Autor Tópico: O que acho do GNU/Linux Ubuntu  (Lida 6134 vezes)

Offline beavis.network

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
O que acho do GNU/Linux Ubuntu
« Online: 29 de Junho de 2008, 14:55 »
Bem, conhecí essa ótima distribuição GNU/Linux por meio d 1 professor n faculdade Estácio d Sá d BH-MG, chamado Rodrigo Pereira q atualmente é sysadmin d google.
Ele deu a matéria d sistemas operacionais p/ gente e n aula usávamos o Ubuntu, n época o 6.06. Isso foi mais ou kmenos em agosto/setembro d 2006.
N 1º contato, eu nem sabia o q era Linux, ñ sabia o q era software livre, o q era o projeto GNU, ñ sabia nd, era leigão mesmo e tive n 1º mês d aula, o maior preconceito contra o Ubuntu, achava péssimo, preferia o windows xp.
Então, alguns exercícios para ksa, quem ñ tinha linux instalado n PC d ksa, detalhe, nunguém tinha, era só rodar o livecd. A 1ª vez q usei o live CD achei magnífico, como um sistema inteiro pode ser carregado sem estar instalado n HD e em apenas 2 min? Achei mto soda e comecei a m interessar.
Como falei, tive preconceito n início, mas abrí a mente para essa coisa nova e dpois d discutir mto(amigavelmente) com o prof, instalei em dual boot, com o q hj chama d ruindows, q aliás, ñ uso á cerca d 1 ano.
Desde então eu uso o Ubuntu, tive algumas decepções, como por ex, eu ñ conseguia transferir arquivos dele para o celular e vice-versa e ainda ñ consigo, já tentei d td, por td tipo d cabo, por bluetooth, mas tirando pekenas coisas assim, acho um ótimo sistema, também, baseado em Debian, uma das melhores distros n minha opinião. Eu já usei além d Ubuntu: Mandriva, Red Hat, Debian e Gentoo.
Enfim dou nota 9 valendo 10 para o Ubuntu, tem coisa q ainda precisa melhorar, como suporte a celular, por ex.
É a única distro q eu saiba, q envia Cd's d graça!
Mas estou afim d testar algumas outras distros, como o openSUSE, por ex. Ñ acho legal ficar preso a uma distro, mesmo a maioria dos comandos sendo a mesma pra tdas, mudando basicamente o gerenciados d pacotes, interface e tal...
É isso aí,
obrigado.

Offline beavis.network

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: O que acho do GNU/Linux Ubuntu
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2008, 14:57 »
Curso o 4º período(vai até o 5º) d Tecnologia em Redes d Computadores n Estácio d Sá d BH-MG, ñ é contando vantagem nem desvantagem, mas só por completar o depoimento mesmo, m identificando e a minha formação.
Obrigado.

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: O que acho do GNU/Linux Ubuntu
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2008, 15:09 »
Para testar outras distros é facinho. É só instalar uma máquina virtual, por exemplo o VMware ou o VirtualBox. Daí poderá testar qualquer SO. Te recomendo primeiro a testar o Debian que é o precursor do Ubuntu e mais parecido com ele. Depois o céu é o limite.

Offline beavis.network

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: O que acho do GNU/Linux Ubuntu
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2008, 15:13 »
Soh, eu já usei o Debian e uso o Gentoo n virtualbox ose, mas pra falar a verdade eu ñ curto mto máquinas virtuais, pois inibem mtos possíveis problemas. S a máquina hospedeira estiver td d dispositivo d hw detectado, n máquina virtual provavelmente td vai funcionar, como é no vmware, então prefiro instalar n tradicional mesmo, ver s vai reconhcer placa d vídeo, wireless, ver o real desempenho mesmo. Tem um outro professor meu q usa o Xen, q é um virtualizador q acessa o hw real d máquina e ñ os dispositovis virtuais, esse sim é bom mesmo pra testar o q falei acima. Só, obrigado pelo comentário, flw.

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: O que acho do GNU/Linux Ubuntu
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2008, 15:16 »
Opa, então é só fazer uma outra partição e testar. Primeiro entre no site da distribuição que está querendo testar e veja a filosofia e os screenshots para ver se você se identifica com ele. No distrowatch tem o top 100 das distros e é um bom ponto de partida para escolher qual a próxima distro que usará.

Offline beavis.network

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: O que acho do GNU/Linux Ubuntu
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2008, 15:20 »
Eu costumo olhar pelo distrowatch memso, antes d escolher uma distro, mas ultimamente tô mto interessado no openSUSE e saindo n assunto linux, tô interessado n Mac OS X Leopard, tem um amigo meu q tem um macbook e ñ troca ele pelo linux, mas ele também gosta d linux, pra ele é 1º mac 2º linux, hehehe.
Soh, mas é isso aí kra, daki há uns dias vou usar o Libertas, q é uma distro d prefeitura daki d BH, baseado em Debian também. Flw, abraço, obrigado pelo comentário.

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: O que acho do GNU/Linux Ubuntu
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2008, 15:42 »
Testando o openSuse você não vai perder nada, é muito boa. Teste e verá!!!!!!!!!!!!!! :D
Nunca tinha ouvido falar desse Libertas, mas baseado em Debian deve ser ótima!!!!!!!!!
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: O que acho do GNU/Linux Ubuntu
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2008, 18:29 »
Eu costumo olhar pelo distrowatch memso, antes d escolher uma distro, mas ultimamente tô mto interessado no openSUSE e saindo n assunto linux, tô interessado n Mac OS X Leopard, tem um amigo meu q tem um macbook e ñ troca ele pelo linux, mas ele também gosta d linux, pra ele é 1º mac 2º linux, hehehe.

Acho que mac é que nem virus, vc olha e fica apaixonado, nunca tive nenhum mas já testei e adorei, embora ache que não é o sistema perfeito para mim, porque vc não pode mexer muito um nivel mais profundo, mas cumpre aquilo que promete, um sistema facil e estável muito melhor para leigos do que o windows.

Fiquei curioso com esse Xen, nunca usei maquinas virtuais pela razão que vc indicou mas acho que vou dar uma testada nesse Xen

Offline beavis.network

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: O que acho do GNU/Linux Ubuntu
« Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2008, 16:36 »
Eu comprei 1 macbook e estou adorando o sistema, nao eh apenas bunitinho como mtos pensam, eh altamente estavel e seguro. Dizem q existe virus pra linux e virus pra mac, em quase 2 anos mexendo com linux nunk vi um e 1 mes com mac também nao. Agora, pra servidor Linux eh o kra, pra desktop eu to preferindo mto mais mac d q linux, n mac td funciona, em 1 mes nunk nd travou, otimo gerenciamento d energia, tem modo texto, mta gente nao sabe, mta gente apenas abre o terminal, mas tem como vc mexer so n modo texto n mac, apesar d nao ser encessario. Agora, pra usar em desktop, eu notei q o mac eh mais seguro q o ubuntu. N mac qndo vc tenta trodar um livecd malicioso, o slax com o ophcrack para quebrar senhas d usuarios, n mac ele, devido ao maravilhoso darwin, trava o cd e esse nunk mais roda, n linux e windows, roda e quebra a senha.
N mac nao precisa compilar kernel pra ativar suporte a isso e akilo, o safari, navegador web pardaro n mac eh bem mais rapido q o firefox, q eh o q a maioria usa(ou acredito q usa) n linux, o sistema nao demora 2 minutos pra dar boot, como eh n ubuntu, o meu mac demora uns 15 seg e nao demora 1 min pra desligar, como eh n ubuntu, o mac, sem brincaderia, demora cerca d 3 seg pra desligar. Nao somente o sistema, ams o hardware, eh excelente, minha bateria d 6 celulas dura quase 5 h com rede wireless ativa. A placa wireless eh otima, amigos q tem notebook`s dell d 3000 reais nem enxergam certas redes q eu n mac enxergo e conecto sem cair, diferente deles. Acontece eh q o pessoal tem preconceito contra mac, dizem q eh d rapaz alegre, q eh soh interface, nd disso mexa em um p/ ver. Agora, servidor eh linux, d preferencia Debian.

Offline beavis.network

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: O que acho do GNU/Linux Ubuntu
« Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2008, 16:40 »
Kakita, o Xen(fala zen) eh bom pra usar em servidor, em desktop soh s vc tiver 1 maquina mto boa. Eu recomendo também o virtualbox q eh mto bom.
Voltando ao mac, tah certo, nao da pra ir mais fundo como n linux, soh o kernel eh aberto o aqua nao. Mas como vc disse, promete e cumpre. Nao q o linux nao cumpra seu papel p usuarios finais, mas tem q melhorar mto, dar mais suporte principalmente a jogos, q eh o q a maioria dos finais fazem.
S eu nao usasse mac, eu usuaria openSUSE s nao usasse opensuse, usaria ubuntu. Eh isso ai, abraco a tds e q fike claro q nao estou brigando, discutindo, isso eh importante, pois devemos sempre tratar bem os usuarios em grupos, listas e forums. Flw
:)