Autor Tópico: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux  (Lida 7585 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Online: 20 de Junho de 2008, 22:36 »
Vou deixar o link da tradução do Google feita do original - http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd_evolution&num=1

Sobre o grande salto que a AMD pretende dar as ATIs, coisas do tipo rótulo do Linux nas embalagens, e tecnologia total/ compatível c/ o openGL.

http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&u=http%3A%2F%2Fwww.phoronix.com%2Fscan.php%3Fpage%3Darticle%26item%3Damd_evolution%26num%3D1

Recomendo a leitura. Pois pelo que li, a AMD dá um passo a frente da NVidia, nessa área.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline VincentRichardMagnus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2008, 22:56 »
 :D É mesmo um grande passo! Eu sempre gostei da AMD. Ela fez processadores melhores que o Pentium (Athlon, AthlonXP, apesar do acabamento grosseiro). Não posso dizer que o Athlon X2 é melhor que o Core 2 Duo porque ainda não comprei o meu... :( De qualquer forma, a AMD está abrindo mercado para o Linux. Todo mundo que usar Linux, agora, vai poder comprar uma ATI de última geração. E isso é bom pro bolso deles, e para nós.

O melhor de tudo é que o driver vem no CD da placa, apesar de eles recomendarem que se baixe o driver do site da AMD.

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2008, 23:20 »
Reconheço a superioridade do AMD.
Quando eu tiver $$$ troco meus Intels pelo AMD.
Removido pela Moderação.

Vugo

  • Visitante
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2008, 00:02 »
Reconheço a superioridade do AMD.
Quando eu tiver $$$ troco meus Intels pelo AMD.

?

sem querer ser chato,eu gosto gosto muito da AMD,sou fan mesmo.Agora decepcionou esses ultimos lançamentos viu

PhenomX4 - concorrente dos Core2Quad até a revisão 2 (B2) vieram com um bug onde não dava pra usar toda a potencia,na revisão 3 corrigiram porem os Core2Quad superam.

Opteron - bug extrondoso que era critico,porém não lembro o que foi.

AthonX2 - perde para os Core2Duo,antes eram mais vendidos,porém agora os Core2Duo estão no mesmo preço.

espero sinceramente que a AMD saia dessa crise e que minha proxima Workstation tenha 2 opterons.

Offline VincentRichardMagnus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2008, 00:12 »
Ninguém é perfeito... A Intel tem mais qualidade porque ela praticamente inventou o mercado de microprocessadores. Um dia a AMD chega lá.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2008, 10:23 »
Sinceramente eu não acredito, tenho uma ATI Radeon 9600 e estou muito insatisfeito
Os videos tem alguns brecks, quando jogando o Savage tenho 20 fps com tudo no minimo enquanto tenho 50 no windows com tudo no maximo, cada vez que sai uma actualização para o kernel tenho de instalar o driver outra vez.
Desisti do compiz, de jogar e até de ver filmes, quando quero jogar Savage vou para o windows o que é estúpido porque existe o jogo para linux.
O driver vai evoluindo mas a qualidade é sempre a mesma.
Sinceramente não tenho fé nenhuma na AMD, nem em processadores nem em placas gráficas, já lá vai o tempo que as ATI's eram as campeãs, agora só mesmo em video HD e mesmo assim a nVidea tem vindo a melhorar.
ATI nunca mais.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2008, 19:02 »
o que eu mais gosto da AMD é quando fui montar meu computador ví alguns $$$ sobrando no bolso em comparação com intel, até a placa mãe é mais barata...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2008, 13:47 »
Sinceramente eu não acredito, tenho uma ATI Radeon 9600 e estou muito insatisfeito
Os videos tem alguns brecks, quando jogando o Savage tenho 20 fps com tudo no minimo enquanto tenho 50 no windows com tudo no maximo, cada vez que sai uma actualização para o kernel tenho de instalar o driver outra vez.
Desisti do compiz, de jogar e até de ver filmes, quando quero jogar Savage vou para o windows o que é estúpido porque existe o jogo para linux.
O driver vai evoluindo mas a qualidade é sempre a mesma.
Sinceramente não tenho fé nenhuma na AMD, nem em processadores nem em placas gráficas, já lá vai o tempo que as ATI's eram as campeãs, agora só mesmo em video HD e mesmo assim a nVidea tem vindo a melhorar.
ATI nunca mais.


   Estranho, tenho uma ati radeon x-300 e os últimos drives estão ótimos, funciona tudo e com desempenho melhor que no winxp. Jogava ( to sem tempo agora) American Army e ET tranquilo, e vejo vídeos na boa, até intalei um media center (elisa, num gostei do nome  :-\). antes de usar o kernel do hqx eu usava o envy para instalar e foi na boa, com o novo kernel instalei seguindo a dica do violentia ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg197968.html#msg197968 )
   Atualmente tenho visto as placas ATI darem melhor no linux do que as Nvídia, nunca usei ela antes, por exemplo tem muitas reclamações de quem testou o KDE4 por ele ser incompatível inclusive com o ultimo drive dela, mas não vi ainda alguém que usa uma ATI reclamar  :P
   Parece que depois de muita reclamação e a compra pela AMD o jogo vai se inverter.  ;D
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline guilherme_bc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2008, 16:08 »
Meus primeiros micros eram baseados no Intel (286, 486-DX4, Pentium). Meus últimos 4 micros foram "powered by AMD" (Duron 1400, Athlon 2000+, Sempron -notebook- e agora Turion 64 X2 - também em note)  ;D ;D ;D
Acho que ela está crescendo, e como qualquer empresa, às vezes acaba dando uma derrapada. Mas a tendência é que ela, pelo menos, se equipare à Intel em relação à Tecnologia. Quando falamos de mercado... aí o papo é outro.. a $$ da Intel com certeza dá conta de toda a publicidade necessária...
Com relação às placas gráficas, Já tive nvidia (GeForce 4Ti) e agora tô com uma ATI. Não posso comparar as duas, pois tem perfis muuuito diferentes. A nvidia era offboard, 128Mb, para jogos (excelente placa). A ATI tá dando conta do recado no note, principalmente no Linux. Roda o Compiz, efeitos gráficos .. etc. No Vista, porém, é o que limta o desempenho .. o índice do Vista fica em 3,0.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2008, 18:16 »
Boa notícia. Apesar de que eu acredito que não vai ajudar muito aqui no Brasil. As Radeons daqui são terceirizadas, como falado na matéria, cabe a empresa fabricante decidir se coloca o selo Tux ou não. E tenho a infeliz impressão que nem Driver GNU/Linux nos CDs vai vir aqui.
Tomara que eu esteja errado.

Uso ATI, e sofri muito com essa placa no GNU/Linux, porém de dois mêses para cá o Driver praticamente erradicou os Bugs, está rodando redondo aqui pela primeira vez. Como formatei a máquina, vamos ver se essa competência continua no Driver deste mês.

Apesar de tudo, acredito que a AMD/ATI ainda esteja muito atrás em relação de Driver GNU/Linux para suas Radeons. O primeiro item mais importante, o desenpenho, já está de igual para igual com o Windows, pelo menos na minha placa. Já a relação Driver x Placa, é muito ruim se comparada ao Catalyst Control Center do Windows, enquanto lá ele acessa 100% das funções do Hardware da placa, tem uma interface gráfica muito bonita e caprichada, o nosso Driver é muito pobre de recursos e beleza >:( e não acessa mais do que uns 70% do Hardware da placa através de sua interface gráfica. Muito ruim, sua Widget é feita em C arcaico, tente instalar com o comando /.nome-do-driver.run para ver uma interface gráfica feia e instalação nada atraente, apesar de simples. Mas nunca consegui instalar desta forma.
Ficamos na mão do bondoso Alberto Milone para nos livrar desse trabalho todo com seu Envy, que hoje já está nos repositórios oficiais do Ubuntu.

Bem que poderiam pelo menos, fazer a interface em wxWidgets, assim tornaria o Driver mais atraente visualmente. Ou ainda, mostrar que estão mesmo interessados em nós, fazendo um Driver decente, de igual para igual com o do Windows, um com interface GTK para GNOME e outro com interface QT para KDE. Mas o mais importante nem é isso, só tendo as mesmas funções que o Catalyst Control Center do Windows, a interface poderia ser até em CLI que já estava valendo :P

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2008, 21:32 »
A AMD está com o melhor chipset no momento que é o 790gx, tem o processador Phenom de quatro núcleos que  em 45 nm, especialmente o Black Edition,  podendo ser overclocado facilmente, através da tecnologia desenvolvida pela AMD e está quase no mesmo nível que um Intel.
Está com as melhores placas de vídeo, as  Radeon HD 4850 X2 e a 4870 X2
Agora, na minha ATI Radeon 9600XT , com os drivers proprietários deixam meu sistema instável, tenho que usar os da comunidade, aí fica bom.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2008, 08:24 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2008, 12:17 »
Tenho no meu desktop caseiro uma 9800pro e posso dizer, o desempenho dela é uma piada perto do que é para Windows, e isso em várias aplicações, no OpenArena por exemplo, jogo no Windows XP com tudo no máximo, no Linux com o último driver não posso fazer isso, fica lento, isso sem falar no Compiz, até desisti de tentar fazer ele funcionar.

A AMD/ATI ainda tem que comer muito feijão para chegar aos pés da NVIDIA e Intel em suporte ao Linux. :P
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2008, 18:13 »
Já optei muitas vezes por montar máquinas usando processadores da AMD, mas sinceramente me distanciei deles pq eles queimavam à toa. Cansei de ver máquinas usando processadores AMD (Duron, Athlon e tal) com o cooler parado (ou 'parando') e com o processador pifado. Ao contrário dos da Intel, onde já vi máquinas com P4 em 90 graus com o coller travado e ainda funcionando, no máximo desligava, reiniciava e tal, mas queimado mesmo até hj nunca vi. Tinha vezes que só o fato de vc trocar o processador de uma placa-mãe para outra o AMD já queimava e, novamente, mesmo com a fonte com tensões um pouco acima do normal, os da Intel funcionavam e aguentavam o tranco. Desde então passei a só montar mesmo máquinas Interl, se alguém aí puder me dizer que vale à pena experimentar os processadores da AMD de novo, eu me arrisco a usá-los.

Mas o que a AMD quer fazer com a compatibilidade com o Linux é uma vitória, se os processadores forem bons (e as respectivas placas com suporte, claro), vai ser uma festa pros montadores 'off road', ou seja, aqueles que montam, como eu, máquinas por conta própria.

Mas enquanto isso é Intel + Gigabyte + nVidia na bagaça, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2008, 20:25 »
 Isso é verdade, meu Prescott já chegou a 83ºC funcionando normalmente (isso foi porque a grelha do dissipador estava entupida de pó) com o cooler a 5000RPM e o desempenho continuava normal. Nada como um Intel para agüentar o tranco. AMD frita sem mais nem menos.  Mas que é bom isso de passar a considerar o linux, isso é.
 Hoje eu estava vendo os classificados aqui do jornal da minha cidade, e eu estava habituado a toda semana contemplar um anúncio de um "técnico" formatador que fazia o serviço por R$ 35,00 (~15 euros), com XP Pró e Office instalado. Mas hoje ele renovou o anúncio: Dizia "XP professional + Office OU Linux Ubuntu + Open Office..." e eu fiz cara de o_O e pensei "caramba, não somos mais sumariamente ignorados, nem mesmo pelos formatadores piratas de plantão..." Isso sim é um salto evolutivo!


Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: AMD dá um salto evolutivo em suporte Linux
« Resposta #14 Online: 11 de Agosto de 2008, 05:41 »
Já optei muitas vezes por montar máquinas usando processadores da AMD, mas sinceramente me distanciei deles pq eles queimavam à toa. Cansei de ver máquinas usando processadores AMD (Duron, Athlon e tal) com o cooler parado (ou 'parando') e com o processador pifado. Ao contrário dos da Intel, onde já vi máquinas com P4 em 90 graus com o coller travado e ainda funcionando, no máximo desligava, reiniciava e tal, mas queimado mesmo até hj nunca vi. Tinha vezes que só o fato de vc trocar o processador de uma placa-mãe para outra o AMD já queimava e, novamente, mesmo com a fonte com tensões um pouco acima do normal, os da Intel funcionavam e aguentavam o tranco. Desde então passei a só montar mesmo máquinas Interl, se alguém aí puder me dizer que vale à pena experimentar os processadores da AMD de novo, eu me arrisco a usá-los.

Mas o que a AMD quer fazer com a compatibilidade com o Linux é uma vitória, se os processadores forem bons (e as respectivas placas com suporte, claro), vai ser uma festa pros montadores 'off road', ou seja, aqueles que montam, como eu, máquinas por conta própria.

Mas enquanto isso é Intel + Gigabyte + nVidia na bagaça, hehehehe...

Faço manutenção em pcs também, eu já peguei alguns pcs com cpu Intel danificado era um prescot 3,4 sqt 775 e um northwood 1,8. Mas o que você relatou acima já não se aplica mais no dia de hoje, tanto para AMD e Intel. O prescot era um horror, baixo desempenho diante de sua versão anterior e esquentava muito, sendo necessário um cooler bom e barulhento pela alta rotação, a versão box não dava conta.
CPUs AMDs queimavam quando eram os k5, k6 e os k7, parte da culpa era das mobos que dão tinham proteção de cooler parado. Já as séries k8, k8L e k10, (exceto as atuais cpus Quad core phenonX4 9850 ou + tem o tdp alto acima de 125w)  e a série BE e os X2 4xxxe são bem frios e ao ativar o cool n quiet o cooler chega até a parar de girar já que sua temperatura não vai além de 39 graus em full load.

Agora sobre a AMD em dar melhor suporte ao Linux, isso é uma glória, mas ainda tem muito o que melhorar no openGL, nesse quesito ela é bem fraquinha ainda, não sei se hardware ou driver.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2008, 05:47 por Ernesto »