Primeiramente peço desculpas pelo tópico que abri há algum tempo atrás. Decepções...
Bom;
Desistir é fácil, difícil é continuar. É um misto de vergonha e alegria o que sinto agora. Vergonha em ter de reconhecer um erro, alegria em ter achado sentido numa coisa que eu gostava muito de fazer: usar o Ubuntu.
Baixei nessa semana o Ubuntu Hardy Heron. Tentei instalá-lo diretamente pelo boot. Não consegui. Várias coisas deram errado. Foi aí que usando o windows coloquei o CD do Ubuntu. Foi aberto automaticamente uma janela me perguntando se gostaria de instalar o Ubuntu diretamente do Windows. Respondi que sim, e agora estou digitando este depoimento usando esse sistema operacional.
Enquanto estava instalando várias coisas vieram na minha mente.
Todas aquelas acusações sobre a dificuldade de ter de seguir tutoriais, etc, começaram a não fazer o mínimo sentido. Qual o sentido de usar uma coisa que custa muito caro, força-nos a praticar crime contra a propriedade intelectual, e atrapalha nossas vidas com vírus, spywares, etc... Este tipo de reflexão me reconectou com aquilo que me fez buscar o Linux: a filosofia Open Source.
É muito difícil entender como hoje em dia, com todo o individualismo e a lógica capitalista imperando uma comunidade como a do Linux cresce. Quantas pessoas trabalhariam sem remuneração direta? Você faria isso?
Se restringirmos um pouco vamos ver também um verdadeiro milagre que ocorre todos os dias aqui na comunidade deste fórum. clcampos, e vários outros, dedicam horas preciosas dos seus dias para tirar dúvidas de pessoas que não conhecem. Eles são pessoas que estão mais preocupadas em ajudar do que em cobrar. Toda essa reflexão deu-me bastante peso na consciência.
Devo desculpas diretamente ao clcampos. Pelos ataques jocosos que fiz às dificuldades que o linux enfrenta. clcampos; se de alguma maneira eu posso me redimir é dessa: Prometo não desistir de aprender. Acho que, respeitando minha saída como foi, você provou o verdadeiro espírito do software livre. Desculpa cara.
Os desenvolvedores do Ubuntu pensam realmente em acessibilidade e descomplicação. Aquilo que ainda não foi alcançado será. Não resta dúvidas. A experiência me fez ter a paciência. Usarei o que está disponível, esperarei pelo que há de vir; e mais, terei a consciência de que uma atitude negativa não ajuda.
Contem comigo para o pouco ou quase nada que posso oferecer.
Minhas sinceras desculpas à toda comunidade.
Estou de volta e espero que me recebam!
Abraços.