Autor Tópico: Instalar 3 OS em dois HDs, 1º HD WinXP, 2ºUbuntu51 + kurumin  (Lida 3538 vezes)

Offline Messi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Instalar 3 OS em dois HDs, 1º HD WinXP, 2ºUbuntu51 + kurumin
« Online: 12 de Fevereiro de 2006, 03:30 »
No meu computador tem dois HDs, um com HD de 120GB e o outro com HD de 40GB, estou meio confuso para instalar o Windows XP , Ubuntu 5.10 e o Kurumin 5.1, sempre utilizei o Windows XP + Kurumin 5.1 e óbvio o Lilo, vamos lá

No HD de 120 GB eu vou instalar só o Windows XP, no meu outro HD eu vou instalar o Ubuntu + Kurumin. Primeira Dúvida qual OS devo instalar primeiro? Dizem que não pode deixar instalar no MBR, não sei muito bem o que é isso, só sei um OS você deixar instalar o MBR o outro não?
No final na tela do boot,Como faço para que o Windows XP ser prompt defaul?(+ ou - isso, deixar como OS padrão)
Gostaria de saber como faço para o Ubuntu 5.10 ter permissão para ver e modificar os arquivos do Windows XP?
Tenho que criar memória swap, minha memória ram é de 1GB, se precisar criar memória Swap quantas memórias Swap devo criar?

Windows XP SP2
Ubuntu 5.10
Kurumin 5.1

Yuran

  • Visitante
Instalar 3 OS em dois HDs, 1º HD WinXP, 2ºUbuntu51 + kurumin
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 12:30 »
O Windows primero ce instala normalmente em um hd, no outro hd instale primeiro o kurumin e depois o ubuntu, no processo final do ubuntu (deixe o ubuntu por ultimo) ele instalara o grub e relacionara os outros sistemas operacionais.
Boa Sorte!

Offline wilfer9

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Instalar 3 OS em dois HDs, 1º HD WinXP, 2ºUbuntu51 + kurumin
« Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 20:33 »
Pode ser que no final, mutatis mutantis, o resultado seja o mesmo, mas minha experiência recomenda o seguinte:
a)instale também primeiramente o kurumin, grave o lilo na MBR, edite o arquivo /etc/lilo.conf durante a instalação, adicionando as seguintes linhas:

...
prompt
defaut = windows

...
other=/dev/hdb5
label=ubuntu

...

other=/dev/hda1
label=windows
table=/dev/hdb
map-drive = 0x80
to = 0x81
map-drive = 0x81
to = 0x80

b) grave o gerenciador de boot do ubuntu apenas no primeiro setor da partição  e não na MBR;

c) em arquiteturas de 32-bits , o tamanho máximo de uma partição swap é de 2GB;
d)  Quanto à permissão de leitura e escrita em arquivos ntfs, veja se o tutorial em http://www.infowester.com/linmountntfs.php pode ajudá-lo.
"Sobre aquilo de que não se pode falar, deve-se calar." Ludwig Wittgenstein