Autor Tópico: DICA Converter PST do Outlook 2003 pra mbox e importar no Evolution/Thunderbird  (Lida 17919 vezes)

Offline leandro.miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
  • Vivendo, Aprendendo e Repassando!
    • Ver perfil
Pessoal vai ai uma dica de como salvar sua PST do Outlook e migra-la para o mbox usado no Evolution e no Thunderbird.

Como foi difícil migrar do maldito Outlook 2003 da Microsoft para o Evolution no Linux, esta semana estive lendo muito a respeito do assunto e acho que uma empresa que se diz vender produtos que ajudam na produtividade por ser pratico o uso, eu particularmente acho um abuso contra o usuário, pois eles criam um arquivo proprietário que no caso é conhecido como PST (.pst) e o usuário que se vire pra conseguir converter ou utilizar os dados fora do seu produto. O mais absurdo ainda é que os emails contidos no arquivo proprietário são meus e eu tenho direito de exporta-los para usa-los onde eu quiser, os softwares como o Evolution, Thunderbird entre outros também tem um pouco dessa política, mais pelo menos eles já usam o mesmo tipo de arquivo respeitando um padrão Berkeley MailBox (.mbox) e também sendo compatível com diversos formatos que contem em outros softwares de e-mail. Eu se não estivesse usando uma copia pirata do Windows XP e do Office 2003 certamente teria entrado na justiça contra a Microsoft por causa disso, melhor ela se cuidar, pois já me perdeu pra sempre como cliente... :)

Vamos lá a famosa gambiarra pra conseguir converter o PST do Outlook 2003 e por final importar no Evolution ou no Thunderbird.

Primeiramente você deve entrar no site da Mozilla e baixar o Thunderbird 2 que tem aproximadamente 6 MB, instale o mesmo e ao abrir ele vai exibir um assistente de configuração e neste assistente você importa todos os emails e pastas do Outlook. Fazendo isto é só gravar os arquivos contidos na pasta de seu usuário:

c:/Documents and Settings/SEU USUARIO DO WINDOWS/Dados de aplicativos/Thunderbird/profiles/


Observe que deve ter uma pasta dentro de profiles com um nome estranho como no meu, “o8ao9f3x.default” dentro desta pasta esta uma pasta chamada “Mail” e dentro da pasta Mail tem uma outra pasta chamada “Local Folders” todos estes arquivos são de configurações e o conteúdo dos seus emails, copie num CD ou em um PenDrive e vá para o linux e importe-os com o assistente do Evolution ou do Thunderbird.

Bom é essa a tarefa dolorosa e acrobática que tive que fazer para migrar, espero que os nossos amigos do mundo livre tenham a idéia de criar um assistente pra importar direto do maldito PST sem que o usuário leigo precise fazer acrobacia.
Obrigado,

Ass. Leandro Miranda

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Leandro,

vai ajudar e muito suas dicas, mas como faço para importar os emails para o evolution?

pastas já importadas pelo thunderbird?

vlw
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB