Autor Tópico: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"  (Lida 20012 vezes)

Offline VincentRichardMagnus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #15 Online: 23 de Junho de 2008, 18:36 »
Pra mim chega.

Offline netzen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • Objective Kanji
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #16 Online: 23 de Junho de 2008, 18:38 »
Gostaria de opinar na questão.

[ Empresa Privada ]
Conforme foi mencionado, trata-se de uma EMPRESA PRIVADA,
então, deveríamos nos restringir quanto aos comentários.

[ Site da Empresa ]
http://www.dincao.com.br
Acho que essa empresa está de PARABÉNS, por ter a ousadia
d'uma inovação que é comum apenas no primeiro mundo.
O Brasil precisa urgentemente de mais iniciativas assim.

[ Parceria com a Apple ]
http://www.dincao.com.br/parceria
Podemos entender que houve uma PARCERIA com a Apple,
ou seja, a Apple também tem INTERESSE TOTAL em ver
isso acontecer, serve como "vitrine" pra eles.
Vale lembrar que a Apple possui um bom histórico em
termos de implantar tecnologia em escolas.
Vale também lembrar que alguns meses atrás a Microsoft
praticamente andou doando notebooks Asus Eeepc
com Windows para escolas americanas.
Essas parcerias são práticas comuns de "vitrine" da Apple e também da Microsoft.

[ Software Livre e uma possível Proposta Educacional ]
No meu entender, um assunto de altíssima importante para o S.L.,
é a questão d'uma proposta Educacional, que INFELIZMENTE o
software livre NÃO POSSUI ATUALMENTE.
O que existem são (pequenos) esforços isolados,
e, mesmo que consideremos o OLPC, não existe uma
coisa DEFINIDA e UNIVERSAL suficientes para
"competir com a iniciativa comercial".
Sem dúvida o S.L. precisa se movimentar nesse sentido
e ter uma PROPOSTA FORMAL À ALTURA.

[ Federal/Estadual/Municipal ]
Já em relação à questão de entidades do governo, eu acredito
que estas deveriam fazer todo o possível para ter um parque mixto,
onde o S.L. represente, pelo menos 70% do total.
Particularmente NÃO TENHO NENHUMA colocação contra
adoção de sistemas Windows e Apple como parte integrante
de um parque de tecnologia que queira ser moderno.

[ "Plataforma Educacional" ]
Se os proponentes do S.L. (todos os que assim se considerem),
se prevenirem e produzirem uma proposta educacional completa,
formatados em torno de S.L., nem será preciso argumentar
para que as escolas adotem tal plataforma. Será uma forma
natural de ver o S.L. ganhar terreno numa área onde ele pode
fazer muito, e, provavelmente, mais do que o software proprietário.

No meu particular ponto de vista,
a FAMÍLIA GNU/LINUX DEBIAN/UBUNTU
contém o "DNA" do sucesso para ser essa
"Plataforma Educacional", e, com um pequeno esforço,
é possível ter tal plataforma completamente definida e pronta
num período de tempo muito pequeno.

Enquanto não houver uma "Plataforma Educacional" DEFINIDA e PRONTA,
dificilmente poderemos fazer valer qualquer argumentação
a favor do S.L. nas escolas, mesmo considerando-se escola públicas.

O que o S.L. tem, hoje, é um GNU/LINUX, como Ubuntu, por exemplo,
PRONTO, ESTÁVEL, RELATIVAMENTE POLIDO para uso geral.
Não podemos confundir isso com uma "Proposta de Plataforma Educativa" ...

Fico por aqui, é mais ou menos esse meu ponto de vista
na questão do S.L. e a adoção deste na educação.

Abraço a todos.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #17 Online: 23 de Junho de 2008, 18:39 »
Já usei Win, MAC e atualmente estou no GNU/Linux, ele me agrada em todos os sentidos, mais que os demais SOs que utilizei.

A questão aqui da escola é que as atividades que irão ser desempenhadas na escola podem não ser tão simples, ou tão didadicas com o GNU/Linux, mais creio que tudo que se faz num MAC se faz em um GNU/Linux, eis que a escola não quer ensinar seus alunos a configurar um SO via terminal ou ensinar a compilar kernel e etc...  estão atraz da simplicidade e facilidade, quem sabe um dia não tenhamos um Linux mais robusto para este uso prático, repito, podemos fazer tudo que se faz em outro SO no nosso glorioso Linux, acho que é indiscutível, porem para as necessidades desta escola...ñ lhes agradava.

Não querendo ser polemico ou até radical de mais, cá entre nós que o futuro da nação não está nas escolas privadas, muitos nem irão por em prática seus estudos, irão seguir a frente os negócios empreendedores dos pais (gastar a grana dos coroa xD), creio que o cara que estuda em uma escola publica, se faz auto-didata para um vestibular, entra em uma concorrida faculdade federal, este sim é o futuro da nossa nação. Mais não quero polemizar, sei que muitos assuntos vem gerando "encrencas" aqui no nosso amado fórum, peço para que pensem duas vezes sempre antes de responder tópicos como este, uma visão comprensiva com a diversidade de pensamentos é algo muito importante para se viver em comunidade.

Abraço!  ;D
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #18 Online: 23 de Junho de 2008, 19:00 »
Olá pessoal,

Na minha opnião o Linux ainda é para desbravadores (como nós), apesar de ser o melhor S.O.
Quer saber porque?

Para o usuário comum:
Faltam drive para uma grande parte de periféricos.
Para as empresas:
Alem de faltar drive para periféricos ainda faltam programadores que desenvolvam softwere para rodar no Linux tão bons quanto aos que temos que rodam no Windows.
Por essas e outras não devemos ficar indignado ao ver tal noticia.
 
« Última modificação: 23 de Junho de 2008, 19:33 por Nelson Quintanilha »

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #19 Online: 23 de Junho de 2008, 19:08 »
Por essas e outras não devemos ficar indignado ao ver tal noticia.

e quem tem paciência para dizer que o céu não é tão azul??

Vugo

  • Visitante
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #20 Online: 23 de Junho de 2008, 19:30 »
não tem porque ficar indignados

o que o povo daqui não entende é que estamos falando de software e não da mãe

bem,o linux é bom agora se fosse a imagem da perfeição como dizem seria o mais usado

claro que o windows e o mac tem falhas agora são mais fáceis não só pelo uso mas pela facilidade de achar coisas como cds com softwares e hardware compativel sem ter que passar horas no google

o linux está evoluindo e os concorrentes tambem agora cada um com seus pros e contras não devemos fechar os olhos para a realidade como muitos fazem.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #21 Online: 23 de Junho de 2008, 20:04 »
Acho muito boa a iniciativa, um mac por aluno é bem melhor que 5 pc's para 500 alunos
Aqui em portugal todos os estudantes(do 10º ao 12º) e professores tem direito a um computador portatil por 150 €, o único problema é que vc é obrigado a pagar internet wireless por 3 anos, portanto se já tiver internet em casa não compensa e esta internet wireless não é muito boa mas é bem melhor que nada.
aqui fica o link para mais informações http://www.eescola.net/default.aspx?guid=68729f46-f66f-11dc-9b66-ba9f55d89593
Nada evolui se cada vez que uma decisão acertada é tomada só apontarem os defeitos
« Última modificação: 23 de Junho de 2008, 20:07 por kakita »

Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #22 Online: 23 de Junho de 2008, 21:55 »
Quando passamos da enxada para o arado ganhamos produtividade.  Quando passamos do trabalho manual para a máquina a vapor novamente ganhamos produtividade (início da era industrial).  As ferramentas da tecnologia da informação são as mais importantes ferramentas de trabalho já criadas.  Elas permitiram que o homem moderno elevasse a produtividade a níveis inimagináveis.  Assim sendo, tais ferramentas são estratégicas para quaisquer nação.  Ficar dependentes de empresas que produzem código proprietário é totalmente não estratégico.  As ferramentas de código aberto são as que permitem independência, as que melhor permitem a criação de polos de informação.  Além do mais, elas trazem embutidas o aumento da cidadania pois tem como princípio a repulsa a pirataria e o compartilhamento de informação.    Somos país de terceiro mundo senão procurarmos soluções alternativas ficaremos eternamente a reboque.  O código aberto é uma solução ao nosso alcance.  Certamente existe trabalhos que são mais propícios ao código proprietário, mas creio que esta solução deveria ser excessão e não regra.  (Felizmente o atual governo brasileiro e o anterior perceberam esta importância e resistiram as inúmeras investidas da mais conhecida empresa de código proprietário.   Na atualidade o governo brasileiro é um dos maiores incentivadores do código aberto e o implementou em várias de suas repartições.)
« Última modificação: 24 de Junho de 2008, 08:57 por otavio cunha »
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #23 Online: 23 de Junho de 2008, 23:22 »
Sinceramente tambem não percebo como o governo, uma instituição sem fins lucrativos, continua usando windows e não linux, em portugal temos a nossa próprio distribuição linux, a Caixa Mágica, e já vai na sua versão 12.
É triste viver num país que o próprio governo faz decisões deste tipo, ao pensar bem no assunto não consigo entender.
O governo português é tal e qual o reflexo do povo, acha que a solução é nos agarrarmos aos grandes, já na questão da guerra do Iraque aliámo-nos aos USA só para continuarmos amigos do Poderio Americano, enquanto toda a gente pensar que isto é a solução nunca passaremos daquilo que somos, um país pequeno e pobre tanto financeiramente como pobre de espírito.

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #24 Online: 24 de Junho de 2008, 04:12 »
@kakita o nosso governo só continua a usar windows porque o gates veio cá e distribuiu um rebuçados disfarçados de prenda.

Quanto ao tópico, a escola é privada e faz o que quer, nem devia tentar justificar-se, não se esqueçam de uma coisa: o mac ainda vive da ideia do estilo, e a imagem do colégio (presumo) aumenta só por dizer que usam mac.
Quando se tentam justificar...



Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #25 Online: 24 de Junho de 2008, 08:48 »
Quanto ao tópico, a escola é privada e faz o que quer, nem devia tentar justificar-se, não se esqueçam de uma coisa: o mac ainda vive da ideia do estilo, e a imagem do colégio (presumo) aumenta só por dizer que usam mac.
Quando se tentam justificar...

Exatamente, o que as grandes corporações vendem hoje, mais do que seus próprios produtos, são uma filosofia, uma atitude, uma mensagem.  Elas procuram fazer a cabeça dos consumidores neste sentido.  Como as pessoas estão sentido enorme necessidade de pertencerem a grupos elas acabam comprando esta proposta.  No caso da Apple me parece que ela vende isto mesmo: estilo.  Certamente a escola quis vender a mesma imagem. 
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #26 Online: 24 de Junho de 2008, 09:24 »
macs vao um pouco alem do estilo. to parecendo fanboy defendendo o mac, mas `e q eu vejo umas coisas nos macs q vao alem do simples estilo "cool". reduzir o sucesso dos produtos mac a sua aparência `e um pouco de preconceito. nao me interpretem mal, mas temos q sempre olhar em torno em busca de novos padrões de qualidade, agente s`o ver q nosso quintal ta bagunçado quando d'a uma espiada no quintal do vizinho e constata q ta um brinco.

sobre o t'opico, eu preferiria um filho numa escola com um macbook por aluno do que com um pc+vista por aluno, s'o o tempo de carregar e de desligar ja matou a metade da aula :D. alem do mais `e uma escola privada, ela faz o q quer com o dinheiro dela. sobre as escolas publicas, +-40% dos brasileiros sao analfabetos funcionais, eu nao discuto inclusao digital no brasil, nao faz sentido pra mim :`(
; Linux is almost there!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #27 Online: 24 de Junho de 2008, 09:31 »
Sou um dos que acham normal a atitude da escola.

Isto é liberdade de escolha. Liberdade das ações da empresa. Para defender o software livre não devemos buscar uma ditadura na sua escolha. Precisamos ajudar a fazê-lo melhor para que se torne uma escolha natural em uma maior quantidade de casos.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #28 Online: 24 de Junho de 2008, 12:58 »
Acho que uns 30% para mais dos tópicos deste forum sempre acabam na mesma discussão: Linux é isso, Windows é aqui, Mac é outro...

Syphos e Yugo: Redondamente errados: Basta o software rodar na plataforma, que está OK, nao tem nada a ver uma coisa com outra. Agora, porque um tal software lá que só roda em Mac, o MacOsX é melhor que o Ubuntu... nada a ver o c... com as calças, na boa!

Tem softwares, na minha área de atuação (Gothic e Grass), que só roda em Linux/Unix (no Windows roda via Cygwin) . Agora, vou dizer que, por conta deste fato, Linux é melhor que Mac e que Windows.... é igualzinho, 2+2 é 4 e 3+ 1 é 4 ..... nééééééééééééé?????

Essa escola deve ser muito especial mesmo, a ponto de julgar que Windows e Linux nao seria capaz de digitar textinhos e editar figurinhas para crianças de 1o. e 2o. grau. Que nem uma Universidade aqui do Sul, que, com o único intuito de aparecer (o mesmo caso dessa escola), colocou a obrigatoriedade de cada aluno da Medicina ter um notebook (vai ver esse pessoal da Medicina precisava muuuito mais de um notebook do que um aluno da Ciencia da Computação ou da Engenharia, no qual nao existe tal obrigatoriedade)

Ah! E pra finalizar, nao existe sistema melhor que Windows XP ou Ubuntu. E nao venham com o BugMac (sistema operacional lotado de bugs, mas cheio de fanboys, já vi travar até gravando DVD) ou Vista (nada mais pesado)
Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Vugo

  • Visitante
Re: Colégio implementa "Um MacBook por aluno"
« Resposta #29 Online: 24 de Junho de 2008, 13:20 »
agora estamos na parte que um fala do OS do outro

sinceramente ninguem leu minha mensagem toda

eu disse que eles compraram macs pois acharam melhor para aquela ocasião

e o vista veio com mais estabilidade que o ubuntu 8.04...

e falando nisso o xp gargala com a configuração do meu pc,o vista da mais desempenho.