Sobre guia para instalação em texto eu não sei. Quanto à versão, sim, você precisa de algo bem leve. 256MB é coisa da época do Windows XP (2003), e como o Ubuntu é comparável ao Vista (em matéria de data. O Ubuntu é infinitamente mais racional em consumo de recursos), você precisa de algo com um peso mais próximo possível (se possível, menor) do XP. O Xubuntu é bem mais leve, sim. "Xubuntu can be installed with one of 2 CDs, both requiring at least 1.5GB of hard drive space. Installing with the Desktop CD requires 192 MB of RAM, while the Alternate CD (which uses a text based installer), requires 64 MB of RAM, and also allows access to additional options for the installation" --> resumindo: Requer 1,5GB de Disco rígido, 192MB de RAM para o LiveCD, ou 64MB de RAM para o Alternate.
O maior problema do Xubuntu é justamente a falta de Shipit para o LiveCD. Eu mesmo nunca o testei pessoalmente por causa disso. O linuxmall também não tem, então se não dá para baixar, o jeito é apelar para a encomenda internacional ><
http://www.osdisc.com/cgi-bin/view.cgi/products/linux/xubuntu/x86.html São 5,00$ (com o dólar baixo, moleza...), então fica até mais barato que se fosse pelo LinuxMall. Se você tiver um Cartão de Crédito Internacional, fica fácil, até. Mas haja paciência para esperar...