Autor Tópico: Codificação inválida: HELP!!!  (Lida 4036 vezes)

Offline LulaCosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Codificação inválida: HELP!!!
« Online: 29 de Junho de 2008, 21:06 »
Olá a todos.
Fiz a migração para a mais recente versão do Ubuntu (8.04) e de início estou com um problema que eu sei que é básico: a diferença de codificação entre o Windows e Ubuntu. Tenho uma quantidade grande de documentos (.doc e pdf, principalmente) que não consigo acessar e portanto não posso editar porque a codificação é diferente daquela em que originalmente eu criei os arquivos. Essa dificuldade está me impedindo de trabalhar e mesmo de progredir no aprendizado do uso do Ubuntu!!!

Sei que rpeciso definir a codificação de caractere padrão como ISO-8859-1 no locale para Português do Brasil (pt_BR) - é isso mesmo? Encontrei uma forma de fazer isso aqui: http://blog.mhavila.com.br/2006/09/24/codificacao-de-caractere-e-o-ubuntu-pt_br/.

Mas a solução não funcionou no meu caso e imagino que isso porque ela foi feita para as versões 6.06 LTS e 7.04. Se alguém puder me ajudar vou ficar muito grato. Se esse "problema" já tiver sido solucionado aqui também agradeço a informção de onde está a solução.

Luiz

Offline brunei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
    • Ubuntu Brasil - Wiki
Re: Codificação inválida: HELP!!!
« Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2008, 13:52 »
Tente digitar a seguinte linha de comando no console:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure locales
Na tela de configuração, escolha a codificação desejada. Você pode inclusive deixar o UTF-8 marcado, mas lembre-se de que na próxima tela, quando você for questionado sobre qual será a codificação padrão, você deve escolher a codificação desejada, no caso ISO-8859-1.
Bruno Ribeiro

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Codificação inválida: HELP!!!
« Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2008, 08:46 »
Tente digitar a seguinte linha de comando no console:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure locales
Na tela de configuração, escolha a codificação desejada. Você pode inclusive deixar o UTF-8 marcado, mas lembre-se de que na próxima tela, quando você for questionado sobre qual será a codificação padrão, você deve escolher a codificação desejada, no caso ISO-8859-1.

brunei, o comando que você citou já fazia parte do tutorial que o LulaCosta tinha tentado executar. E de qualquer forma esse comando apenas atualiza as linguagens já configuradas, mas não permite escolher uma delas como padrão, pelo menos foi assim quando eu testei.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2008, 11:31 por lightboy »
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline brunei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
    • Ubuntu Brasil - Wiki
Re: Codificação inválida: HELP!!!
« Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2008, 09:23 »
Olá LulaCosta,

Eu estou no trabalho agora e estou usando o Fedora. Não sei dizer se no Ubuntu é igual, mas no Fedora existe o arquivo "/etc/sysconfig/i18n" e nel você pode selecionar a codificação padrão para o sistema. O meu, por exemplo, está com UTF-8:

Código: [Selecionar]
LANG="pt_BR.UTF-8"
SYSFONT="latarcyrheb-sun16"

Hoje quando eu chegar em casa dou uma olhada no Ubuntu para me certificar e daí respondo.

Até mais...
Bruno Ribeiro