Autor Tópico: "Boot" só com CD Live  (Lida 3403 vezes)

logaritmo

  • Visitante
"Boot" só com CD Live
« Online: 02 de Julho de 2008, 22:06 »
Desde hoje, só estou conseguindo acessar o Ubuntu através do CD Live. Ontem, ao retornar de viagem, fiz uma atualização do Ubuntu 8.04, mas não sei se isso tem algo a ver com o caso.
Quando ligo o micro, em seguida às telas da INTEL, o Grub não aparece, e somente um cursor (-) fica piscando no canto superior esquerdo da tela. Dou um boot então pelo CD e, felizmente, consigo chegar ao Grub através da opção "boot from the first hard disk" e aí o acesso segue normal, com a apresentação do Grub. Aliás, não deve ter nada a ver, mas,curiosamente, o CD Live do 8.04 agora está abrindo direto na tela da escolha do idioma de instalação, e tenho de dar um ESC para chegar ao menu, o que não é problema.
Não sei o que devo fazer e uma das idéias seria dar o comando "sudo grub-install /dev/sda", a partir do CD, mas gostaria de ter melhor orientação antes de fazer qqer coisa. Já fiz uma cópia do /boot/grub/menu.lst e poderia postar, se for o caso.
O processador é INTEL Pentium Dual CPU E2140 @ 1,60 GHz e o particionamento é o seguinte :

Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x07470747

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        5099    40957686    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            5100       10835    46074420   83  Linux
/dev/sda3           10836       17847    56323890   83  Linux
/dev/sda4           17848       17978     1052257+   5  Estendida
/dev/sda5           17848       17978     1052226   82  Linux swap / Solaris

sendo a partição /dev/sda2 a raiz e a partição /dev/sda3 a partição home.

Agradeço pela orientação.

Offline eltonplima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: "Boot" só com CD Live
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2008, 22:21 »
Podem ter acontecido N coisas para estar ocorrendo isso, e seu raciocínio de restaurar o grub está correto, e para ajudá-lo você dar uma olhada aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0/topicseen.html

Boa sorte!
Se precisar de algo mais é só avisar!

logaritmo

  • Visitante
Re: "Boot" só com CD Live
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2008, 23:05 »
Obrigado Eltonplima, mas já reinstalei o Grub a partir do CD Live, por 3 dos métodos indicados no seu link deste Forum, mas o problema continua. Aliás a tela do Grub aparece boa, qd comando "boot from de first hard disk". Vou tentar outras coisas, como usar o CD live do Kurumin, alterar a ordem de boot do micro pelo Setup, pra ver se funciona. também vou comprar um disquete pra fazer um disquete de boot, para maior segurança. Vou tentar também conseguir um texto completo de menu.lst para comparar com o meu. Se tiver alguma outra sugestão, agradeço.

logaritmo

  • Visitante
Re: "Boot" só com CD Live
« Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2008, 23:57 »
O problema realmente nada tinha a ver com o Grub, mas sim com o Setup do micro. Alterando o "Boot menu type" de normal para advance, o Grub do HD passou a ser acessado direto. Não entendi bem pq, já que aparentemente a ordem de prioridade dos dispositivos é quasi a mesma. Não estou habituado ao Setup da placa mãe da Intel, anteriormente sempre usei outras. também não entendo pq isso passou a acontecer a partir de um certo momento, já que utilizando e atualizando o sistema operacional não se pode atingir, acho, o Setup do micro. Ou pode  ? Mistérios a parte, o que me interessa é que o problema foi solucionado.