Autor Tópico: Copiar arquivos da Área de Trabalho para o diretório /usr/src  (Lida 30262 vezes)

Offline aacosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Copiar arquivos da Área de Trabalho para o diretório /usr/src
« Online: 20 de Junho de 2008, 21:36 »
Olá, pessoal!

Na Área de Trabalho criei uma pasta. Pela internet baixei alguns arquivos nesta pasta. Estou tentando copiar estes arquivos para o diretório /usr/src e não estou conseguindo. Alguém tem uma idéia de como se faz esta operação?

Obrigado pela atenção.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Copiar arquivos da Área de Trabalho para o diretório /usr/src
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2008, 23:08 »
O "dono" do /usr é o "root" e, por conta disto, só ele pode copiar/mover arquivos para lá.

Jeito "fácil" de copiar/mover como "root":

- abra o Nautilus digitando Alt + F2 + "gksudo nautilus" na caixa aberta (sem aspas) + enter;

- como vc acabou de abrir o Nautilus (o Gerenciador de Arquivos) como "root", vc pode copiar/mover arquivos para onde bem entender (pondo em risco seu sistema se não souber exatamente o que está fazendo).

Jeito "difícil":

- abra o Terminal (a temida "tela preta");

- use o "sudo" na frente dos comandos para copiar/mover ou, desde logo, vire "root" com o comando "sudo su" autenticado por senha (ela não aparece quando vc a digita, nem mesmo em asteriscos);

- para mudar de diretório o comando é "cd" (igual ao do DOS);

- para copiar o comando é "cp";

- para mover é "mv";

- para listar é "ls";

Exemplos:

- para ir para a pasta área de trabalho, após abrir o terminal:

cd Área(tab-para-completar) + enter

- para copiar o arquivo x para /usr/src/

cp x /usr/src/

Veja que no Terminal maiúsculas e minúsculas são "diferentes".

Um último conselho: pesquise e busque aprender, especialmente a usar o Terminal, que é a ferramenta mais poderosa do Linux.

Até.
« Última modificação: 20 de Junho de 2008, 23:16 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline aacosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Copiar arquivos da Área de Trabalho para o diretório /usr/src
« Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2008, 20:03 »
Olá!

Seguindo a orientação pelo jeito fácil o gksudo nautilus (Gerenciador de arquivos) deixa copiar os arquivos que quero da Área de Trabalho para o diretório /usr/src, mas quando vou no diretório os arquivos não estão copiados.

Pelo jeito difícil entrei na "tela preta" pelo comando <Ctrl+Alt+F1> mas não consigo escrever /Área\ de\ Trabalho/ com o acento na letra "A", nesse modo o sistema não reconhece o que quero fazer (estou achando que o problema é o acento).

Tens alguma outra sugestão?

Grato.
« Última modificação: 21 de Junho de 2008, 20:05 por aacosta »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Copiar arquivos da Área de Trabalho para o diretório /usr/src
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2008, 00:39 »
Estranho, pois aqui o terminal aceita os acentos (será que seu teclado está certo?) e uso o Nautilus como "root" normalmente.

Sugestão: crie uma pasta nova, com nome "temp" (use qualquer nome, com minúsculas e sem acentos), e mova os arquivos que vc quer copiar para o /usr para ela e depois copie a partir dela pelo Terminal.

Até.
:: Linux Registered User nº 439378 ::