com o Ubuntu 10.10 (Virtualizado), então eu faço assim:

- instalo os adicionais e reinicio o Ubuntu virtualizado

- Com o Ubuntu virtualizado aberto vou ao menu Dispositivos > Pastas Compartilhadas... e na janela que abrir navego até a pasta Música, que no meu caso seria:  /home/linuser104/Música

- feito isso agora vou editar o arquivo fstab abrindo o terminal no Ubuntu virtualizado e digitando: sudo gedit /etc/fstab

- quando o arquivo abrir colocar nele exatamente isso aqui:

Música /media/Música vboxsf rw,auto 0 0

Veja que Música é exatamente a pasta que compartilhei do Ubuntu 10.04 instalado no HD, /media/Música é onde ele vai montar a pasta compartilhada no Ubuntu 10.10 virtualizado e o resto (vboxsf rw,auto 0 0) é o que é necessário par montar a pasta no boot do Ubuntu virtualizado.

Depois de tudo isso e só reiniciar o Ubuntu virtualizado que a pasta compartilhada vai estar montada no seu sistema, aqui nao e mostrado um icone no desktop da pasta compartilhada, mas ao entrar em /media/Musica esta la todo o conteúdo desta pasta do meu Ubuntu 10.04 instalado no HD

« Última modificação: 04 de Janeiro de 2011, 21:54 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline gks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Não sei se entendi bem sua dúvida, mas vou tentar explicar pelo que entendi com um exemplo:

Tenho o Ubuntu instalado no HD na versão 10.04 e instalei no Virtualbox para testar o Ubuntu 10.10 e quero compartilhar a pasta Música do Ubuntu 10.04 (HD) com o Ubuntu 10.10 (Virtualizado), então eu faço assim:

- instalo os adicionais e reinicio o Ubuntu virtualizado

- Com o Ubuntu virtualizado aberto vou ao menu Dispositivos > Pastas Compartilhadas... e na janela que abrir navego até a pasta Música, que no meu caso seria:  /home/linuser104/Música

- feito isso agora vou editar o arquivo fstab abrindo o terminal no Ubuntu virtualizado e digitando: sudo gedit /etc/fstab
mais detalhes da imagem pode ser visto nesse prn

- quando o arquivo abrir colocar nele exatamente isso aqui:

Música /media/Música vboxsf rw,auto 0 0

Veja que Música é exatamente a pasta que compartilhei do Ubuntu 10.04 instalado no HD, /media/Música é onde ele vai montar a pasta compartilhada no Ubuntu 10.10 virtualizado e o resto (vboxsf rw,auto 0 0) é o que é necessário par montar a pasta no boot do Ubuntu virtualizado.

Depois de tudo isso e só reiniciar o Ubuntu virtualizado que a pasta compartilhada vai estar montada no seu sistema, aqui nao e mostrado um icone no desktop da pasta compartilhada, mas ao entrar em /media/Musica esta la todo o conteúdo desta pasta do meu Ubuntu 10.04 instalado no HD



Olá linuser104,

Fiz justamente o que vc falou mas fica dando a seguinte informação
"An error occurred while mounting /mnt/VBOX_Teste_em_Linux
Press S to skip mounting or M for manual recovery"

Detalhes da Imagem com o erro pode vista aqui:

http://img716.imageshack.us/i/capturadetelavt.png/


Deixe-me tentar explicar o que tou fazendo aqui ;) :

É assim: atualmente estou com o ubuntu 10.04 x86  Guest e tou tentando colocar como máquina virtual o mesmo ubuntu 10.04 x86 para fins de testes. Já consgui instalar o vbox addictions, porém não consegui colocar pastas particulares na entre a VM e o SO Guest.


Nome da pasta no Guest: Testes_em_Ubuntu

Nome da Pasta a ser Compartilhada no Ubuntu da VM: VBOX_Teste_em_Ubuntu


E aqui está o comando que coloquei para montar junto com o sistema no /etc/fstab:


#comando que coloquei para configurar as pastas compartilhadas no linux

VBOX_Teste_em_Linux /mnt/VBOX_Teste_em_Linux vboxsf rw,auto 0 0

#fim do comando que utilizei para o compartilhamento de arquivos


Eu desde já agradeço demais a qualquer que possa solucionar a minha dúvida.

Abraços.


Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil

Olá linuser104,

Fiz justamente o que vc falou mas fica dando a seguinte informação
"An error occurred while mounting /mnt/VBOX_Teste_em_Linux
Press S to skip mounting or M for manual recovery"

Detalhes da Imagem com o erro pode vista aqui:

http://img716.imageshack.us/i/capturadetelavt.png/


Deixe-me tentar explicar o que tou fazendo aqui ;) :

É assim: atualmente estou com o ubuntu 10.04 x86  Guest e tou tentando colocar como máquina virtual o mesmo ubuntu 10.04 x86 para fins de testes. Já consgui instalar o vbox addictions, porém não consegui colocar pastas particulares na entre a VM e o SO Guest.


Nome da pasta no Guest: Testes_em_Ubuntu

Nome da Pasta a ser Compartilhada no Ubuntu da VM: VBOX_Teste_em_Ubuntu


E aqui está o comando que coloquei para montar junto com o sistema no /etc/fstab:


#comando que coloquei para configurar as pastas compartilhadas no linux

VBOX_Teste_em_Linux /mnt/VBOX_Teste_em_Linux vboxsf rw,auto 0 0

#fim do comando que utilizei para o compartilhamento de arquivos


Eu desde já agradeço demais a qualquer que possa solucionar a minha dúvida.

Abraços.



A primeira coisa a se fazer no Ubuntu (caso seja ele o SO hospedeiro) é digitar no terminal o seguinte comando:

sudo adduser seu_usuário vboxusers

troque o que destaquei em vermelho pelo seu nome de usuário, aquele que você digita para entrar no Ubuntu. Esse comando irá acrescentar o seu usuário ao grupo do VB.

Depois disso e pelo SO virtualizado ative os adicionais para convidados... e reinicie o SO virtualizado, pois as alterações feitas pelos adicionais só terão efeito após reiniciar o SO virtualizado.

Depois na janela principal do VB selecione o SO que pretende abrir e com ele selecionado clique no botão Configurações e vá a Pastas Compartilhadas, por lá clique no ícone de uma pasta com um sinal de + daí você coloca o caminho da pasta do SO Hospedeiro (e não o virtualizado) que você quer compartilhar, por exemplo, se no Ubuntu instalado no HD você quer compartilhar a pasta VBOX_Teste_em_Ubuntu que fica na sua pasta de usuário na home seria assim: /home/seu_usuário/VBOX_Teste_em_Ubuntu o caminho, sendo que a palavra seu_usuário seria o nome que vc usa aí para entrar no sistema.

Com tudo isso feito, entre no SO virtualizado e edite como root o arquivo fstab colocando a seguinte linha:

VBOX_Teste_em_Linux /mnt/VBOX_Teste_em_Linux vboxsf rw,auto 0 0


salve e saia do arquivo. Ainda no terminal e antes de reiniciar o SO virtualizado para que as alterações tenham efeito digite o seguinte comando:

sudo mkdir /mnt/VBOX_Teste_em_Linux

este comando irá criar em /mnt a pasta VBOX_Teste_em_Linux e estou recomendando fazer isso porque talvez esse seja o seu erro, ou seja, está tentando montar a pasta VBOX_Teste_em_Linux em /mnt/VBOX_Teste_em_Linux mas de início em /mnt do SO virtualizado a referida pasta ainda não existia. Será que fui claro?
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].